Perfil falso no LinkedIn é convidado para entrevista de emprego no Google

Perfil falso no LinkedIn é convidado para entrevista de emprego no Google

7 de junho de 2019
Última atualização: 7 de junho de 2019
Helio Gama Neto

ÉPOCA – 06/06/2019

Não acredite em tudo o que você vê no LinkedIn. Em uma tentativa de demonstrar o quanto é fácil mentir na rede social profissional e criar vínculos com pessoas importantes, o site norte-americano How-To Geek criou um perfil falso, de uma pessoa com cargo falso, em uma empresa real. Com mais de 170 conexões e 100 recomendações, “John” chamou a atenção de um recrutador do Google e recebeu um convite para uma entrevista de emprego.

“Todo mundo fala sobre contas falsas no Facebook e Twitter. O LinkedIn não fez parte dessa discussão, mas a rede social da Microsoft também tem um grande problema”, diz a reportagem.

Quando uma pessoa cria um perfil, o LinkedIn não pede nenhum tipo de confirmação. Isso significa que qualquer um pode dizer que tem um cargo alto em uma grande empresa. No caso do perfil falso criado pelo site, “John” trabalha na HP como “Tecnólogo de Inovação”. Antes de chegar à HP, trabalhou na Exabeam e na Salesforce. Até mesmo a foto usada no perfil é falsa – foi gerada pelo algoritmo thispersondoesnotexist.com.

Além de a rede social não pedir nenhum tipo de confirmação, também não notifica as companhias quando novas pessoas se cadastram como funcionários. Em vez disso, o LinkedIn lista automaticamente o perfil de qualquer usuário que se diga funcionário da empresa na página oficial da companhia.

Caso alguma empresa perceba que há uma pessoa listada em sua página que não deveria estar, é difícil removê-la. Para fazer isso, um funcionário real precisa entrar na página oficial da empresa no LinkedIn, entrar na página de contato e explicar a situação para a rede social. Só o próprio LinkedIn é capaz de remover o funcionário fake.

Conexões
Apesar de seu nome constar na página da HP, havia um problema com o perfil de John – ele não tinha nenhuma conexão com outros funcionários da HP. Para resolver essa questão, o How-To Geek começou a pedir para se conectar, aleatoriamente, com funcionários da empresa.

Ainda que “John” não conhecesse nenhum dos funcionários, em algumas horas já tinha quase 50 conexões. O perfil chegou a receber convites de conexão de funcionários reais.

Com a lista crescente de conexões e histórico de trabalho em empresas de tecnologia, foi só uma questão de tempo até que “John” chamasse atenção. Em vez de perceber que o perfil era falso, o Google achou que ele poderia ser um bom candidato para uma vaga – e “John” recebeu uma mensagem de um recrutador da gigante de tecnologia.

O recrutador afirmou que, com seu histórico, “John” poderia se encaixar em uma vaga aberta recentemente na empresa e o convidou para uma conversa. Segundo a reportagem, o How-
To Geek preferiu não responder a mensagem.


Warning: Undefined array key "" in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 223

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 223
Helio Gama Neto