No CCS do Congresso, Patricia Blanco cita a campanha da Aner e a do Instituto Palavra Aberta
O Conselho de Comunicação Social (CCS) do Congresso Nacional, reuniu-se nesta segunda-feira, dia 7 de outubro, para a sua 9ª reunião ordinária. No encontro, a presidente Patricia Blanco citou as campanhas desenvolvidas pela Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e pelo Instituto Palavra Aberta no sentido de combater a mentira no período eleitoral.
“A Aner liderou uma campanha de combate à desinformação, inclusive regional, uma campanha que surtiu muito efeito colocando mensagens regionalizadas para alertar a população sobre o risco de cair em desinformação, em repassar conteúdos desinformativos”, disse. Em seguida, referiu-se ao presidente da Aner, Rafael Soriano, que é conselheiro do CCS.
“Então, quero saudar novamente a iniciativa das entidades, aqui na pessoa do Conselheiro Rafael, que representa a Aner, e também gostaria de estender a saudação a todo o povo que foi às urnas e votou em prol da nossa democracia”.
Campanha contra desinformação com linguagem regional
O trabalho desenvolvido pela Aner contou com a supervisão da ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE e das equipes de comunicação do Tribunal. As frases foram desenvolvidas em parceria com outras 11 instituições relacionadas ao jornalismo e ganhou o apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA). O lançamento foi realizado durante cerimônia na sede do TSE, em Brasília, no dia 6 de agosto.
Com lema jornalismo é confiável, fala nossa língua protege da desinformação e fortalece a democracia, a campanha foi divulgada nas redes sociais, para colaborar com o combate à desinformação e de todas as formas de mentiras, durante o período eleitoral.
Compartilhe conhecimento! Faça parte da Aner
“É Fake News? Não acredite em tudo o que você vê na internet”
A campanha do Instituto Palavra Aberta utiliza um boneco ventríloquo para chamar a atenção sobre o comportamento de reproduzir informações não confirmadas. O objetivo da ação é engajar a sociedade na verificação de conteúdos políticos antes de repassá-los.
A campanha conta com um vídeo e peças estáticas, criadas pela agência Skwat, e faz parte do projeto #FakeToFora – Quem Vota Se Informa, desenvolvido pelo instituto por meio do programa de educação midiática EducaMídia, com apoio de diversas instituições e organizações da sociedade civil.
Patrícia Blanco também destacou o empenho do Tribunal Superior eleitoral (TSE) no combate às mentiras e citou especialmente a participação ativa da ministra na divulgação das eleições:
“Queria saudar a Presidente da Corte, Ministra Cármen Lúcia, que, ao longo desse período, teve uma atitude de extrema transparência com a imprensa, participou de inúmeros debates, de inúmeros programas de TV, de rádio; não se negou em nenhum momento a atender a imprensa em todas as demandas.”