Summit Aner: estratégias urgentes para sobrevivência de empresas jornalísticas

Foram mais de oito horas de debates, palestras, networking, troca de informações e muita conversa. O Summit Aner O futuro da monetização é hoje, realizado pela Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) deixou empolgados, otimistas e cheios de ideias os cerca de 200 publishers, jornalistas e participantes do encontro, que se revezaram no auditório da ESPM Tech, em Vila Mariana, São Paulo.
“A Aner, quando pensa em trazer conteúdo, pensa em conteúdo presente, para que vocês tenham instrumentos de trabalho pro seu dia a dia”, afirmou Regina Bucco, ciretora-executiva da Aner, destacando o objetivo do Summit, logo na abertura do evento.
“Este é o segundo evento presencial que a Aner faz esse ano e só mostra que a associação tá viva. A gente tá muito feliz. Eu queria agradecer todo mundo que tá aqui, agradecer Sabrina pelo dia conosco, agradecer à ESPM que é sempre a nossa casa, aos nossos patrocinadores, Google, AdSeleto que viabilizaram isso acontecer e os profissionais que vão falar ao longo do dia, todo mundo que dedicou seu tempo para vir aqui dividir conhecimento”, disse o presidente da Aner, Rafael Soriano.
E o conteúdo foi muito variado, abordando desde gargalos da indústria, inteligência artificial, paywalls, branded content e brand publishing, até oportunidades que surgem a partir destes desafios. O encontro também serviu para chamar a atenção dos publishers sobre a necessidade de inovação constante e de tomar as rédeas dos negócios, sem permitir que a administração de terceiros comprometa os objetivos principais do jornalismo sério e responsável: apurar, verificar, checar, ouvir todas as partes envolvidas e informar com qualidade.
O Summit Aner contou com patrocínio do Google e da AdSeleto e apoio de instituições parceiras como a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Coar Notícias, Instituto Palavra Aberta, Two Sides e Projor. Alright, Grupo O Otimista, Meio&Mensagem e Portal Brand Publishing são media partners.
Painel 1 : Onde estão as receitas dos publishers em 2025?
Edward Pimenta, diretor de novos negócios da Editora Globo, e Flávio Moreira, diretor de conteúdo do InfoMoney, conversaram com a especialista em transformação digital Sabrina Passos Cimenti sobre como encontrar novas alternativas para receitas entre os leitores de conteúdo editorial.

“Se o publisher tem autoridade em um nicho, ele deve explorar essa autoridade em qualquer produto. Pode ser em cursos, em novos produtos que possam se conectar com sua audiência”
“Não tem bala de prata, é simplesmente olhar entender o real interesse da audiência, ser honesto consigo mesmo, não ser preguiçoso”
Edward Pimenta

“Ao adicionar novas linhas de receita, o gestor precisa entender que ela vai trazer uma complexidade e é quase como se fosse uma unidade de negócio diferente, outra empresa dentro da própria empresa”
“De que adianta o usuário que vem porque a gente fez [o conteúdo] pensando no SEO e não no usuário? Ele vem, fica 2 segundos e vai embora. Você não pega os dados e nem o banner imprime”
Flávio Moreira

“O sucesso de um publisher envolve saber aquilo que você faz e que você faz melhor do que ninguém. Ou aquilo que só você faz e que as pessoas vão procurar você, para aquilo”
“É essencial rever a cada seis meses, a cada ano, porque a proposta de valor muda”
“A proposta de valor não deve ser top down e precisa discutir com quem está produzindo o conteúdo”
Sabrina Passos Cimenti
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Painel 2: Licenciamento e Marcas
Marici Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens – Abral Licensing International e CEO do EP Grupo, Luis Maluf CEO do Grupo Perfil e Rodrigo Paiva, diretor de publicações da Mauricio de Sousa Produções (MSP) conversaram sobre o licenciamento de marcas e personagens como forma de ampliar a monetização editorial.

“No mundo editorial… o mais importante é ter fã”
“O mercado editorial sempre foi um dos pilares do storytelling de marcas e personagens”
“Conheça seu público, crie fãs, busque sinergia de marcas e produtos, leve as suas histórias para outros formatos, crie vínculo afetivo e transforme seu negócio”
Marici Ferreira

“É um desejo tão grande que as pessoas têm por uma marca e que elas querem de qualquer forma ter contato com ela fisicamente”
“Quando a gente ouve que o mercado editorial está em crise é verdade. Está em crise porque não tem mais o tamanho que já teve no passado. Mas hoje continua um mercado muito relevante, muito presente”
Rodrigo Paiva

“A dependência de terceiros arranhou demais a nossa audiência e a nossa relação com o mercado”
“O DNA do Café da Rolling Stone é ser um café com muita cafeína, para que as pessoas aguentem um show até tarde. Enfim, tem que ter o porquê desse projeto”
Luis Maluf
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Painel 3: Brand Publishing e Branded Content são a mesma coisa?
Demetrios dos Santos (Head de produtos na OKN e coordenador de projetos na CartaCapital) mediou o painel com Paulo Henrique Ferreira (Diretor-Executivo da Barões Brand Publishing) e Luís Bovo (Editor executivo de conteúdos digitais do Estadão) sobre as diferenças entre brand publishing e branded content.

