Saiba o que está rolando nas palestras do Acelerando Negócios Digitais
30 de março de 2023
Na próxima terça-feira, 4 de abril, o convidado do Acelerando negócios Digitais será David Grant. O tema da palestra para os inscritos no programa será Como as Organizações de Mídias podem se beneficiar do cálculo de Costumer Life-Time Value (CLV).
O Acelerando é um programa promovido pelo International Center for Journalists (ICFJ) em parceria com a Meta e o apoio de associações relacionadas ao mercado editorial jornalístico, como a Aner e a ANJ.
David Grant possui vasta experiência em gerenciamento de investimentos, treinamento e suporte para editores de notícias em todo o mundo, resultando em mais de US$ 100 milhões para editores que participaram das aceleradoras de mídia ao redor do mundo, financiadas pela Meta. Anteriormente, trabalhou no Monitor’s Passcode e foi repórter do Congresso nos Estados Unidos. Atualmente, trabalha junto do time da Blue Engine Collaborative como coach.
Para assistir a palestra, os inscritos devem clicar no link enviado pelo ICFJ, por email. Os encontros acontecem sempre às terças-feiras, a partir das 15h. Quem tem dúvidas, pode enviar um email para Thayane Guimarães, consultora de programas do ICFJ, em tguimaraes@icfj.org.
Nos últimos encontros, Jon Laurence e Jennifer Brandel
Jon Laurence, palestrante do dia 21 de março, foi convidado para falar sobre novas plataformas e formatos de mídia. Ele fez uma abordagem bastante completa sobre a evolução das redes sociais, mostrando as características e usos das redes no início de sua criação.
Supervisor de produção executiva para a AJ+, Jon lidera a redação da plataforma digital da AL Jazeera focada em millennials. Em sua rotina diária, ele supervisiona a produção de notícias e conteúdo em formatos mais longos.
“O Twitter era uma plataforma para texto. O Instagram, para fotos e o Facebook era um aplicativo focado em postagens. Em 2011 o Snapchat foi fundado. Já o YouTube é uma das plataformas mais maduras. Existe desde 2005. Mas naquela época, pouquíssimas pessoas pensavam em criar estratégias em torno dessas redes”, recorda. “Quando foi criado, o YouTube era basicamente o que o TikTok é agora”, compara.
Jon Laurence também fez uma comparação sobre os serviços de streaming, destacando que na época havia pouco conteúdo original. O especialista destacou as mudanças dos últimos 12 anos e apontou a pandemia como uma das causas do crescimento destes serviços.
Jennifer Brandel foi a convidada da última palestra do Acelerando Negócios Digitais, no dia 28. A CEO e fundadora da Hearken deixou dicas valiosas para os inscritos sobre o tema Abordagens de Mídia centradas no Público.
Em um dos pontos do bate-papo, Jennifer comparou a edição de conteúdo ao trabalho de um chef de cozinha que precisa preparar uma refeição para mil pessoas e não sabe quais são as suas necessidades alimentares.
“Algumas pessoas podem ser vegetarianas. Algumas pessoas podem estar em uma dieta especial, ou ter uma alergia, ou só ser capaz de comer certas coisas. Como você criaria um menu para alimentar as pessoas e atender suas necessidades sem fazer um orçamento extremamente caro?”, provocou, estimulando os participantes a pensarem.
Em seguida, ela alertou sobre a importância de os jornalistas entenderem que o público não pode mais ser excluído deste processo. Em vez de redações ágeis que produzem conteúdo para colocar em um container e entregar em forma de TV, rádio, impresso ou mesmo digital, a era da informação exige que a informação seja aquela que é certa para o leitor.
“As redações estão tentando recuperar o atraso agora, e em vez de serem otimizadas para a velocidade e para a eficiência, para a distribuição, elas precisam ser otimizadas para realmente ouvir o leitor”, alertou.
Participe e atualize-se!
Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.
Clique aqui para saber como se associar
Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado, como o Insper e a ComSchool.
Acompanhe nossas redes sociais para ficar em dia com as novidades e assine a nossa newsletter. Clique aqui e saiba como.
Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.