Paty Gomes: desenvolvimento de produtos orientado pelo público

Paty Gomes: desenvolvimento de produtos orientado pelo público

24 de abril de 2023
Última atualização: 17 de agosto de 2023
4min
Márcia Miranda

24 de abril de 2023

Mulher branca de cabelos castanhos médios e blusa listrada em azul e preto paty gomes falou sobre desenvolvimento de produtos para o Acelerando Negócios Digitais
Paty Gomes, do Jota, deu dicas sobre como pensar e planejar o desenvolvimento de produtos a partir da visão do leitor

A palestrante convidada do Acelerando Negócios Digitais da última terça-feira, dia 18, foi Paty Gomes, diretora de produto e tecnologia do JOTA. Jornalista formada pela Uerj com mestrado em Mídia, Estratégia e Liderança pela Northwestern University, ela falou sobre desenvolvimento de produtos orientado pelo público.

O Acelerando Negócios Digitais é um programa realizado pelo International Center for Journalists (ICFJ) com apoio da Meta e parceria com associações de imprensa brasileiras, como a Aner, ANJ, Abert, ABMD, Ajor e Abraji.

Durante a apresentação pelo Zoom, Paty explicou que o conceito de “produto” ainda está sem desenvolvimento, por ser recente, principalmente no meio jornalístico. Segundo ela, o conceito de produto não é apenas uma “modinha”. “Estamos em uma indústria em crise, em relação ao modelo de produção e de distribuição de conteúdo”, explicou, destacando o fim do monopólio da produção e distribuição da informação e o papel da imprensa neste novo contexto.

“Estamos em um ambiente em que muita gente fala muita coisa o mesmo tempo. A gente (a imprensa) precisa ter as nossas vozes diferenciadas como aqueles que produzem informação qualificada”.

Paty também abordou a concorrência, que hoje não se aplica apenas aos meios que operam nas mesmas plataformas. Ela explicou que o maior concorrente de um jornal pode não ser outro jornal, mas um perfil de TikTok, Instagram, Netflix ou qualquer outra plataforma. E deu a dica da entrevista de Luciana Cardoso para o podcast Product Gurus, em que a especialista fala sobre crise nos modelos de concorrência.

Perguntas básicas sobre desenvolvimento de produto orientado pelo público

Durante a palestra, Paty chamou atenção para algumas características que devem ser observadas na consideração sobre a criação e o desenvolvimento de produtos. Segundo ela, produtos digitais são entregas ou serviços escaláveis que geram valor para o usuário final de forma recorrente e, com isso, trazem faturamento para a organização que o produz. E, se é um produto digital, tem tecnologia.

Em seguida, ela listou alguns pontos importantes a se considerar, em forma de perguntas que devem ser feitas antes de criar um produto:

  • Meu assinante quer isso?
  • Isso nos ajuda a pagar as contas de maneira recorrente e escalável?
  • A gente deve fazer isso?

A especialista também listou perguntas para mitigar os riscos do investimento no novo produto:

  • Meu cliente vai comprar ou usar isso?
  • Ele vai entender sozinho como usar?
  • Esse produto faz sentido com as demais estratégias de negócio da organização?
  • Conseguimos construir isso considerando o tempo, os talentos e a tecnologia que temos hoje?
Card em azul apresenta palestra de Silvio Dias sobre tomada de decisão baseada em dados para o Acelerando negócios Digitais

Nesta terça, 25 de abril, será a vez do o CRM e Data Analytics Senior Manager Silvio Dias falar sobre Tomada de decisão baseada em dados. O encontro, exclusivo para os inscritos no programa Acelerando Negócios Digitais, começa a partir das 15h pelo Zoom. Fique atento à distribuição do link em sua caixa de email.

Para dúvidas ou mais informações, mande um email para a gerente de programas do ICFJ Thayane Guimarães, pelo tguimaraes@icfj.org.

Participe e atualize-se!

Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.

Clique aqui para saber como se associar

Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado, como o Insper e a ComSchool.

Acompanhe nossas redes sociais para ficar em dia com as novidades e assine a nossa newsletter. Clique aqui e saiba como.

Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.