Sua editora pode virar uma agência de experiências?

Sua editora pode virar uma agência de experiências?

9 de fevereiro de 2026
Última atualização: 9 de fevereiro de 2026
4min
Editora britânica Immediate Media lança Agência de experiências
Márcia Miranda

A Immediate Media, editora que é casa de marcas icônicas como Radio Times e Good Food, acaba de lançar a IX, uma agência de experiências dedicada à organização de eventos. O movimento merece atenção pelo formato de reconfiguração do papel de uma editora e pela oportunidades de negócios que propicia.

A Immediate Media já possui um alcance impressionante, tocando a vida de 21 milhões de pessoas mensalmente no Reino Unido — mais de um terço da população adulta do país. O lançamento da IX inova ao transformar essa audiência em um ativo para eventos ao vivo de terceiros. A proposta da IX é ajudar marcas de consumo a criar “momentos ao vivo” — como eventos, pop-ups e ativações — utilizando a expertise e o alcance das 24 marcas da editora.

Quer ler mais sobre tendências e novidades? Clique aqui e veja nossa série sobre o relatório Reuters 2026

Segundo Rob Hunt, diretor de parcerias criativas da Immediate, a receita gerada por essa nova vertical é “100% incremental” ao que a empresa já realiza. O grande diferencial é a flexibilidade do modelo. A IX permite que marcas realizem eventos que não precisam necessariamente carregar o logotipo da revista, mas que utilizam a “máquina” da editora para acontecer.

Por exemplo: Se uma marca de bebidas tropicais quiser montar um bar temático em Londres, a Immediate pode usar a audiência da marca Good Food para lotar o evento, garantindo o público certo, mesmo que o evento em si não se chame “Bar da Good Food”. Isso resolve uma dor do mercado publicitário: marcas querem fazer experiências reais (“experiential marketing”), mas muitas vezes não têm a comunidade engajada para garantir o sucesso do evento. As editoras têm essa comunidade.

Entre os formatos que a IX vai criar para marcas estão eventos que possam ser apoiados pelos jornalistas setoristas da Immediate; eventos comunitários, que reúnam públicos com interesses em comum; eventos imersivos, em espaços especiais e road shows que percorram o país.

Veja algumas das experiências já realizadas no site da IX.

Oportunidades para o Mercado Brasileiro

A iniciativa da Immediate sugere três caminhos para monetização que vão além do anúncio impresso ou do banner digital:

1. Exploração de Nichos Específicos: A Immediate cita o exemplo de suas revistas de LEGO. A IX poderia criar um “ônibus da diversão LEGO” em festivais de música, direcionando a receita de volta para a publicação. Editoras brasileiras de nicho (games, pets, infantil) podem replicar isso, atuando como operadoras logísticas e de marketing para seus anunciantes.

2. Turismo e Experiências Temáticas: Com dados apontando que o público acima de 55 anos está liderando um aumento nos gastos com viagens em 2026, a Immediate está negociando cruzeiros temáticos (ex: Cruzeiro Radio Times ou Cruzeiro Gardeners’ World). No Brasil, o potencial para ecoturismo, turismo gastronômico e viagens culturais curadas por marcas editoriais é vasto e pouco explorado.

3. Uso de Dados Proprietários: A IX promete usar dados proprietários e insights de consumidores para identificar segmentos de audiência específicos. Em um mundo pós-cookies, editoras que usam seus dados (“First-party data”) para garantir público em eventos físicos tornam-se parceiros de valor inestimável para anunciantes.

Segundo Rob Hunt, as redações e diretorias comerciais devem pensar em suas marcas como referências importantes no mercado:

“Somos tão bons em parcerias de marca que não precisamos ter nossas marcas envolvidas. Poderíamos apenas ser seus especialistas em comida, ou entretenimento, ou jardinagem”, afirma.

Para os empresários brasileiros, é importante destacar que uma editora não vende apenas conteúdo; ela vende acesso, curadoria e capacidade de mobilização. Transformar isso em uma agência interna de experiências, como fez a Immediate com a IX, pode ser o caminho para desbloquear receitas inéditas e blindar o negócio contra as oscilações do mercado publicitário tradicional.

Veja mais sobre o lançamento da agência de experiências IX clicando aqui.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.