Inéditos, manuais de checagem reforçam a linguagem regional como instrumento do letramento midiático

Inéditos, manuais de checagem reforçam a linguagem regional como instrumento do letramento midiático

9 de setembro de 2024
Última atualização: 9 de setembro de 2024
5min
Banner em fundo degradê azul mostra capas dos manuais de checagem do Coar notícias
Os manuais de checagem do coar Notícias usam linguagem regional para ensinar como verificar notícias
Márcia Miranda

Ela já pensava em desistir e abandonar tudo quando recebeu inspiração divina para seguir adiante. “Uma ideia de Deus” é assim que Marta Alencar,  doutoranda em Ciências da Comunicação e fundadora da COAR Notícias, fala sobre os manuais de checagem com a identidade de cada região do país.

Manual de checagem Coar Região Nordeste

“Jamais imaginei que em cinco dias de produção, edição e finalização, o projeto teria tanto sucesso. Alcançou lugares, principalmente redações locais e escolas. Diversos professores e jornalistas pediram o Manual tanto na versão impressa como na versão digital. Eu estou muito feliz com o resultado”, narrou.

Tudo começou em fevereiro de 2024, quando por falta de recursos, Marta Alencar, pensou em desistir do veículo que já liderava há quatro anos no Nordeste. O material é a primeira iniciativa de fact-checking que atua com letramento midiático por meio da linguagem regional em desertos informativos. Original, criativo, único e necessários, os manuais estão, aos poucos, se espalhando pelas cidades.

“Eu estava questionando para Deus como poderia dar continuidade à iniciativa. E Ele propôs: ‘Faça manuais regionais’. Eu ainda hesitei, mas decidi seguir o conselho divino. Em menos de cinco dias, o “Arriégua, ói as fake news: Manual de Checagem Nordestina” foi lançado e repercutiu em todo o Brasil”, conta.

Os manuais de checagem projetaram o trabalho de Marta. A qualidade do material levou a jornalista a ser convidada pela Aner e Comprova a participar ativamente da campanha contra as mentiras em parceria com o TSE e 12 instituições de comunicação e jornalismo do Brasil.

Manual de checagem Coar Região Norte
Manual de checagem Coar Região Centro Oeste

Compartilhe conhecimento! Faça parte da Aner!

Manuais de checagem ganharam reconhecimento do Instituto Vladimir Herzog

Esse Manual é reconhecido como o primeiro de letramento midiático com linguagem regional no país, também com colaboração na escrita do doutorando em comunicação, Thiago Silva, e diagramação do mestrando em Comunicação, Jhonattan Oliveira e revisão da mestra em Comunicação, Ohana Luize. O Manual ganhou reconhecimento até mesmo do Instituto Vladimir Herzog, uma das maiores referências do jornalismo no Brasil.

Após quinze dias, a COAR Notícias também lançou o “Ê caroço as Fake news: Manual de Checagem Nortista”, escrito por Marta Alencar e Thiago Silva, com revisão de Daniela Souza do Portão Assobiar e ilustração de Idayane Ferreira e também diagramação de Jhonattan Oliveira. O Manual fez um tremendo sucesso no Norte do país, sendo até mesmo citado e recomendado pelo Instituto Chico Mendes.

Manuais já têm mais de mil downloads e agora seguem para escolas

Marta Alencar, do Coar Notícias

Em agosto deste ano, a COAR Notícias lançou o “Agora quãndo!? A mentira! Manual de Checagem do Centro-Oeste”. Este material escrito por Marta Alencar, com apoio e revisão dos professores Amanda Nolêto e Christiano Neves Cardoso Neto; jornalistas Adriana Mendes e Sônia Zaramella (Eh Fonte); estudantes Rian Sousa Oliveira Bispo; Séfora Cristina Zambrini Machado; Victor Hugo Moreira do Nascimento. Além das Ilustrações de Idayane Ferreira e diagramação de Jhonnatan Oliveira.

Com mais de mil downloads, os manuais de checagem estão sendo impressos e levados para centenas de estudantes espalhados em cinco escolas de quatro estados nordestinos: Alagoas, Maranhão, Paraíba e Piauí.

“Por meio de doações e do carinho das pessoas com a COAR Notícias temos distribuído os manuais impressos nas escolas. Eu chorei de alegria quando os manuais chegaram nas primeiras escolas, eu realmente senti que a nossa missão é maior, mesmo com as adversidades que lidamos. Esses manuais, que Deus me disse pra fazer lá em fevereiro deste ano, são o reflexo de que a educação é a maior ferramenta no combate à desinformação local e regional”.

Em breve, a COAR lançará mais dois manuais voltados o Sul e Sudeste do país.

Conheça e baixe os Manuais da COAR Notícias clicando aqui.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.