APP anuncia plano de ações para 2020
PROPMARK – 20/02/2020
Leonardo Araujo
A Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) anunciou esta semana uma série de ações para o ano de 2020.
Por meio de seu presidente, Ênio Vergeiro, a entidade divulgou que o foco principal será a Câmara Nacional de Arbitragem na Comunicação (CNAMEC).
“A Câmara está consolidada, madura. A APP tem essa legitimidade de fazer isso. O que é sentenciado na CNAMEC tem que ser cumprido. Se for à justiça, ela vai dizer ‘cumpra-se’”, explica o presidente ao se referir à Câmara que tem por objetivo solucionar, extrajudicialmente, controvérsias e litígios entre pessoas jurídicas de Direito Privado ou físicas, através de mecanismos de mediação, conciliação e arbitragem. “Temos 40 árbitros das principais associações”, revela Vergeiro.
Outro foco de 2020 será a Entidade Depositária de Criação da Propaganda, que tem como finalidade proteger a autoria de ideias publicitárias, como campanhas, peças, obras, temas e conceitos. Este serviço exclui a possibilidade dessas criações serem reproduzidas ou copiadas por terceiros sem autorização prévia do autor e proporciona às agências a proteção de suas campanhas, garantindo segurança e sigilo.
Além disso, o presidente quer retomar o caráter de comunidade da APP. “Qualquer um que está voltado para o mercado de comunicação é um membro da APP”, diz. Para efetivar isso, porém, o presidente da entidade pede para que os interessados em receber informações e novidades escrevam para membroapp@appbrasil.org.br. “Todos esses serviços são gratuitos, fazemos pelo propósito”, destaca.
“Nem todo o mercado sabe, mas aqui somos todos voluntários. Ninguém aqui tem ganhos. É tudo pelo propósito da Associação, que tem 82 anos”, pontua o executivo. “Mesmo com o mercado retraído, para nós não muda nada”, complementa.
Ênio também lembra que a APP era “o guarda-chuva de tudo”. “Aqui que nasceu o Grupo de Mídia, Cenp, Conar, entre outros. E já estão todos crescidinhos, já saíram de casa. Continuamos aqui sendo o que seria chamado hoje de incubadora”, exemplifica.
Segundo o presidente, a entidade deve lançar em março o aplicativo oficial.