Estudo mostra a jornada do consumidor no varejo

Estudo mostra a jornada do consumidor no varejo

19 de dezembro de 2024
Última atualização: 19 de dezembro de 2024
2min
Capa do estudo jornada do consumidor no varejo
Estudo Jornada do consumidor do Varejo levou em conta dados do Twiotter e Bluesky. Imagem: Reprodução do estudo
Márcia Miranda

Em sua página do LinkedIn, Pyr Marcondes destacou recentemente o estudo “A Jornada do Consumidor no Varejo”, desenvolvido pela Orbit Data Science, empresa que ele ajudou a fundar há cinco anos. O trabalho tem como objetivo analisar as preferências e experiências dos consumidores no varejo, tanto online quanto presencial, para fornecer insights acionáveis para empresas de e-commerce e comunicação

A pesquisa baseou-se na análise de 3.796 comentários extraídos do Twitter (X) e Bluesky, dos quais 1.080 foram classificados. A coleta de dados ocorreu entre 09/11/2023 e 09/11/2024, com um nível de confiança de 95% e margem de erro de 3%.

Veja algumas das principais conclusões

  • Preferência de Compra: 59% dos consumidores relatam experiências de compra online, enquanto 41% relatam compras presenciais.
  • Experiência Positiva: Apesar do maior volume de compras online, as compras presenciais tendem a gerar experiências mais positivas (53%) do que as online (31%).
  • Etapas da Jornada de Compra:
    • Planejamento: Mais relevante para compras online (39%), impulsionado por preços baixos, cupons e praticidade.
    • Durante a Compra: Mais impactante para compras presenciais (79%), influenciado pela experiência na loja, vitrines e atendimento.
    • Pós-Venda: Pouco representativo para compras presenciais, enquanto online é marcado por ansiedade pela entrega e medo de problemas.
  • Setores do Varejo:
    • Online: Marketplace, Moda e Entretenimento lideram as intenções de compra.
    • Presencial: Shoppings, Supermercados e Drogarias são os destaques.
  • Mapa de Desejos:
    • Online: Roupas, Maquiagem, Skin Care, Calçados e Livros.
    • Presencial: Roupas, Doces, Calçados, Maquiagem e Livros.

“A Jornada do Consumidor no Varejo” também faz algumas recomendações para o e-commerce, como investir em segurança digital, logística eficiente e politicas de atendimento claras para reduzir a ansiedade e o medo dos consumidores. Ao mesmo tempo, recomenda às lojas físicas a criação de experiências interativas, atraentes e programas de fidelidade para aumentar a revisita dos clientes.

O estudo completo está disponível em www.orbitdatascience.com/.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.