Zanin suspende liminar e desoneração volta a valer

Zanin suspende liminar e desoneração volta a valer

17 de maio de 2024
Última atualização: 17 de maio de 2024
2min
Cristiano Zanin desoneração na folha de pagamentos
Zanin, durante sua posse no Supremo. Imagem: Fellipe Sampaio/SCO/STF
Márcia Miranda

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu por 60 dias a liminar que impediu a desoneração da folha de pagamentos para as empresas de comunicação e outros 16 setores. O pedido para suspensão da liminar foi protocolado pela Advocacia-Geral da União (AGU).

A desoneração na folha permite às empresas dos setores beneficiados o pagamento de alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, em vez de 20% sobre a folha de salários. A permissão foi introduzida há 12 anos para algumas áreas. Quando foi aprovada pelo Congresso, em dezembro de 2023, abrangia 17 setores da economia e municípios de até 156 mil habitantes e valia até o fim de 2027.

Fique em dia com as novidades do mercado editorial. Junte-se à Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner)!

Desde a primeira decisão de Zanin, ocorrida na quinta-feira (25/04), a eficácia da lei de desoneração na folha estava interrompida. A alegação do ministro foi a falta de discriminação sobre o custo desta desoneração para os cofres públicos. 

No entanto, instituições vêm trabalhando na construção de uma solução conjunta, um acordo que inclui, entre as propostas, a manutenção da política de desoneração em 2024 e, a partir de 2025, uma reoneração gradual.

Caso não haja solução para o impasse em até 60 dias, a primeira decisão do ministro Zanin, voltará a vigorar.

Leia mais nesta matéria do Consultor Jurídico

Leia também na Carta Capital

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.