Pesquisa Reuters mostra perfil de leitores que pagam assinaturas de notícias

Pesquisa Reuters mostra perfil de leitores que pagam assinaturas de notícias

29 de setembro de 2023
Última atualização: 3 de outubro de 2023
3min
laptop assinatura online
Márcia Miranda

O Instituto Reuters está divulgando uma análise sobre o perfil dos leitores que pagam assinaturas de notícias. O trabalho tem base nos dados levantados pelo Digital News Report de 2023 e em pesquisas realizadas na Alemanha, Reino Unido e nos Estados Unidos.

De acordo com a análise, a proporção de assinantes ou de pessoas que fazem pelo menos um pagamento para ler notícias online está aumentando. Na última década, o índice subiu de 10% para 17%, na média de 20 países pesquisados. No entanto, a expectativa é que os números estacionem, por conta da recessão econômica.

Outro dado interessante diz respeito à negociação dos valores pagos e da inclinação para realizar os pagamentos. Segundo a pesquisa, o preço parece ser o fator mais importante nessa equação. Entre os fatores que podem estimular as assinaturas estão um pacote mais acessível, a capacidade de compartilhar custos com amigos e familiares ou um pacote mais valioso.

No mercado americano, essas opções atraem 29% dos não pagadores, enquanto na Alemanha e no Reino Unido estimulariam cerca de um quinto dos leitores.

A pesquisa mostra ainda um perfil socioeconômico dos potenciais assinantes e os índices de cancelamento e e renegociação de preços. O trabalho realizado pelos pesquisadores Nic Newman e Craig Robertson, da Universidade de Oxford pode ser visto aqui.

Fique por dentro das novidades da Aner e acompanhe nossos canais para não perder as oportunidades!

Clique e receba gratuitamente nossa newsletter por email, WhatsApp ou Telegram.

Participe e atualize-se!

Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.

Clique aqui para saber como se associar

Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.