Saiba o que está rolando nas palestras do Acelerando Negócios Digitais

Saiba o que está rolando nas palestras do Acelerando Negócios Digitais

30 de março de 2023
Última atualização: 17 de agosto de 2023
5min
Márcia Miranda

30 de março de 2023

Card com fundo azul claro e letras em branco e azul convida para a palestra do Acelerando Negócios Digitais com David Grant
David Grant é o convidado para a próxima sessão do Acelerando Negócios Digitais. Imagem: Arte Rosy Gonzalez

Na próxima terça-feira, 4 de abril, o convidado do Acelerando negócios Digitais será David Grant. O tema da palestra para os inscritos no programa será Como as Organizações de Mídias podem se beneficiar do cálculo de Costumer Life-Time Value (CLV).

O Acelerando é um programa promovido pelo International Center for Journalists (ICFJ) em parceria com a Meta e o apoio de associações relacionadas ao mercado editorial jornalístico, como a Aner e a ANJ.

David Grant possui vasta experiência em gerenciamento de investimentos, treinamento e suporte para editores de notícias em todo o mundo, resultando em mais de US$ 100 milhões para editores que participaram das aceleradoras de mídia ao redor do mundo, financiadas pela Meta. Anteriormente, trabalhou no Monitor’s Passcode e foi repórter do Congresso nos Estados Unidos. Atualmente, trabalha junto do time da Blue Engine Collaborative como coach.

Para assistir a palestra, os inscritos devem clicar no link enviado pelo ICFJ, por email. Os encontros acontecem sempre às terças-feiras, a partir das 15h. Quem tem dúvidas, pode enviar um email para Thayane Guimarães, consultora de programas do ICFJ, em tguimaraes@icfj.org.

Nos últimos encontros, Jon Laurence e Jennifer Brandel

Jon Laurence

Jon Laurence, palestrante do dia 21 de março, foi convidado para falar sobre novas plataformas e formatos de mídia. Ele fez uma abordagem bastante completa sobre a evolução das redes sociais, mostrando as características e usos das redes no início de sua criação.

Supervisor de produção executiva para a AJ+, Jon lidera a redação da plataforma digital da AL Jazeera focada em millennials. Em sua rotina diária, ele supervisiona a produção de notícias e conteúdo em formatos mais longos.

“O Twitter era uma plataforma para texto. O Instagram, para fotos e o Facebook era um aplicativo focado em postagens. Em 2011 o Snapchat foi fundado. Já o YouTube é uma das plataformas mais maduras. Existe desde 2005. Mas naquela época, pouquíssimas pessoas pensavam em criar estratégias em torno dessas redes”, recorda. “Quando foi criado, o YouTube era basicamente o que o TikTok é agora”, compara.

Jon Laurence também fez uma comparação sobre os serviços de streaming, destacando que na época havia pouco conteúdo original. O especialista destacou as mudanças dos últimos 12 anos e apontou a pandemia como uma das causas do crescimento destes serviços.

Jennifer Brandel

Jennifer Brandel foi a convidada da última palestra do Acelerando Negócios Digitais, no dia 28. A CEO e fundadora da Hearken deixou dicas valiosas para os inscritos sobre o tema Abordagens de Mídia centradas no Público.

Em um dos pontos do bate-papo, Jennifer comparou a edição de conteúdo ao trabalho de um chef de cozinha que precisa preparar uma refeição para mil pessoas e não sabe quais são as suas necessidades alimentares.

“Algumas pessoas podem ser vegetarianas. Algumas pessoas podem estar em uma dieta especial, ou ter uma alergia, ou só ser capaz de comer certas coisas. Como você criaria um menu para alimentar as pessoas e atender suas necessidades sem fazer um orçamento extremamente caro?”, provocou, estimulando os participantes a pensarem.

Em seguida, ela alertou sobre a importância de os jornalistas entenderem que o público não pode mais ser excluído deste processo. Em vez de redações ágeis que produzem conteúdo para colocar em um container e entregar em forma de TV, rádio, impresso ou mesmo digital, a era da informação exige que a informação seja aquela que é certa para o leitor.

“As redações estão tentando recuperar o atraso agora, e em vez de serem otimizadas para a velocidade e para a eficiência, para a distribuição, elas precisam ser otimizadas para realmente ouvir o leitor”, alertou.

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Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.