Aner participa do lançamento do Pacto Cenp – O Guia das Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro

Aner participa do lançamento do Pacto Cenp - O Guia das Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro

5 de dezembro de 2024
Última atualização: 5 de dezembro de 2024
3min
Grupo reunido em foto posada em frente ao logo do Cenp durante evento de lançamento do Pacto Cenp em São Paulo
Andrea Weiss (ABOOH); Patricia Alexandre (Sinapro-SP); Sandra Martinelli, (ABA); Luiz Lara, Presidente do Cenp; Regina Bucco (Aner) e Mariana Panhoni (Abap). Imagem: Divulgação
Márcia Miranda

Quarenta e seis anos depois da aprovação do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CBARP), o Fórum de Autorregulamentação do Mercado Publicitário (Cenp), reafirma o dna de autorregulamentação da publicidade brasileira e lança o Pacto Cenp – O Guia das Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro. O documento é um guia de práticas pensadas para construir relações mais sustentáveis entre marcas, agências, veículos e demais agentes da indústria de publicidade. Uma das instituições fundadoras do Cenp, a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) esteve lá, representada pela diretora-executiva Regina Bucco.

O encontro reuniu diversas lideranças de instituições relacionadas ao ecossistema de comunicação, anunciantes e publicidade. Eles ouviram a apresentação da diretora executiva do Cenp,  Regina Augusto, sobre o novo Guia de Boas Práticas para o mercado publicitário.

Pacto Cenp: Boas práticas para nortear o mercado

O Guia foi construído após 18 meses de debates. A iniciativa fala sobre quatro temas: concorrências, transparência, sustentabilidade financeira e planos de incentivo, questões que preocupam o mercado e que costumam despertar opiniões difusas.

A AlmapBBDO criou uma campanha pro-bono para o produto e, durante a leitura do manifesto de apresentação do documento, o vice-presidente de creative insights da empresa, Ricardo Silveira, o Chester, destacou o Pacto como um norteador para as empresas participantes do mercado.

“O Pacto Cenp é um norte, um farol erguido pelo mercado para navegarmos todos de forma autorregulada e perene, mesmo em meio às constantes mudanças apresentadas pelos tempos atuais”

Manifesto do Pacto Cenp

Durante o encontro, o presidente do Cenp, Luiz Lara, agradeceu a presença dos representantes das instituições como a Aner, Abap – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema de Publicidade, Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), Interactive Advertising Bureau (IAB); Federação Nacional de Agências de Propaganda (Fenapro), Sindicato das Agências de Propaganda de São Paulo (Sinapro-SP), entre outras.

Associe-se à Aner e faça parte deste movimento.

Autorregulamentação é marca da publicidade brasileira

A autorregulamentação é um dos aspectos mais marcantes do mercado de publicidade brasileiro, que sempre lutou pelo direito de criar as suas regras, evitando limitações externas. O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CBARP) foi aprovado em 1978 durante o III Congresso Brasileiro de Publicidade, e apresentou-se como contraponto às iniciativas que defendiam a imposição de limites à publicidade, por meio de uma fiscalização dos anúncios.

O código tem sido adaptado às novas demandas sociais, bem como aos novos formatos de publicidade e de comunicação mercadológica resultantes das transformações culturais e tecnológicas provocadas pela convergência midiática.

O Pacto Cenp – O Guia das Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro tem como objetivo promover relações mais sustentáveis e transparentes entre os agentes do ecossistema publicitário brasileiro. Foi elaborado a partir de dois Grupos de Trabalho, compostos por representantes de anunciantes, agências, veículos e elos digitais, que se basearam em guias e documentos produzidos por entidades como ABA, Abap, IAB Brasil, Abracom, Apro e Ampro.

A partir dos temas considerados críticos na atual conjuntura do mercado (Concorrências, Transparência nos processos, Sustentabilidade financeira entre os agentes do ecossistema e Planos de incentivo), o guia sustenta que a ética, a transparência, a sustentabilidade financeira e o respeito à livre iniciativa são os pilares necessários para um mercado saudável.

O Pacto Cenp – O Guia das Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro é gratuito. Clique aqui e baixe o seu.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.