100fronteiras lança livro sobre Santos Dumont nas Cataratas do Iguaçu
O Instituto 100fronteiras, associado à Aner, está lançando um livro que mostra o aviador Santos Dumont como articulador pan-americano e impulsionador do turismo nas Cataratas do Iguaçu. O livro, escrito pelo doutor em História pela USP e professor da UNILA, Micael Alvino da Silva, é uma realização da EDUNILA e do Instituto 100fronteiras, com o patrocínio de Itaipu Binacional e do Fundo Iguaçu, e conta com o apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e do Parque Nacional do Iguaçu.
O lançamento do livro Santos Dumont nas Cataratas: ‘pretendo mesmo escrever um livro sobre o Iguaçu’ será na quinta-feira, dia 26 de outubro, às 19 horas, na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
Livro mostra Santos Dumont como homem preocupado em criar um parque na região das Cataratas
“Em 1916, Santos Dumont era um homem muito ocupado. Ele estava envolvido na mais alta discussão sobre aviação. Ele estava colocando em prática um plano: queria fazer circular 10 mil aviões dos EUA para a América do Sul, para transportar pessoas e mercadorias. Por isso, foi ao Chile”, explica o autor. “Aquele foi um ano intenso. Por que desviar 20 dias e passar por Iguaçu? Mais do que a motivação, a ação de Dumont sintetizou três ideias: a comparação com Niagara Falls – existente desde 1780; a criação de um Parque Nacional – existente desde 1870; e a de aproveitar o turismo como desenvolvimento regional”, detalha.
O livro foi feito a partir de uma pesquisa histórica em fontes locais e internacionais. Sendo assim, mostra que até hoje ainda lidamos com o mesmo ‘problema’ que Santos Dumont enfrentou: o uso compartilhado do espaço público em torno das Cataratas.
Pesquisa da revista revelou a passagem do aviador por Foz do Iguaçu
“Nosso apoio faz parte de um objetivo muito nobre do Instituto 100fronteiras de integrar a região da Tríplice Fronteira. E é por meio de projetos culturais como esse livro que buscamos contribuir com a cultura e a sensação de pertencimento da nossa comunidade. Santos Dumont é uma figura mundial, um brasileiro reconhecido por suas invenções e genialidade em todo o mundo, e ele teve uma passagem muito importante por Foz do Iguaçu”, explica Denys Grellmann, presidente do Instituto 100fronteiras.
O livro também complementa o trabalho da Revista 100fronteiras que fez um trabalho de pesquisa histórica, em 2009, e conseguiu comprovar a passagem do aviador pela região.
“E agora, com a produção do livro ‘Santos Dumont nas Cataratas’, nós estamos realizando um sonho e, ao mesmo tempo, enaltecendo a figura de Dumont, neste ano em que ele completa 150 anos de nascimento. O nosso objetivo, como Instituto, é colocar Santos Dumont nas Cataratas do Iguaçu na biografia mundial do inventor”, destacou.
Participe e atualize-se!
Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, junte-se a nós! Participe das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.
Clique aqui para saber como se associar
Queremos ouvir a sua opinião. Participe dos debates e una-se a outros publishers e parceiros de negócios, com instituições nacionais e globais. São cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Além disso, há a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado.