AletheaFact.org: Plataforma de combate à desinformação em debate no Café com Aner

AletheaFact.org: Plataforma de combate à desinformação em debate no Café com Aner

25 de outubro de 2024
Última atualização: 25 de outubro de 2024
3min
Mateus Santos, homem branco de cabelos castanhos e óculos de armação escura veste blusa estuca em ambiente de escritório e Tamiris Tinti Volcean mulher branca de cabelos castanhos e blusa listrada falam sobre o aletheafact.org, plataforma open source de checagem de fatos e dados
Mateus e Tamiris falaram sobre a AletheaFact.org, uma plataforma open source para checagem de dados e informações. Foto: Arte sobre reprodução Café com Aner
Márcia Miranda

O programa Café com Aner da última terça-feira, dia 22 de outubro, recebeu Tamiris Tinti Volcean e Mateus Santos, representantes da AletheaFact.org. A plataforma visa democratizar a checagem de fatos e combater a desinformação no Brasil.

A AletheaFact.org oferece ferramentas para que cidadãos comuns possam checar e monitorar informações, evitando a propagação de notícias falsas. Outro objetivo é criar uma comunidade engajada no ensino e aprendizagem sobre o tema.

“Apesar de existirem muitas iniciativas (de checagem de dados) a maior parte delas ainda está nesse eixo (Rio-SP) e aí fica um pouco complicado. Apesar de essas cidades de grande relevância tratarem de temas do jornalismo nacional, há uma lacuna muito grande entre o que acontece nesses grandes centros e o que acontece no interior do Brasil”, explica Tamiris.

Gostando desse assunto? Então assine a Newsletter Aner pelo WhatsAppTelegram ou email.

Parceria com universidades públicas para combater a desinformação

A AletheaFact.org trabalha principalmente colaborando para que professores e estudantes de universidades públicas do Norte, Nordeste e Sul tenham acesso às metodologias e ferramentas de checagem. Tamiris cita um exemplo pontual, que ilustra bem a necessidade:

“Durante a pandemia havia uma cidade na Paraíba em que as mulheres deixaram de se vacinar porque na rádio local, o único meio veículo de comunicação, se espalhou-se a notícia de que a vacina de Covid deixava as mulheres inférteis”, explica, exemplificando um case em que a desinformação local não chega até as grandes agências de checagem.

“Verificando o banco de dados de vacinação do próprio SUS, um jornalista percebeu uma queda na vacinação e consultou a Pfizer, que trouxe a informação relevante de que não há nenhum risco de infertilidade Graças a esse combate à desinformação, as mulheres voltaram a se vacinar. Mas esse é um exemplo do que pode ocorrer nos desertos de informação”.

Interessado em ter as ferramentas da Aletheia Fact Checking? Clique aqui e preencha um formulário.

Ferramentas disponíveis para redações com poucos funcionários

Para facilitar a checagem, a AletheaFact.org conta com um conjunto de ferramentas que podem ser disponibilizadas a cidadãos e a pequenas e médias redações. Todas as ferramentas têm como base o open source.

No site aletheiafact.org, a partir da criação de login e senha, os usuários podem baixar as soluções metodológicas, materiais gratuitos e didáticos, como o manual e a linha do tempo de checagem de dados da Aletheia.

“Essa é uma forma para que todo mundo compreenda os processos, os conceitos. De uma forma muito acessível e didática pode-se refazer todo o caminho investigativo, não restringindo (a linguagem) apenas a jargões jornalísticos a práticas e técnicas para o público profissional, mas para todo e qualquer cidadão que se interesse por essa visão crítica do consumo de informação”, explica Tamiris.

Regina Bucco, apresentadora do Café com Aner, elogiou a iniciativa e demonstrou otimismo com o futuro do projeto. “Eu tenho certeza que daqui um ano a gente vai estar conversando de novo e vai estar mostrando toda a evolução desse trabalho que vocês estão fazendo”, afirmou.

Perdeu o Café? Assista no canal da Aner no YouTube

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.