Conheça as dicas do Google sobre ferramentas de monetização

Conheça as dicas do Google sobre ferramentas de monetização

26 de setembro de 2025
Última atualização: 26 de setembro de 2025
5min
Ricardo Fiorotto ferramentas de monetização Café com Aner intensivo Google
Ricardo Fiorotto, do Google, tirou dúvidas dos editores sobre ferramentas de monetização. Imagem: Reprodução Café com Aner
Márcia Miranda

Ricardo Fiorotto, responsável no Google pela estratégia e relacionamento com os principais parceiros de notícias regionais e associações de revistas no Brasil, encerrou a série de Café com Aner Intensivo Google com dicas sobre ferramentas de monetização. O especialistas conversou com editores e tirou dúvidas sobre “Assine com o Google”, “OfferWall” e “AdSense/Ad Manager”, deu dicas sobre paywalls e convidou publishers e jornalistas a participarem dos laboratórios oferecidos pelo Google.

O Café com Aner é um encontro gratuito, aberto à participação de todos, promovido sempre às terças-feiras pela Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner), para networking e troca de aprendizado sobre temas do mercado editorial jornalístico.

Este foi o quarto encontro da série Café com Aner Intensivo com o Google. Os outros episódios dos encontros falaram sobre ferramentas de Inteligência Artificial, como o Gemini e o Notebook LM e sobre Cultura de Dados, destacando as opções do Google para aumentar a captura de dados primários e colaborar com publishers no engajamento e monetização. Todos os episódios estão disponíveis no Canal do YouTube Anerbr.

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Veja as principais dicas de Ricardo Fiorotto sobre as ferramentas de monetização

  1. Escolha da ferramenta conforme a estratégia do portal
    Ricardo enfatizou que a escolha das ferramentas de monetização, como o “Assine com o Google”, “OfferWall” e “AdSense/Ad Manager”, deve ser feita com base na estratégia editorial, no tipo de conteúdo (aberto, paywall híbrido ou fechado), na base de dados de usuários e na capacidade técnica da equipe. Por exemplo, para sites com conteúdo totalmente aberto e apoio técnico limitado, a recomendação é usar ferramentas mais simples como a versão padrão do “Assine com o Google”. Para portais maiores com dados completos do usuário e time dedicado, a versão enterprise é indicada.
  2. Importância dos dados dos usuários
    A captura e uso de dados dos usuários é fundamental para entender o comportamento do público e acelerar a monetização, seja por publicidade, assinaturas ou doação. Ferramentas que facilitam a captura de dados e o engajamento, como pesquisas interativas e ofertas personalizadas, são recomendadas.
  3. Evite sobrecarga de plugins para o usuário
    Ricardo alertou que usar várias opções simultâneas como paywall, offerwall e assinaturas pode confundir ou cansar o usuário, sugerindo que as ferramentas sejam usadas de forma segmentada e estratégica, aparecendo em locais e momentos específicos conforme o tipo de conteúdo.
  4. Engajamento é base para crescimento e monetização
    Ele destacou que além de buscar novos usuários, é muito importante trabalhar o engajamento e a retenção da audiência existente. Sites saudáveis geralmente possuem cerca de 20% da audiência muito engajada, que gera a maior parte do consumo. Engajamento significa maior autoridade, maior audiência qualificada e melhores resultados financeiros.
  5. Implementação técnica e apoio da equipe
    O apoio técnico adequado é importante para o sucesso da implantação das ferramentas. Alguns recursos mais avançados exigem equipe dedicada e conhecimento técnico para garantir uma implementação eficiente e o funcionamento conforme o esperado.
  6. Use pesquisa e call to action para engajamento e inteligência de mercado
    Além de monetização direta, as ferramentas permitem fazer pesquisas editoriais e de publicidade para coletar informações importantes dos leitores e anunciantes, enriquecendo o conhecimento sobre o público e abrindo novas oportunidades comerciais.
  7. Cuidado com o paywall rigoroso
    Ricardo alertou que paywalls fechados podem afastar usuários que não estão prontos para assinar, levando à perda de audiência e receita publicitária. Para isso, a estratégia precisa ser robusta, focada no momento adequado e com base no conhecimento dos usuários.
  8. Ferramentas são compatíveis com diversos CMS e plataformas
    Ele destacou que as ferramentas são compatíveis com diversos sistemas de gerenciamento de conteúdo, incluindo WordPress, o que facilita sua adoção independentemente da tecnologia utilizada pela publicação.
  9. Separe assinatura e doação
    Quanto à coexistência de assinatura e doação, Ricardo recomendou que, por questões técnicas e de clareza para o usuário, esses modelos geralmente não devem ser usados simultaneamente para o mesmo público, para evitar confusão.
  10. Laboratórios de treinamento
    Ricardo mencionou a intenção de organizar laboratórios para tirar dúvidas e ajudar as equipes a implementarem melhor as ferramentas, indicando que participar desses treinamentos é uma boa oportunidade para esclarecer dificuldades.

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Este texto foi criado com apoio do Notebook LM e aprimoramento de prompts pelo Gemini.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.