No CCS do Congresso, Patricia Blanco cita a campanha da Aner e a do Instituto Palavra Aberta

No CCS do Congresso, Patricia Blanco cita a campanha da Aner e a do Instituto Palavra Aberta

7 de outubro de 2024
Última atualização: 7 de outubro de 2024
3min
Patricia Blanco, mulher branca de cabelos castanhos aparece em foto de meio corpo sentada em auditório do Congresso Nacional falando ao microfone em reunião do CCS e falando sobre a campanha da Aner
Patrícia Blanco sitou as campanhas contra desinformação desenvolvidas pela Aner e Instituto Palavra Aberta. Foto: Reprodução TV Senado
Márcia Miranda

O Conselho de Comunicação Social (CCS) do Congresso Nacional, reuniu-se nesta segunda-feira, dia 7 de outubro, para a sua 9ª reunião ordinária. No encontro, a presidente Patricia Blanco citou as campanhas desenvolvidas pela Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e pelo Instituto Palavra Aberta no sentido de combater a mentira no período eleitoral.

“A Aner liderou uma campanha de combate à desinformação, inclusive regional, uma campanha que surtiu muito efeito colocando mensagens regionalizadas para alertar a população sobre o risco de cair em desinformação, em repassar conteúdos desinformativos”, disse. Em seguida, referiu-se ao presidente da Aner, Rafael Soriano, que é conselheiro do CCS.

“Então, quero saudar novamente a iniciativa das entidades, aqui na pessoa do Conselheiro Rafael, que representa a Aner, e também gostaria de estender a saudação a todo o povo que foi às urnas e votou em prol da nossa democracia”.

Campanha contra desinformação com linguagem regional

O trabalho desenvolvido pela Aner contou com a supervisão da ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE e das equipes de comunicação do Tribunal. As frases foram desenvolvidas em parceria com outras 11 instituições relacionadas ao jornalismo e ganhou o apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA). O lançamento foi realizado durante cerimônia na sede do TSE, em Brasília, no dia 6 de agosto.

Com lema jornalismo é confiável, fala nossa língua protege da desinformação e fortalece a democracia, a campanha foi divulgada nas redes sociais, para colaborar com o combate à desinformação e de todas as formas de mentiras, durante o período eleitoral.

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“É Fake News? Não acredite em tudo o que você vê na internet”

A campanha do Instituto Palavra Aberta utiliza um boneco ventríloquo para chamar a atenção sobre o comportamento de reproduzir informações não confirmadas. O objetivo da ação é engajar a sociedade na verificação de conteúdos políticos antes de repassá-los.

A campanha conta com um vídeo e peças estáticas, criadas pela agência Skwat, e faz parte do projeto #FakeToFora – Quem Vota Se Informa, desenvolvido pelo instituto por meio do programa de educação midiática EducaMídia, com apoio de diversas instituições e organizações da sociedade civil.

Patrícia Blanco também destacou o empenho do Tribunal Superior eleitoral (TSE) no combate às mentiras e citou especialmente a participação ativa da ministra na divulgação das eleições:

“Queria saudar a Presidente da Corte, Ministra Cármen Lúcia, que, ao longo desse período, teve uma atitude de extrema transparência com a imprensa, participou de inúmeros debates, de inúmeros programas de TV, de rádio; não se negou em nenhum momento a atender a imprensa em todas as demandas.”

Veja a citação durante a sessão aqui

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.