Aner participa da pesquisa ‘Como o Brasileiro se Informa?’
A Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) está apoiando a pesquisa da Fundamento Grupo de Comunicação que vai revelar como o brasileiro busca informações, atualmente. A iniciativa, que também tem apoio do Instituto Palavra Aberta, está com o questionário aberto para respostas até o próximo dia 4 de julho, quinta-feira.
A pesquisa Como o Brasileiro se Informa? Inclui perguntas sobre os canais em que os brasileiros confiam, o papel das redes sociais e como o público está preocupado com o uso de Inteligência Artificial (IA) na disseminação de notícias falsas.
“A pesquisa casa perfeitamente com o momento que a Aner está vivendo, em campanha contra a desinformação e pela efetiva comunicação das instituições e empresas com o público. Saber como o brasileiro se informa é importante para o publisher entender os mecanismos e as dores desse publico e, assim, buscar formas de tornar a comunicação mais acessível e eficiente”, explica a diretora-executiva da Aner, Regina Bucco.
Para a CEO da Fundamento, Marta Dourado, a pesquisa vai ajudar a identificar o nível de confiança dos brasileiros nas diversas plataformas de comunicação:
“Nossa preocupação, enquanto comunicadores, é a grande quantidade de informações que recebemos diariamente, muitas das quais não são confiáveis nem verdadeiras. Por isso, decidimos refazer a pesquisa para entender como as pessoas se informam atualmente e qual é o nível de confiança em cada plataforma de informação”, explica Marta Dourado, CEO da Fundamento Grupo de Comunicação.
Assine a Newsletter Aner! Direto em seu email, WhatsApp ou Telegram,! Clique e assine gratuitamente!
Participantes podem optar por receber o relatório final
Quem participa da pesquisa poderá receber o resultado desta terceira edição assim que estiver finalizado. Para ter acesso a este material com antecipação, os interessados devem optar por receber o a análise completa ao fim do preenchimento do questionário.
“A pesquisa também busca avaliar o impacto da Inteligência Artificial (IA) nesse processo e como as Fake News já afetaram as pessoas e a credibilidade das fontes de notícias. Nosso objetivo é compreender o cenário atual e a evolução da relação das pessoas com as notícias desde nossa primeira edição, em 2017″, complementa Adriana Panzini, head da Fundamento Análises, unidade de negócios responsável pelo projeto.
Para participar, basta acessar o link. A pesquisa é breve, demandando apenas cinco minutos para ser concluída e pode ser respondida de forma anônima. Ao final, os participantes têm a opção de fornecer seus dados de contato para receber o relatório completo.