Tire suas dúvidas sobre como cobrir as eleições 2024
O que é uma Ação de Impugnação de Registro de Candidatura? O fuso horário influencia a abertura e encerramento de votação nas seções durante as eleições? Quais as diferenças entre FEFC e Fundo Partidário?
Essas e outras perguntas estão respondidas no playbook “Como funciona o TSE para jornalistas”. A cartilha, criada em parceria pela Aner e Secretaria de comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), detalha o funcionamento do Tribunal durante o processo eleitoral.
O documento foi lançado pela ministra Cármen Lúcia no dia 6 de agosto, em cerimônia na sede do TSE. Na ocasião, a ministra lançou diversas iniciativas para a segurança das eleições, incluindo a campanha “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”, criada pela Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e 12 associações e instituições relacionadas ao jornalismo.
Playbook para jornalistas está no site do TSE
O playbook — assim nomeado porque pode incluir novas perguntas e respostas no decorrer do tempo — está disponível no site do TSE. A publicação mostra as principais decisões recentes do Tribunal que regulamentam aspectos específicos da legislação eleitoral.
Estão na publicação informações sobre fraude à cota de gênero, as regras para o uso de inteligência artificial e a proibição de conteúdos manipulados na propaganda eleitoral. Para auxiliar os profissionais de imprensa na cobertura das eleições, o documento também inclui as resoluções do Tribunal sobre o processo eleitoral.
Para eleitores, playbook destaca necessidade de atenção às fontes de informação
A preocupação sobre a verificação de fatos e informações é uma constante no playbook “Como Funciona o TSE para eleitores”, também criado em parceria entre a Aner e o TSE. A cartilha orienta os eleitores sobre o processo eleitoral e mostra como se deve checar as informações antes de passá-las adiante. Para isso, sugere a checagem na página Fato ou Boato?
Os principais serviços oferecidos pelo TSE aos eleitores também estão na cartilha. Na página 42 está a lista de alguns dos documentos que o tribunal pode oferecer, como a certidão de quitação, a certidão circunstanciada e o nada consta eleitoral. Na página 38, o playbook descreve como fazer para realizar a mudança de domicílio eleitoral.
A história sobre a urna eletrônica e seu funcionamento, testes de autenticidade também são descritos na cartilha.
Faça o download gratuito do playbook para eleitores clicando aqui.