The Bold Type: a realidade de uma redação de revista de moda
VOGUE – 30/05/2021
O time Vogue compartilha as verdades entre a ficção da série fashionista do momento e o dia a dia da redação.
Atualmente uma das séries mais assistidas no Brasil pela Netflix, a The Bold Type conta a história de três amigas que trabalham em uma revista feminina em Nova York. Impossível assistir e não traçar paralelos com a nossa rotina pré-pandemia. Entre um “isso nunca aconteceria!” e “adoraria que tivéssemos esse tamanho de acervo”, fato é: a série mamão com açúcar é um gatilho para quem está morrendo de saudades da redação. Nós, no caso.
Em The Bold Type: O closet da Scarlet Magazine é um confessionário. Jane, Kat e Sutton usam o lugar (gigantescooo!) para chorar pitangas ou comemorar pequenas vitórias enquanto bebem champanhe, deitadas em um carpete fofinho.
Na Vogue: Nosso acervo (não chamamos de closet) é bastante modesto, se comparado ao tamanho do frequentado por Jane, Kat e Sutton. Quando fazemos produções para editoriais, ele fica abarrotado de coisas incríveis. Depois de fotografadas, as peças são devolvidas. É um lugar mais reservado? É. Mas é quase impossível ver a turma da moda dando bobeira por ali, quiçá deitada no chão… bebendo champanhe!
Em tempo: estamos de acervo novo, do tamanho do da Scarlet Magazine e o mostramos em breve. Se vai ter brinde ao estrearmos o espaço? Definitivamente sim!, mas só depois de estarmos todos vacinados.
TBT: O time digital só faz digital e o impresso, só o impresso.
Na Vogue: temos um trio brilhante (Renata Garcia, Lais Franklin e Ygor Damasceno) que foca apenas no digital. Mas, desde 2019, o time da Vogue é integrado. O que isso quer dizer? Quem escreve sobre beleza para a revista, por exemplo, também é responsável pela sessão de beleza e wellness do site e mídias sociais. Jamais você vai ouvir: “Eu não escrevo para o digital”, como fez Jane ao se dirigir ao novo head digital da Scarlet, quando ele pediu que escrevesse uma matéria online.
TBT: A copa da redação tem todos os tipos de leite (até o de amêndoas!) e frutinhas para todos se servirem.
Na Vogue: Nada como o café da Carminha, há quase 3 décadas na Vogue, para alegrar nossas manhãs. Saudades, Carminha!
TBT: Algumas pessoas da redação frequentam a reunião de board da editora.
Na Vogue: Temos muitas, muitas reuniões, mas a redação não frequenta a reunião do board ou de acionistas das Edições Globo Condé Nast.
TBT: Jane, Kat e Sutton estão sempre pegando peças e roupas emprestadas do closet para usarem, inclusive, na vida pessoal.
Na Vogue: Não.
TBT: A convite do diretor de moda da Scarlet, Sutton, assistente do time de moda, viaja, junto com sua amiga Kat, diretora digital, para a semana de moda de Paris.
Na Vogue: Por mais que amássemos que todo o time de moda cobrisse as semanas de moda internacionais, por uma questão de custo, é inviável. Então, a preferência acaba sendo dos profissionais mais sênior, como a diretora de conteúdo, o diretor de moda e a editora de moda. No máximo duas dessas pessoas estão presentes por semana de moda. Contamos também com o olhar e com o apoio de nossos correspondentes para a cobertura. Os desfiles de cruise e outras viagens são feitas também por pessoas em diferentes cargos.
TBT: Jane, Kat e Sutton marcam presença nos eventos da revista Scarlet como se fossem convidadas.
Na Vogue: Eventos são uma continuação do expediente de trabalho e passamos a maior parte do tempo entrevistando celebridades para matérias no site, captando vídeos para stories e postando a cobertura nas redes sociais da revista em tempo real. O momento curtição vem só depois de tudo isso.
TBT: Jane morre de medo de ser rotulada como uma escritora de moda. É como se ela escrevesse só sobre isso, ficaria rotulada e isso talvez a impedisse de escrever sobre o que mais ama: causas políticas.
Na Vogue: Os produtores de conteúdo produzem (majoritariamente) para suas editorias. Mas todos têm a liberdade de sugerir temas e, caso a pauta seja aprovada, escrever matérias sobre de diferentes editorias. Por exemplo, Bárbara Öberg, editora-assistente de beleza e wellness também é muito ligada em gastronomia. Vira e mexe ela sugere e escreve matérias sobre o tema para o Living da revista. E são ótimas!