Carta do Burger King ao McDonald’s recebe Grand Prix em Print
Pela primeira vez em anos, júri premia um anúncio impresso de texto; criada pela Y&R Nova Zelândia, a peça fez parte de uma campanha que envolveu outras seis agências
20 de junho de 2016 – 9h03
Após um intervalo de anos, o júri do Lions Print & Publishing voltou a reconhecer um anúncio de texto como merecedor do Grand Prix. Trata-se da carta aberta do Burger King para seu maior rival, o McDonald’s, criada pela Y&R Nova Zelândia. No Dia da Paz, a rede de fast food propôs a seu concorrente que deixassem de lado as diferenças. O acordo seria materializado em um McWhopper, um híbrido entre Big Mac e Whopper, os dois principais sanduíches de cada uma das casas.
De acordo com os jurados, a mensagem da peça foi capaz de transcender o impresso para ser transformada e reutilizada em outros meios, como no vídeo e no digital. “Procuramos por anúncios impressos que não nos façam olhar o smartphone a cada cinco minutos e que não vire embrulho para peixe no dia seguinte. E foi o caso dessa campanha”, conta Joji Jacob, diretor executivo de cr
iação do DDB Group Singapura e presidente do júri de Print.
A carta fez parte de uma campanha maior que envolveu outras seis agências, como David, Horizon e Ketchum, em um esforço para amplificar o alcance da mensagem entre o público e formadores de opinião e garantir que o McDonald’s recebesse o recado. No entanto, o restaurante recusou a ação pela paz apresentada pelo Burger King. Em resposta, o CEO Steve Easterbrook sugeriu que a marca focasse em questões globais mais importantes e que, da próxima vez, um simples telefonema resolveria o problema.
O anúncio também foi replicado no site do Burger King e gerou mais de 8,9 bilhões de impressões, além de ter elevado o awareness do Dia da Paz em 40%. “O case mostra que a mídia impressa tem a força para ser a fonte inicial das ideias”, opina Hugo Rodrigues, CEO da Publicis Brasil.
O Brasil conquistou 14 Leões: 4 de Ouro, 4 de Prata e 6 de Bronze.
O pedido de paz do Burger King para o McDonald’s rendeu um Grand Prix em Print (Crédito: Divulgação)