Paty Gomes: desenvolvimento de produtos orientado pelo público
24 de abril de 2023
A palestrante convidada do Acelerando Negócios Digitais da última terça-feira, dia 18, foi Paty Gomes, diretora de produto e tecnologia do JOTA. Jornalista formada pela Uerj com mestrado em Mídia, Estratégia e Liderança pela Northwestern University, ela falou sobre desenvolvimento de produtos orientado pelo público.
O Acelerando Negócios Digitais é um programa realizado pelo International Center for Journalists (ICFJ) com apoio da Meta e parceria com associações de imprensa brasileiras, como a Aner, ANJ, Abert, ABMD, Ajor e Abraji.
Durante a apresentação pelo Zoom, Paty explicou que o conceito de “produto” ainda está sem desenvolvimento, por ser recente, principalmente no meio jornalístico. Segundo ela, o conceito de produto não é apenas uma “modinha”. “Estamos em uma indústria em crise, em relação ao modelo de produção e de distribuição de conteúdo”, explicou, destacando o fim do monopólio da produção e distribuição da informação e o papel da imprensa neste novo contexto.
“Estamos em um ambiente em que muita gente fala muita coisa o mesmo tempo. A gente (a imprensa) precisa ter as nossas vozes diferenciadas como aqueles que produzem informação qualificada”.
Paty também abordou a concorrência, que hoje não se aplica apenas aos meios que operam nas mesmas plataformas. Ela explicou que o maior concorrente de um jornal pode não ser outro jornal, mas um perfil de TikTok, Instagram, Netflix ou qualquer outra plataforma. E deu a dica da entrevista de Luciana Cardoso para o podcast Product Gurus, em que a especialista fala sobre crise nos modelos de concorrência.
Perguntas básicas sobre desenvolvimento de produto orientado pelo público
Durante a palestra, Paty chamou atenção para algumas características que devem ser observadas na consideração sobre a criação e o desenvolvimento de produtos. Segundo ela, produtos digitais são entregas ou serviços escaláveis que geram valor para o usuário final de forma recorrente e, com isso, trazem faturamento para a organização que o produz. E, se é um produto digital, tem tecnologia.
Em seguida, ela listou alguns pontos importantes a se considerar, em forma de perguntas que devem ser feitas antes de criar um produto:
- Meu assinante quer isso?
- Isso nos ajuda a pagar as contas de maneira recorrente e escalável?
- A gente deve fazer isso?
A especialista também listou perguntas para mitigar os riscos do investimento no novo produto:
- Meu cliente vai comprar ou usar isso?
- Ele vai entender sozinho como usar?
- Esse produto faz sentido com as demais estratégias de negócio da organização?
- Conseguimos construir isso considerando o tempo, os talentos e a tecnologia que temos hoje?
Nesta terça, 25 de abril, será a vez do o CRM e Data Analytics Senior Manager Silvio Dias falar sobre Tomada de decisão baseada em dados. O encontro, exclusivo para os inscritos no programa Acelerando Negócios Digitais, começa a partir das 15h pelo Zoom. Fique atento à distribuição do link em sua caixa de email.
Para dúvidas ou mais informações, mande um email para a gerente de programas do ICFJ Thayane Guimarães, pelo tguimaraes@icfj.org.
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Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.