Agências apostam em ferramentas para agilizar trabalhos

Agências apostam em ferramentas para agilizar trabalhos

31 de julho de 2019
Última atualização: 31 de julho de 2019
Helio Gama Neto

PROPMARK – 31/07/2019

LEONARDO ARAUJO

As agências brasileiras estão, constantemente, buscando meios de melhorar o serviço entregue. Seja na gestão de projetos, na interpretação dos dados, na organização de cronogramas, cada uma tem uma maneira de trabalhar em busca de um objetivo em comum: o sucesso do cliente/anunciante. Para isso, elas utilizam diversas ferramentas. PROPMARK perguntou a algumas delas quais são.

“Para Gestão Operacional, Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas eu indico o Skills como uma plataforma mais parruda e completa e o Trello como uma financeiramente viável. Ambas garantem uma organização e gestão dos projetos e atividades. Com um time bem treinado e a cultura organizacional da empresa bem estruturada, essas ferramentas são ótimas engrenagens parar garantir integração dos times de forma organizada”, explica Jaqueline Travaglin, diretora-geral de operações da Y&R.

Quando o assunto é conteúdo, Jaqueline menciona a Stilingue. “Nela é possível coletar, interpretar e resumir dados obtidos de fontes digitais diversas como sites, blogs e redes sociais em tempo real, a ferramenta é super fácil de usar”, explica. “Nela conseguimos cruzar dados sobre gênero, sentimento (positivo, negativo e neutro), dispositivo (mobile, desktop), termos relacionados, influenciadores, entre outros”, completa.

Em BI/Painéis de Controle, a recomendação da diretora da Y&R é a Power BI. “É uma ferramenta usada para a construção de painéis conectando dados de diversas fontes diferentes podendo customizar e modelar a visualização de maneiras diferentes. Nossa área de BI é a maior utilizadora dessa ferramenta hoje em dia”, revela.

A AlmapBBDO também utiliza diversos tipos de ferramentas, escolhidas dependendo do objetivo, é claro. Para Gestão de Projetos, por exemplo, os profissionais escolhem entre MS Project, Trello, Jira ou Basecamp, já para a comunicação entre os colaboradores, o Slack é a escolha. Já para gerir redes sociais, a agência opta por Spredfast, Sprinklr, Postgrain, Scup ou Stilingue. Até mesmo a produção de peças possui ferramentas que facilitam o trabalho. Para banners e vídeos: há a Flashtalking; Google Studio; Adylic; Milagro e Google Director Mix.

“Para cumprir entregas exponenciais, digitais ou multimeios, cada uma das ferramentas acima possui sua especialidade e complexidade técnica. Manter qualidade e agregar automação são diferenciais competitivos e indispensáveis. Mobilidade e custo-benefício são constantemente avaliados para decidirmos por uma ou outra ferramenta a ser utilizada no desenvolvimento de um projeto ou numa entrega de uma peça única. O desafio de budgets e prazos apertados só aumenta e estamos preparados para cumprir”, explica Rodrigo Falcão, diretor de produção digital da AlmapBBDO.

O diretor ressalta o perfil de beta-testers na produção digital da agência. “Somos descobridores e estudiosos incansáveis de ferramentas que proporcionam ganhos de agilidade de entrega e controle”, destaca.

Na BETC/Havas há diversas ferramentas proprietárias em uso, mas outras que também são utilizadas pela agência. Uma delas é o Microsoft Teams, conforme explica Letícia Costa, diretora de operações da empresa. “Utilizamos o chat do Teams para toda a nossa comunicação corporativa. Não apenas localmente, como com todas as agências do grupo no mundo. A profissional também menciona o Onedrive. “Assim como o Teams, utilizamos globalmente muitas ferramentas Microsoft. Com o Onedrive, compartilhamos arquivos sigilosos ou extremamente pesados, com toda segurança, entre o grupo e nossos clientes”, revela.

Já o Smartsheet é utilizado para gerir o fluxo de aprovação e a pauta de social junto ao cliente. “Assim como compartilhar em tempo real o cronograma de todos os nossos projetos”, comenta. Já o Stilingue, segundo Letícia, é utilizado para social listening, monitoring e gestão de SAC.

Sua colega de agência e VP de canais e engajamento, Carlinha Gagliardi também mencionou algumas das ferramentas mais utilizadas da empresa. Ela cita o Brand Index, que permite que o usuário avalie o desempenho de marcas conforme diferentes indicadores chaves para o desempenho – KPIs – para períodos de tempos distintos. A VP também comenta sobre o Digital Ad Insights, uma solução da Kantar Ibope que permite a análise competitiva da publicidade digital exibida em display, search, vídeos e apps, incluindo os criativos exibidos nestes formatos.

Além disso, a profissional menciona a Comscore, plataforma online que permite visualizar o ranking de portais e sites, simulação de planos de mídia, simulação de planos de OLV e informações de Mobile. Análises disponíveis por mercados e targets. Carlinha também cita a Global Web Index, que permite entender as interações conectadas com o público, combinando tecnologia de análise com pesquisa sobre o consumidor digital, quantifica alcance do público, identifica eventuais lacunas em estratégia de marketing digital e auxilia na descoberta do verdadeiro potencial de consumo.

O pessoal da agência Motim, em parceria com o a Ramper, plataforma de prospecção, também enviou algumas sugestões ao PROPMARK. Uma delas é a própria Ramper, que, segundo a própria empresa, ajuda a equipe comercial das agências a gerar mais leads qualificados com menos esforço. Ele permite criar listas segmentadas com base no perfil ideal de cliente a ser prospectado, automatiza as abordagens por meio de sequências de e-mails personalizados e alimenta o funil de vendas com oportunidades quentes (pode ser integrado às principais plataformas de CRM e marketing).

Eles também citam a RD Station, ferramenta para automação de marketing digital. “Ela possui funcionalidades para a agência atrair, converter e relacionar-se com seu público-alvo, além de contar com a possibilidade de analisar os resultados das ações e campanhas em relatórios unificados. Por meio das funcionalidades ‘otimização de página (SEO)’ e ‘painel de palavras-chave’, também é possível identificar o que é preciso modificar no site para melhorar cada vez mais sua posição nas ferramentas de busca. Assim como o Ramper, diversas agências usam para si, assim como nas estratégias de inbound marketing dos clientes”, analisam.

Já o Piperun é um software de CRM orientado para o aumento de performance do departamento comercial de empresas que atuam com vendas complexas e gestão de canais, como são os casos das agências. “Ele organiza o processo comercial de forma visual por meio do funil de vendas, mostrando todas as etapas e as atividades a serem executadas. Com o sistema também é possível cadastrar e-mails, ligações, propostas, documentos, etc. Além disso, oferece automatização de tarefas, como envio de propostas, e o fechamento de contratos ao disponibilizar a assinatura de documentos de forma eletrônica”, explicam.

E você, utiliza alguma ferramenta bacana em sua agência? Diga qual nos comentários.


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Helio Gama Neto