Rafael Soriano toma posse no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional

Rafael Soriano toma posse no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional

9 de fevereiro de 2026
Última atualização: 9 de fevereiro de 2026
3min
Márcia Miranda

O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional reuniu-se nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, para a posse dos novos conselheiros e para a eleição do presidente e do vice-presidente do colegiado. Esta é a 7ª composição do órgão, previsto pela Constituição de 1988 e instituído pela Lei 8.389/91. A Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) renovou sua participação no CCS. O presidente da Associação, Rafael Soriano, é agora o conselheiro titular, representante das empresas de imprensa escrita.

Patricia Blanco, do Instituto Palavra Aberta foi eleita presidente do Conselho e a advogada Angela Cignachi Baeta Neves é, agora, a vice-presidente. A lista completa dos empossados pode ser vista aqui.

O órgão consultivo é responsável por avaliar e dar, ao Congresso, pareceres sobre temas que impactem o segmento de comunicação. Tem como atribuição a realização de estudos, pareceres, recomendações e outras solicitações que lhe forem encaminhadas pelo Congresso Nacional em temas como a liberdade de expressão e de imprensa, de propaganda comercial e de propriedade de empresas jornalísticas e radiodifusão.

O Conselho de Comunicação é composto por 13 membros titulares e 13 suplentes, representando diversos segmentos da sociedade, como empresas de rádio, televisão, imprensa escrita, engenheiros e cientistas da comunicação, profissionais de cinema e representantes dos trabalhadores e da sociedade civil. O mandato de conselheiro é de dois anos, sendo permitida uma recondução. A Associação Nacional de Editores de Revistas participa do Conselho desde a sua primeira formação.

Veja mais fotos no Flickr da Agência Senado

*Com informações da Agência Câmara

Fotos: Jefferson Rudy/Agência Senado

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.