Tony Blair Institute: Internet como conhecemos pode estar ameaçada
04 de outubro de 2021
O Instituto Tony Blair publicou um relatório na semana passada em que mostra que a internet está ameaçada por um colapso e falta de definição de políticas internacionais claras para promover um meio mais responsável e democrático em todo o mundo. De acordo com o relatório ‘The Open Internet on the Brink: A Model to Save Its Future’ (em tradução livre, A Internet aberta à beira: um modelo para salvar seu futuro), as abordagens nacionalistas, escolhidas pelos líderes mundiais, as mudanças irreversíveis no hardware e na infraestrutura da Internet que estão sendo feitas pelas empresas e as tensões sobre cadeias de suprimento de semicondutores ameaçam a estabilidade da grande rede.
De acordo com matéria da Fipp, as recomendações para evitar o colapso seriam:
- Os países D10 (G7 + Índia, Coreia do Sul e Austrália) deveriam estabelecer uma nova Aliança de Infraestrutura Digital e Defesa.
- A ONU precisaria criar uma designação de “Status Geopolítico Estratégico” aplicável a grandes empresas de tecnologia e um novo órgão autorregulatório em toda a indústria com status de Observador Permanente na ONU.
- A ONU, o D10 e as firmas de Status Geopolítico Estratégico deveriam estabelecer um novo Painel de Diversas Partes Interessadas sobre Política de Internet para atuar como um órgão de supervisão do ecossistema.
- Todos os países deveriam criar novas estratégias de política externa que integram digital, dados e tecnologia à diplomacia.