Artigo: Pelo bom-senso na avaliação dos algoritmos

Artigo: Pelo bom-senso na avaliação dos algoritmos

19 de julho de 2021
Última atualização: 19 de julho de 2021
Márcia Miranda

A crescente dependência de algoritmos para analisar as informações, acompanhada da redução gradual do envolvimento humano, representam questões urgentes de responsabilidade e de respeito pelos direitos humanos. O tema é assunto de artigo da advogada Patricia Peck Pinheiro, sócia do escritório PG Advogados. para ela, “a transparência é indispensável para atingir a ética de dados em projetos que envolvem uso de algoritmos e tudo o que estiver relacionado às decisões pela inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina e robôs. A ideia é evitar vieses no tratamento de dados que possam ser discriminatórios”.

Em seu texto, Patricia cita o caso do documentário “Coded Bias” (2020), dirigido por Shalini Kantayya, que investiga o viés racista e machista da inteligência artificial (IA) por trás dos algoritmos de reconhecimento facial.  Há ainda o livro “Algoritmos de Destruição em Massa”, de Cathy O’Neil, doutora em matemática pela Universidade Harvard. Na publicação, a autora defende que os algoritmos geram injustiças porque se baseiam em modelos matemáticos concebidos para reproduzir preconceitos, equívocos e vieses humanos.

Leia a íntegra do artigo na Proxxima.

 

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.