Projor lança o Manual de Jornalismo Local 2024

Projor lança o Manual de Jornalismo Local 2024

3 de setembro de 2024
Última atualização: 3 de setembro de 2024
3min
manual de jornalismo local em colagem
O manual de jornalismo local é um guia básico para jornalistas e cidadãos sobre eleições municipais. Imagem: Divulgação Projor
Márcia Miranda

O Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) promove nesta terça-feira, 3 de setembro, às 19h, o lançamento da edição 2024 do Manual de Jornalismo Local, um guia básico destinado a jornalistas e cidadãos interessados em temas relativos às eleições municipais. A edição foi coordenada pelos jornalistas Angela Pimenta e Francisco Belda.

O evento de lançamento será transmitido online com um debate organizado pelo Observatório
da Imprensa com o tema “O jornalismo local e as eleições municipais de outubro”. A moderação do evento será feita por Denize Bacoccina, editora do Observatório da Imprensa.

Participarão do evento Francisco Belda, diretor de operações do Projor e, juntamente com Angela Pimenta, um do coordenadores da edição; Paulo Talarico, cofundador e diretor de treinamento e dados da Agência Mural de Jornalismo das Periferias; Carlos Castilho, jornalista e ex-editor do Observatório da Imprensa; e Katia Brasil, editora executiva da Agência Amazônia Real.

Para participar da sessão, os interessados podem se inscrever por este link.

Manual de Jornalismo Local faz parte de projeto idealizado por Alberto Dines

A publicação integra o projeto Grande Pequena Imprensa (GPI), idealizado pelo jornalista e fundador do Projor Alberto Dines (1931-2018) e dedicado a fortalecer o jornalismo local no país.

“Ao reunir conceitos, ferramentas e análises relevantes para políticas públicas municipais, o Manual tem sido um recurso importante para o jornalismo em todo o país,” diz Sérgio Lüdtke, presidente do Projor. “Sua atualização agora permite que as redações trabalhem em tempo hábil para o primeiro turno em 6 de outubro.”

A edição original de 2020 contou com o apoio financeiro da Google News Initiative (GNI) e Facebook Journalism Project (FJP). A versão atualizada de 2024 do Manual abrange as seguintes seções:

  • Panorama Municipal: Contrastes socioambientais, máquina municipal, arrecadação e divisão de
    receitas e entidades representativas dos municípios.
  • Políticas Públicas: Questões críticas (desafios para gestores públicos locais em meio à pandemia e crise financeira), planejamento territorial, direito à cidade, ferramentas de gestão pública, e marcos legais de políticas setoriais (educação, habitação, meio ambiente, mobilidade, saúde e segurança).
  • Transparência: Marco legal (Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei de Acesso à Informação, Lei da Ficha Limpa e Lei Anticorrupção).
  • Dados: Conceitos básicos, ferramentas e tutoriais para obtenção, análise e visualização de dados municipais.
  • TSE: A legislação e o calendário eleitoral.
  • Ética: Os desafios históricos da imprensa brasileira e princípios éticos jornalísticos.
  • Checagem: Os desafios jornalísticos ante a desinformação e tutoriais para verificar conteúdos suspeitos.
  • Impacto: Como jornalistas podem observar e medir a repercussão de suas reportagens.
  • Perguntas: Sugestões de perguntas sobre o perfil das candidaturas e conhecimentos sobre gestão municipal e finanças, transparência e prestação de contas, receita, gasto e dívida pública e políticas setoriais.
  • Mais: Fontes de consulta aprofundadas sobre os temas tratados pelo Manual.

Criado pelo jornalista Alberto Dines em parceria com o Labjor da Unicamp, em abril de 2002, o
Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo é uma entidade civil sem fins lucrativos
não-governamental, não-corporativa, pluralista e apartidária.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.