Tire suas dúvidas sobre como cobrir as eleições 2024

Tire suas dúvidas sobre como cobrir as eleições 2024

26 de agosto de 2024
Última atualização: 26 de agosto de 2024
3min
Card em fundo azul mostra cards secundários com fundo branco que descrevem como acessar as cartilhas playbooks do TSE para jornalistas e eleitores
Cartilhas fazem parte do pacote de ações do TSE para fortalecer o processo e a segurança das eleições. Imagem: Divulgação Aner/Rosy Gonzalez
Márcia Miranda

O que é uma Ação de Impugnação de Registro de Candidatura? O fuso horário influencia a abertura e encerramento de votação nas seções durante as eleições? Quais as diferenças entre FEFC e Fundo Partidário?

Essas e outras perguntas estão respondidas no playbook “Como funciona o TSE para jornalistas”. A cartilha, criada em parceria pela Aner e Secretaria de comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), detalha o funcionamento do Tribunal durante o processo eleitoral.

O documento foi lançado pela ministra Cármen Lúcia no dia 6 de agosto, em cerimônia na sede do TSE. Na ocasião, a ministra lançou diversas iniciativas para a segurança das eleições, incluindo a campanha “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”, criada pela Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e 12 associações e instituições relacionadas ao jornalismo.

Playbook para jornalistas está no site do TSE

O playbook — assim nomeado porque pode incluir novas perguntas e respostas no decorrer do tempo — está disponível no site do TSE. A publicação mostra as principais decisões recentes do Tribunal que regulamentam aspectos específicos da legislação eleitoral.

Estão na publicação informações sobre fraude à cota de gênero, as regras para o uso de inteligência artificial e a proibição de conteúdos manipulados na propaganda eleitoral. Para auxiliar os profissionais de imprensa na cobertura das eleições, o documento também inclui as resoluções do Tribunal sobre o processo eleitoral.

Para eleitores, playbook destaca necessidade de atenção às fontes de informação

A preocupação sobre a verificação de fatos e informações é uma constante no playbook “Como Funciona o TSE para eleitores”, também criado em parceria entre a Aner e o TSE. A cartilha orienta os eleitores sobre o processo eleitoral e mostra como se deve checar as informações antes de passá-las adiante. Para isso, sugere a checagem na página Fato ou Boato?

Os principais serviços oferecidos pelo TSE aos eleitores também estão na cartilha. Na página 42 está a lista de alguns dos documentos que o tribunal pode oferecer, como a certidão de quitação, a certidão circunstanciada e o nada consta eleitoral. Na página 38, o playbook descreve como fazer para realizar a mudança de domicílio eleitoral.

A história sobre a urna eletrônica e seu funcionamento, testes de autenticidade também são descritos na cartilha.

Faça o download gratuito do playbook para eleitores clicando aqui.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.