“A marca [precisa] desenvolver plataforma própria para construir audiência própria inclusive no nível de dados first party data”
“As marcas são entes com maior índice de credibilidade na sociedade; maior que partidos políticos; maior que governo; maior que ONG; e maior que mídia, inclusive no Brasil”
Paulo Henrique Ferreira

“Nos eventos editoriais, a área de marca pode ter um ‘Brand Talk’ onde o jornalista da redação que tá cuidando daquele evento sai de cena, vem o jornalista do Estadão Blue Studio, conversa com a marca para aquela audiência que tá lá”
“O básico no branded content é não falar de produto. Se você quiser falar de produto, você faz publicidade normal, você não precisa fazer um conteúdo para isso”
Luís Bovo

“Uma das coisas que eu percebo conversando com os veículos é uma uma falta de de direcionamento na venda de produto de branded content. Media kit não vende branded content na minha opinião”
Demetrios dos Santos
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Painel 4: Paywall, Doações ou Membership… quais são modelos possíveis?
Ricardo Fiorotto, gerente de parcerias estratégicas para a indústria de notícias do Google, foi o moderador do painel sobre paywall, doações e memberships ao lado dos executivos Vitor Conceição, CEO do Meio, e Lucas Amorim, diretor de redação da Exame.

“O Meio defende que a democracia precisa de eleitores bem informados. Se todo jornalismo de qualidade tá atrás de paywall, como é que as pessoas vão se informar?”
“Para quem tem medo de começar a vender assinaturas ou pedir doações, o conselho é “comece”
Vitor Conceição

“A marca jornalística, sendo bem construída, com relevância, é tão poderosa que permite a gente cobrar muito mais do que a gente esperava que pudesse cobrar há 5, 10, 15, 20 anos”
“Mais da metade da receita da Exame já vem de educação e não de jornalismo”
Lucas Amorim

“O assine com Google” (Reader Revenue Manager) é uma ferramenta do Google que serve justamente para acelerar assinaturas ou doações e que é útil para capturar dados do usuário e ter um paywall rewarded”
Ricardo Fiorotto
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Painel 5: É possível gerar novas receitas com as mesmas audiências?
Adriano Nogueira, CEO do O Otimista, Adriana Cury, do Brazil Economy, e Adal Viviani, da Hariot Consultoria de Marketing debateram eventos e infoprodutos como alavancas de receita.

“Tem gente cobrando o número de visitas por dia, número de propostas enviadas. Desculpa… hoje em dia, não é isso… o negócio vai muito além disso”
“É importante ter foco, né, porque muitas vezes a empresa fica tentando tudo e não consegue nada”
Adriane Cury

“Não terceirizem a responsabilidade… quem cuida do negócio de vocês são vocês”
“Não existe apuração com inteligência artificia. Não existe presença na hard news com a inteligência artificial”
“Eu sou absolutamente otimista em relação ao futuro”
Adal Viviani

“O WhatsApp é uma ferramenta gigante pra gente promover nossas entregas comerciais”
“Quando a gente tá falando de cidades, a gente não vai falar de buraco de rua. A gente vai falar de soluções para melhoria da vida da comunidade”
Adriano Nogueira
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Painel 6: Quem ganha com a programática?
O sexto painel do evento apresentou estratégias para monetização programática e diversificação de receitas no mercado editorial, com a participação de Maria Luiza Borges, diretora de negócios e estratégias do Grupo Gridmidia; Marcel Rodrigues, Head de publicidade do UOL; e mediação de Wharrysson Lacerda, fundador do Olhar Digital.

“A gente precisa aprender a precificar não dá para entregar o seu inventário a qualquer preço”
“O ideal é que a viewability esteja acima de 70% quando você atinge esse número mágico os seus valores o preço por esse anúncio começa a ficar muito mais alto”
“Programática não é uma coisa que você olha no final do mês para para ver quanto você ganhou. Se você quer ganhar com programática, você tem que olhar no dia a dia, você tem que acompanhar o que tá acontecendo”
Maria Luiza Borges

“A audiência do UOL tá caindo mas meu faturamento está aumentando por quê? Porque eu tô sendo relevante pra minha audiência”
“O vídeo é realidade já se você não produz vídeo tá atrasadíssimo”
Marcel Rodrigues
“A grande primeira janela de oportunidade de vídeo, de produção de vídeo, talvez tenha sido 10 anos atrás, mas ela tá aberta de novo nesse momento”
Wharrysson Lacerda
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Painel 7: O que vem depois?

No fechamento do evento, o jornalista e professor Ricardo Gandour moderou a conversa com Guilherme Ravache (colunista do Valor Econômico e criador do podcast Ravache Pod), Elaine Silva (Sócia-diretora da Agência de Notícias Alma Preta) e Mara Luquet (Fundadora e CEO do canal MyNews) sobre o futuro das empresas jornalísticas.
“A independência financeira é um pressuposto da independência editorial você só é independente né tem só tem autonomia de conteúdo se você para de pé então parar de pé é um dever ético”
“Eu tenho feito muito isso aqui na ESPM, com os alunos, e é impressionante! Quando você resgata conceitos de diagramação de revista, sai um melhor post de Instagram. É incrível e não me arrependo disso. Resgatem os fundamentos!”
Ricardo Gandour
“Jornalismo não é o melhor lugar para ganhar dinheiro, mas quem o faz acredita em algo maior que pode mover as coisas”
“Os próximos 20 anos, provavelmente, vão ser sobre curadoria e credibilidade, porque isso gera a comunidade”
Guilherme Ravache

“Eu acho que a gente não tem que fazer da dor comércio”
“O propósito e a causa ajudam a monetizar muito, sempre, mas deve-se ter cuidado”
Elaine Silva

“Esse mundo novo, diferentemente das mídias mainstream, é colaborativo”
“O fato de outras pessoas copiarem ou seguirem o modelo não é ruim (…) é bom porque alimenta esse ecossistema”
Mara Luquet
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