Google PAD: como se preparar para o fim dos cookies de terceiros?
A primeira sessão do Programa de Aprimoramento Digital do Google (Google PAD) aconteceu nesta quarta-feira, dia 27 de março, com a participação de Natalia Mazotte (gerente de parcerias com o ecossistema de notícias do Google no Brasil), Bel Curado (gerente de parcerias do time de privacidade do Google), Laís dos Santos (gerente de iniciativas do Laboratório de Fundamentos GNI), e Thiago Diogo, líder técnico do time do Google. O tema é foco de todos os publishers na atualidade: como se preparar para o fim dos cookies de terceiros?
“O principal foco da iniciativa (de fim dos cookies de terceiros) é reduzir o rastreamento invasivo enquanto o usuário navega de site a site. Eu trabalho com todo o ecossistema brasileiro, ajudando nessa parte de educação e negócios nas parcerias e o Thiago tem um olhar mais técnico para a iniciativa, apoiando nas integrações”, apresentou-se Bel Curado.
O Google PAD envolve uma série de workshops para a indústria de notícias brasileira, uma parceria do Google News Initiative (GNI) com a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação de Jornalismo Digital (Ajor). Saiba mais sobre o programa aqui.
Desabilitação dos cookies já começou
O Chrome desabilitou os cookies de terceiros para 1% da sua base de usuários em 4 de janeiro de 2024. O fim dos cookies de terceiros já vinha sendo anunciado pela empresa, para restringir a invasão aos dados dos usuários, cumprindo determinações de legislação de privacidade em diversos países.
Apesar disso, um estudo do Digiday revelou que:
- apenas 9% dos publishers estão preparados para seguir adiante depois dessa mudança
- 73% dos publishers têm um plano parcial para enfrentar o fim dos cookies
- 11% não têm qualquer plano para a nova realidade
No treinamento, os publishers puderam entender como o fim do suporte a cookies de terceiros pode impactar negócios de notícias.
“Pouca gente sabe mas os cookies de terceiros também são utilizados para manter os usuários logados dentro do site. Eles são utilizados para uma grande variedade de ações. Mas eles não foram projetados com o tema privacidade em mente. E a expectativa do usuário em relação à privacidade mudou muito nos últimos anos”, alertou Bel.
PSAT: Nova ferramenta para diagnóstico de cookies nos sites
Durante o primeiro encontro do Google PAD, os publishers conheceram algumas das melhores práticas para enfrentar o fim dos cookies de terceiros e aprenderam a gerar um diagnóstico do site, utilizando a ferramenta PSAT.
“A Privacy Sandbox Analysis Tool (PSAT) é uma extensão recém-lançada que pode ajudar a entender o uso de cookies dentro do site”, explicou Bel.
Segundo a especialista, a Privacy Sandbox é um conjunto de aplicativos (APIs) construída de maneira colaborativa e open source com o sistema, que permitem que o navegador assuma uma nova função, protegendo a navegação do usuário.
“O primeiro passo para um site se preparar para o fim dos cookies de terceiros é entender como os cookies de terceiros são utilizados no site: se eles são utilizados para a área de publicidade e mas também para outras jornadas do leitor. Então, esse passo da auditoria é crucial”
Bel Curado
Inscrições para a próxima aula do Google PAD já estão abertas
A próxima aula do Google PAD será no dia 24 de abril, às 9h (de Brasília), e terá como tema “Como aumentar audiência e engajamento com a Busca do Google”. As inscrições já estão abertas no site da iniciativa.
O programa é voltado a profissionais que atuam nas áreas relacionadas ao negócio (comercial,
produto, mercado leitor, etc) de organizações jornalísticas pequenas e médias. Para se inscrever,
acesse o site do PAD e preencha o formulário.
Participe e atualize-se!
Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, junte-se a nós! Participe das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.
Clique aqui para saber como se associar
Queremos ouvir a sua opinião. Participe dos debates e una-se a outros publishers e parceiros de negócios, com instituições nacionais e globais.