Como usar as ferramentas de IA do Google para jornalismo?

Como usar as ferramentas de IA do Google para jornalismo?

28 de agosto de 2025
Última atualização: 1 de setembro de 2025
3min
Card sobre o Café com Aner especial ferramentas de IA do Google para jornalismo com Ricardo Fiorotto
A série de quatro encontros sobre ferramentas de IA do Google para jornalismo começa na terça, 2 de setembro. Imagem: Arte Aner/Rosy Gonzalez
Márcia Miranda

Se você quer aprender como usar as ferramentas de IA do Google para jornalismo não pode perder os próximos quatro Café com Aner. O encontro já tradicional de editores de revistas convidou Ricardo Fiorotto para quatro bate-papos, em setembro, sobre Gemini para jornalismo, Notebook LM, Cultura de Dados e Monetização do usuário e Maximização de Receita. Fiorotto [e responsável no Google pela estratégia e relacionamento com os principais parceiros de notícias regionais e associações de revistas no Brasil.

O primeiro Café será na terça-feira, 2 de setembro. Mas atenção! O horário é diferenciado! O encontro pelo Google Meet para os quatro Cafés será 16h.

O Café com Aner é um encontro gratuito, aberto à participação de todos, promovido sempre às terças-feiras pela Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner), para networking e troca de aprendizado sobre temas do mercado editorial jornalístico.

Confira a agenda de encontros especiais sobre ferramentas de IA do Google para jornalismo

Ricardo Fiorotto é profissional de comunicação com uma carreira que transita entre o técnico e o conceitual, com vasta experiência em design, estratégia digital e inovação. Após liderar equipes criativas e de estratégia em grandes empresas de mídia como Editora Globo, hoje atua em Parcerias Estratégicas no Google.

Sua missão é impulsionar a indústria de notícias no Brasil, conectando parceiros a ferramentas de ponta, com foco especial em Inteligência Artificial, dados e produtividade. Entusiasta do conhecimento compartilhado, também atua como facilitador de treinamentos sobre as novas fronteiras do mercado digital.

O ciclo de encontros sobre ferramentas de IA para jornalismo começa com o Gemini. Veja os temas dos demais encontros:

02/09 – 16h – Gemini para jornalismo

Desbloqueie todo o potencial do assistente pessoal do Google, tanto para tarefas pessoais como profissionais, com foco no jornalismo

09/09 – 16h – Notebook LM

Descubra maneiras inovadoras de trabalhar com seus materiais de pesquisa e escrita utilizando as funcionalidades de IA do NotebookLM.

16/09 – 16h – Cultura de Dados

Como entender as diversas forma de captar dados do usuário e usar isso a favor nos negócios digitais, alavancando audiência e monetização

23/09 – 16h – Monetização do usuário e Maximização de Receita

Como criar uma estratégia que acelere a monetização do usuário utilizando diferentes produtos do Google

As inscrições para os primeiros Cafés do ciclo de ferramentas de IA do Google para jornalismo já estão abertas! Clique aqui e veja como se inscrever gratuitamente.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.