Inéditos, manuais de checagem reforçam a linguagem regional como instrumento do letramento midiático
Ela já pensava em desistir e abandonar tudo quando recebeu inspiração divina para seguir adiante. “Uma ideia de Deus” é assim que Marta Alencar, doutoranda em Ciências da Comunicação e fundadora da COAR Notícias, fala sobre os manuais de checagem com a identidade de cada região do país.
“Jamais imaginei que em cinco dias de produção, edição e finalização, o projeto teria tanto sucesso. Alcançou lugares, principalmente redações locais e escolas. Diversos professores e jornalistas pediram o Manual tanto na versão impressa como na versão digital. Eu estou muito feliz com o resultado”, narrou.
Tudo começou em fevereiro de 2024, quando por falta de recursos, Marta Alencar, pensou em desistir do veículo que já liderava há quatro anos no Nordeste. O material é a primeira iniciativa de fact-checking que atua com letramento midiático por meio da linguagem regional em desertos informativos. Original, criativo, único e necessários, os manuais estão, aos poucos, se espalhando pelas cidades.
“Eu estava questionando para Deus como poderia dar continuidade à iniciativa. E Ele propôs: ‘Faça manuais regionais’. Eu ainda hesitei, mas decidi seguir o conselho divino. Em menos de cinco dias, o “Arriégua, ói as fake news: Manual de Checagem Nordestina” foi lançado e repercutiu em todo o Brasil”, conta.
Os manuais de checagem projetaram o trabalho de Marta. A qualidade do material levou a jornalista a ser convidada pela Aner e Comprova a participar ativamente da campanha contra as mentiras em parceria com o TSE e 12 instituições de comunicação e jornalismo do Brasil.
Compartilhe conhecimento! Faça parte da Aner!
Manuais de checagem ganharam reconhecimento do Instituto Vladimir Herzog
Esse Manual é reconhecido como o primeiro de letramento midiático com linguagem regional no país, também com colaboração na escrita do doutorando em comunicação, Thiago Silva, e diagramação do mestrando em Comunicação, Jhonattan Oliveira e revisão da mestra em Comunicação, Ohana Luize. O Manual ganhou reconhecimento até mesmo do Instituto Vladimir Herzog, uma das maiores referências do jornalismo no Brasil.
Após quinze dias, a COAR Notícias também lançou o “Ê caroço as Fake news: Manual de Checagem Nortista”, escrito por Marta Alencar e Thiago Silva, com revisão de Daniela Souza do Portão Assobiar e ilustração de Idayane Ferreira e também diagramação de Jhonattan Oliveira. O Manual fez um tremendo sucesso no Norte do país, sendo até mesmo citado e recomendado pelo Instituto Chico Mendes.
Manuais já têm mais de mil downloads e agora seguem para escolas
Em agosto deste ano, a COAR Notícias lançou o “Agora quãndo!? A mentira! Manual de Checagem do Centro-Oeste”. Este material escrito por Marta Alencar, com apoio e revisão dos professores Amanda Nolêto e Christiano Neves Cardoso Neto; jornalistas Adriana Mendes e Sônia Zaramella (Eh Fonte); estudantes Rian Sousa Oliveira Bispo; Séfora Cristina Zambrini Machado; Victor Hugo Moreira do Nascimento. Além das Ilustrações de Idayane Ferreira e diagramação de Jhonnatan Oliveira.
Com mais de mil downloads, os manuais de checagem estão sendo impressos e levados para centenas de estudantes espalhados em cinco escolas de quatro estados nordestinos: Alagoas, Maranhão, Paraíba e Piauí.
“Por meio de doações e do carinho das pessoas com a COAR Notícias temos distribuído os manuais impressos nas escolas. Eu chorei de alegria quando os manuais chegaram nas primeiras escolas, eu realmente senti que a nossa missão é maior, mesmo com as adversidades que lidamos. Esses manuais, que Deus me disse pra fazer lá em fevereiro deste ano, são o reflexo de que a educação é a maior ferramenta no combate à desinformação local e regional”.
Em breve, a COAR lançará mais dois manuais voltados o Sul e Sudeste do país.
Conheça e baixe os Manuais da COAR Notícias clicando aqui.