Perspectivas Aner 2022 – Cenários Jurídico e Político: É preciso estar atento e forte!

Perspectivas Aner 2022 – Cenários Jurídico e Político: É preciso estar atento e forte!

14 de janeiro de 2022
Última atualização: 24 de agosto de 2023
4min
Márcia Miranda

14 de janeiro de 2022

Fake news, ataques à imprensa, desrespeito aos jornalistas, depredação de patrimônio público e privado — como o ataque à Editora Três —, ameaças pelas redes sociais e internet. O retrospecto é grande no número de ataques aos profissionais de imprensa, então, em 2022, como alerta o advogado André Marsiglia Santos, será importante ficar de olho na proteção das redações e de seus funcionários.

O ano de 2022 terá muitas novidades em relação ao panorama político. Em Brasília, a incógnita ainda é grande, como conta o assessor da Aner e da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), Julio Vinha. Pode haver intensificação de votações para tirar o “atraso” do período de pandemia, quando as atividades ficaram praticamente suspensas, mas também pode ser que os parlamentares decidam aguardar o novo cenário político antes de definir os votos.

No entanto, será importante acompanhar de perto questões que são cruciais atualmente para os editores, como as reformas tributária e administrativa e as privatizações.

Veja o que os especialistas assessores da Aner falaram sobre o tema

“Tanto as questões ligadas ao jornalismo no ambiente digital quanto os projetos de lei sobre a remuneração dos veículos pelas plataformas digitais, sobre fake news, desinformação e informação midiática, remuneração de conteúdo não se esgotaram este ano e ficarão para 2022. E há uma questão para os publishers que sem dúvida vai merecer atenção: o enfrentamento de eleições que têm tudo para serem absolutamente concorridas e muito agressivas. Isso vai atingir a imprensa, jornalistas e eles precisarão estar protegidos e bem orientados. Eu entendo que a Aner tenha, em 2022, o compromisso de fazer com que os jornalistas estejam seguros e orientados dos seus direitos para que possam fazer o seu trabalho em meio a eleições acirradas. Para este ano, a Comissão Jurídica seguirá acompanhando os debates sobre os projetos de lei. Estamos preparando também uma obra jurídica ou uma série de eventos relacionados às fake news, eleições e estudando a formatação de um guia prático para editores a respeito dos impactos da LGPD para o mercado editorial.”

André Marsiglia Santos, advogado, consultor da Repórteres Sem Fronteiras e da Aner e idealizador da L+ Speech/Press. Sócio do Lourival J Santos Advogados.

“2022 é ano eleitoral e todas as atenções estarão voltadas para as movimentações políticas, escolha de candidatos e a campanha no segundo semestre. E com isso ficam mais difíceis de tramitar os projetos de lei que sejam mais divergentes ou polêmicos. Mas, por outro lado, como a pandemia atrapalhou muito o processo legislativo, as comissões temáticas praticamente não se reuniram e começaram a voltar ao normal no fim de 2021, ainda com muitas restrições de circulação de pessoas no Congresso, o que dificultou muito nossa atuação. Então, pode ser que este ano os parlamentares queiram mostrar serviço e acelerar a votação de projetos para apresentarem em seus redutos eleitorais. Não é muito fácil fazer previsões por aqui, pois a política tem muitas variáveis e tudo pode mudar de uma hora para outra. Por exemplo, sempre que acontece algum caso que gera comoção, em seguida são apresentados dezenas de projetos de lei sobre o tema. Se as reformas tributária e administrativa e as privatizações não foram aprovadas até agora, em ano eleitoral fica mais difícil. Tentaremos avançar no PL da remuneração de conteúdo jornalístico e no PL das Fake News”.

Júlio Vinha é assessor da Aner em Brasília

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.