Desafios para encontrar métricas úteis que direcionem a equipe
![](https://aner.org.br/wp-content/uploads/2021/08/light-bulb-5831252_640.jpg)
23 de agosto de 2021
![](https://www.aner.org.br/v2/wp-content/uploads/2021/08/light-bulb-5831252_640.jpg)
Artigo do jornalista de mídia e tecnologia David Tvrdon mostra as dificuldades para encontrar métricas que sejam efetivamente úteis para a equipe em uma redação. No texto publicado no The Fix, David vai listando as experiências de vários veículos, como o Financial Times , que ficou famoso por usar uma estrutura de análise de visitas e rastreamento do que os leitores têm mais interesse. a estratégia rendeu ao veículo um milhão de assinantes digitais.
O jornalista destaca, no entanto, que mais importante do que ter várias métricas é encontrar a que seja o norte para toda a equipe. Ele faz referência ao termo North Star Metric (Métrica Estrela do Norte), que seria a norteadora dos esforços desenvolvidos pela redação, principalmente.
Veja a íntegra no The Fix.