Aner renova sua participação no Conselho de Comunicação Social do Congresso

Aner renova sua participação no Conselho de Comunicação Social do Congresso

3 de junho de 2024
Última atualização: 3 de junho de 2024
3min
Rafael soriano homem branco de cabelos, barba e bigode castanho-escuros, veste terno cinza, gravata listrada e blusa azul e aparece sentado por trás de uma mesa com microfone falando no Conselho de Comunicação Social no Senado
Rafael esteve no Conselho de Comunicação Social a convite em novembro passado.
Márcia Miranda

A Associação Nacional do Editores de Revistas (Aner) renovou a sua participação no Conselho de Comunicação Social (CCS) do Congresso Nacional em 2024. O órgão consultivo é responsável por avaliar e dar, ao Congresso, pareceres sobre temas que impactem o segmento de comunicação.

O CCS é composto por três representantes de empresas de rádio, televisão e imprensa escrita; um engenheiro especialista na área de comunicação social; quatro representantes de categorias profissionais e cinco representantes da sociedade civil. Assim como a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Aner é responsável por indicar os conselheiros da área de imprensa escrita.

“Fico honrado em representar a ANER no Conselho de Comunicação Social. É um fórum importante de discussões e criação de mecanismos de ação em prol de diversos valores que são os fundamentos da ANER, como a liberdade de expressão”, afirma Rafael Soriano.

Quer ter acesso a essa vantagem? Associe-se à Aner! Clique aqui e saiba como.

Associação já faz parte do Conselho de Comunicação Social desde sua criação

Rafael foi escolhido como representante titular das empresas de imprensa escrita, enquanto o assessor da Aner, Julio Vinha, foi selecionado como suplente da mesma área.

“O Conselho de Comunicação Social é um órgão auxiliar do Congresso Nacional, que tem como atribuição a realização de estudos, pareceres, recomendações e outras solicitações que lhe forem encaminhadas pelo Congresso Nacional em temas como a liberdade de expressão e de imprensa, de propaganda comercial e de propriedade de empresas jornalísticas e radiodifusão”, explica Julio Vinha, assessor da Aner e da ANJ em Brasília.

A Associação Nacional de Editores de Revistas participa do Conselho desde a sua primeira formação. Em novembro passado, Rafael Soriano esteve na 7a. reunião, falando sobre os riscos da desinformação e da influência das grandes plataformas sobre mudar as formas de as pessoas trabalharem, se comunicarem, comprarem, venderem e consumirem produtos e serviços.

Na ocasião, estiveram na mesa a diretora de relações institucionais da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Carla Egídio e o secretário-geral da Federação dos Jornalistas da América Latina e do Caribe (Fepalc), Celso Augusto Schröder. Presidindo a mesa, o presidente do CCS, Miguel Matos abriu a sessão ao lado da vice-presidente, Patrícia Blanco.

Veja mais sobre o Conselho de Comunicação Social nesta matéria do Senado Notícias.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.