Aner renova sua participação no Conselho de Comunicação Social do Congresso

Aner renova sua participação no Conselho de Comunicação Social do Congresso

3 de junho de 2024
Última atualização: 3 de junho de 2024
3min
Rafael soriano homem branco de cabelos, barba e bigode castanho-escuros, veste terno cinza, gravata listrada e blusa azul e aparece sentado por trás de uma mesa com microfone falando no Conselho de Comunicação Social no Senado
Rafael esteve no Conselho de Comunicação Social a convite em novembro passado.
Márcia Miranda

A Associação Nacional do Editores de Revistas (Aner) renovou a sua participação no Conselho de Comunicação Social (CCS) do Congresso Nacional em 2024. O órgão consultivo é responsável por avaliar e dar, ao Congresso, pareceres sobre temas que impactem o segmento de comunicação.

O CCS é composto por três representantes de empresas de rádio, televisão e imprensa escrita; um engenheiro especialista na área de comunicação social; quatro representantes de categorias profissionais e cinco representantes da sociedade civil. Assim como a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Aner é responsável por indicar os conselheiros da área de imprensa escrita.

“Fico honrado em representar a ANER no Conselho de Comunicação Social. É um fórum importante de discussões e criação de mecanismos de ação em prol de diversos valores que são os fundamentos da ANER, como a liberdade de expressão”, afirma Rafael Soriano.

Quer ter acesso a essa vantagem? Associe-se à Aner! Clique aqui e saiba como.

Associação já faz parte do Conselho de Comunicação Social desde sua criação

Rafael foi escolhido como representante titular das empresas de imprensa escrita, enquanto o assessor da Aner, Julio Vinha, foi selecionado como suplente da mesma área.

“O Conselho de Comunicação Social é um órgão auxiliar do Congresso Nacional, que tem como atribuição a realização de estudos, pareceres, recomendações e outras solicitações que lhe forem encaminhadas pelo Congresso Nacional em temas como a liberdade de expressão e de imprensa, de propaganda comercial e de propriedade de empresas jornalísticas e radiodifusão”, explica Julio Vinha, assessor da Aner e da ANJ em Brasília.

A Associação Nacional de Editores de Revistas participa do Conselho desde a sua primeira formação. Em novembro passado, Rafael Soriano esteve na 7a. reunião, falando sobre os riscos da desinformação e da influência das grandes plataformas sobre mudar as formas de as pessoas trabalharem, se comunicarem, comprarem, venderem e consumirem produtos e serviços.

Na ocasião, estiveram na mesa a diretora de relações institucionais da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Carla Egídio e o secretário-geral da Federação dos Jornalistas da América Latina e do Caribe (Fepalc), Celso Augusto Schröder. Presidindo a mesa, o presidente do CCS, Miguel Matos abriu a sessão ao lado da vice-presidente, Patrícia Blanco.

Veja mais sobre o Conselho de Comunicação Social nesta matéria do Senado Notícias.

Márcia Miranda
Administrator