Pesquisa Global Index: 71% dos brasileiros ouvidos confiam no jornalismo profissional

Pesquisa Global Index: 71% dos brasileiros ouvidos confiam no jornalismo profissional

17 de setembro de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
2min
Márcia Miranda

17 de setembro de 2021

Imagem: reprodução do site Global Index

Matéria do Poder 360 fala da pesquisa realizada pela empresa de medição de audiência Global Index mostra que que 71% dos brasileiros ouvidos confiam no jornalismo profissional. A pesquisa investigou mudanças ao longo tempo, observando grupos de jovens e mercados onde adoção dos meios digitais foi mais rápida, com objetivo de identificar tendências futuras. As entrevistas foram feitas com pessoas entre 16 e 65 anos, que responderam questionários online e, portanto, têm acesso à internet.

O trabalho também revelou que o Brasil é um dos países que mais consome notícias pelas redes sociais. De 47 países na lista, 33 consomem mais notícias pelas redes do que em sites jornalísticos.

Apesar disso, a dificuldade em cobrar por estas notícias permanece. Enquanto a TV e os serviços de música converteram usuários gratuitos e testadores em assinantes, ainda são poucos os usuários que pagam por conteúdo noticioso. Mesmo depois de um dos anos mais agitados da história, cheio de notícias, apenas 1 em cada dez leitores da imprensa online paga pelo conteúdo que lê.

A pesquisa também traz informações sobre streaming de áudio, que estão avançando. No entanto, revela que as rádios ainda permanecem na preferência do público. Podcasts também surpreenderam e conquistaram o público durante a pandemia. Em comparação a 2017, a pesquisa registrou um aumento de 8% no número de pessoas que ouvem os programas gravados diariamente.

Clique aqui e baixe a íntegra da pesquisa

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.