Sonar, Analítico, Ao Ponto: O GLOBO lança novos meios digitais de informar e consumir notícia
O GLOBO – 29/07/2020
Do que se faz um grande jornal? Histórias bem contadas, furos de reportagem, serviços prestados ao leitor, análises sobre os rumos políticos e econômicos… O GLOBO chega aos 95 anos com um produto impresso consolidado e em pleno voo de uma grande transformação digital. O momento não poderia ser mais urgente. Em meio a uma pandemia que mergulha o mundo em tantas incertezas, o jornalismo profissional, que preza a informação verdadeira, desponta como um farol.
Mas não só. Num mundo cada vez mais conectado, que abre caminhos à notícia e impõe dificuldades na mesma proporção, a agilidade para apresentar novos produtos e projetos passou a ser prioridade na estratégia do GLOBO, sempre em sintonia tanto com as necessidades de leitores mais experientes quanto com as exigências das novas gerações.
— A um grande jornal, já não basta mais se transformar. Ele precisa viver em constante transformação. É assim o mundo atual — diz o diretor de Redação do GLOBO, Alan Gripp.
Na pandemia, por exemplo, quando preparava novos produtos e a cobertura das eleições, o jornal se viu obrigado a virar de cabeça para baixo. Tendo pela frente as mesmas limitações impostas a todas as empresas, O GLOBO pisou no acelerador: lançou cartilhas gratuitas, novas colunas, newsletters especiais e até um festival de música online (o #tamojunto, antes da febre das lives) para ajudar os leitores a atravessar a solidão do isolamento.
A Covid-19 transformou definitivamente o mundo. E, por tabela, as apostas do jornal para 2020, que começam a sair do forno. Nasceram as colunas Capital e Pense Grande, que trazem olhares mais atentos e aprofundados sobre os desafios para os negócios. Na mesma seara, O GLOBO lançou em março a campanha Apoie o Negócio Local, para ajudar empreendedores locais a sobreviverem.
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Pouco antes, tinha sido a vez da a plataforma Analítico, que busca explicar as principais notícias do dia em tempo real. No mundo de hoje, não basta saber, é preciso entender. E rápido. O resultado é que o espaço rapidamente conquistou os assinantes do jornal, apresentando altos índices de engajamento.
— No Analítico, não publicamos opinião, mas explicações sobre o que está por trás de cada fato, o contexto em que ele acontece — explica André Miranda, editor executivo de Especiais da Redação Integrada, que inclui O GLOBO, Extra e Época.
Outro espaço que conjuga as necessidades dos tempos atuais com o rigor da apuração é o Sonar, uma espécie de “escuta” do que é dito, comentado e decidido nas redes sociais. Além, é claro, de inspecionar as engrenagens das fake news.
— O Sonar nasceu da parceria com as mais relevantes empresas de monitoramento de redes e da fome do nosso time por reportagens investigativas que desnudem a política no ambiente digital — diz Thiago Prado, editor de País.
As iniciativas deste ano se juntaram a produtos que estrearam em 2019. É o caso da plataforma Celina, dedicada a debater questões de gênero e diversidade. Os podcasts são outro capítulo da história. Criado há exatamente um ano, o Ao Ponto, com análises sobre os principais assuntos diários, já teve cerca de 6 milhões de execuções.
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Lauro e Gabeira, com comentários e debates semanais entre os colunistas Lauro Jardim e Fernando Gabeira, vêm mantendo seus ouvintes a par dos principais acontecimentos e visões sobre política, economia e sociedade brasileira em tempos de coronavírus.