Quer engajamento? Veja seus leitores como parceiros

Quer engajamento? Veja seus leitores como parceiros

23 de agosto de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
3min
Márcia Miranda

23 de agosto de 2021

Como os editores podem construir um grupo estável de leitores leais e usuários engajados? A pergunta é parte do artigo da educadora, especialista em mídia e escritora, Mary Hogarth, MD da The Magazine Expert Ltd, no WNIP. No texto, que é baseado no livro  Business Strategies for Magazine Publishing , Mary fala sobre a necessidade de ver os leitores não apenas como consumidores, mas colocando-os como centro de qualquer proposta de valor.

Uma das sugestões da especialista para aas revistas impressas é flexibilidade em termos de como seus leitores podem acessar o conteúdo.

“Existe uma oportunidade para criar uma comunidade, desenvolvendo uma variedade de pacotes de assinatura com base nas necessidades dos leitores ou níveis de estilo de associação. Este último funciona bem em B2B e setores especializados, notadamente onde os editores acumularam um conteúdo valioso que pode então ser reaproveitado em um banco de conhecimento”, afirma.

The Mint: uma revista de economia construída em torno de uma comunidade

Exemplos deste modelo seriam a  The Lawyer e a revista The Mint que está construindo uma comunidade, colocando seus leitores em primeiro lugar. A The Mint nasceu com o objetivo de aumentar a conscientização e desenvolver uma compreensão mais profunda dos sistemas econômicos e como eles interagem com os sistemas políticos, sociais e físicos. O financiamento veio de um empréstimo pessoal para negócios e do The Cambridge Trust for New Thinking in Economics, que ajudou a financiar a pesquisa inicial sobre a viabilidade do conceito.

Embora não seja, ainda, lucrativa, ela conseguiu o apoio de um público mais interessado na reforma econômica e no pluralismo para organizações sem fins lucrativos. Seu editor, Henry Leveson-Gower, sabia pouco sobre o lançamento de notícias, quando começou. Atualmente a revista trabalha com editor e designer freelancers e uma rede de escritores interessados em divulgar suas ideias. Os afiliados à empresa que abriga o New Economics Knowledge Services ltd (NEKS, criado para demonstrar o valor das abordagens da economia pluralista recebe a revista gratuitamente. E ela é vendida aos demais interessados.

Meu objetivo é atingir um número muito maior de leitores e distribuição internacional – criando uma comunidade global nos próximos 18 meses a três anos. A ideia é aumentar os eventos de forma global, todos no mesmo URL, mas com versões diferentes do site para cada país. Construir uma comunidade e uma revista em conjunto é essencial para garantir que ambas se tornem sustentáveis”, afirma Henry Leveson-Gower.

Dicas para seguir o conceito

  1. Comece a ver seu público como partes interessadas, coloque-os no centro de cada decisão.
  2. Mude sua perspectiva. Nada é estático, então, se algo não estiver funcionando, tente uma nova estratégia. A pior coisa que os editores podem fazer é continuar a fazer o que fizeram ontem.
  3. Construa seu produto em torno de uma comunidade. Essas publicações que atendem a uma necessidade real têm mais probabilidade de ser sustentáveis.
Márcia Miranda
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