Aner participa do lançamento do Pacto Cenp - O Guia das Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro
Quarenta e seis anos depois da aprovação do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CBARP), o Fórum de Autorregulamentação do Mercado Publicitário (Cenp), reafirma o dna de autorregulamentação da publicidade brasileira e lança o Pacto Cenp – O Guia das Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro. O documento é um guia de práticas pensadas para construir relações mais sustentáveis entre marcas, agências, veículos e demais agentes da indústria de publicidade. Uma das instituições fundadoras do Cenp, a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) esteve lá, representada pela diretora-executiva Regina Bucco.
O encontro reuniu diversas lideranças de instituições relacionadas ao ecossistema de comunicação, anunciantes e publicidade. Eles ouviram a apresentação da diretora executiva do Cenp, Regina Augusto, sobre o novo Guia de Boas Práticas para o mercado publicitário.
Pacto Cenp: Boas práticas para nortear o mercado
O Guia foi construído após 18 meses de debates. A iniciativa fala sobre quatro temas: concorrências, transparência, sustentabilidade financeira e planos de incentivo, questões que preocupam o mercado e que costumam despertar opiniões difusas.
A AlmapBBDO criou uma campanha pro-bono para o produto e, durante a leitura do manifesto de apresentação do documento, o vice-presidente de creative insights da empresa, Ricardo Silveira, o Chester, destacou o Pacto como um norteador para as empresas participantes do mercado.
“O Pacto Cenp é um norte, um farol erguido pelo mercado para navegarmos todos de forma autorregulada e perene, mesmo em meio às constantes mudanças apresentadas pelos tempos atuais”
Manifesto do Pacto Cenp
Durante o encontro, o presidente do Cenp, Luiz Lara, agradeceu a presença dos representantes das instituições como a Aner, Abap – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema de Publicidade, Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), Interactive Advertising Bureau (IAB); Federação Nacional de Agências de Propaganda (Fenapro), Sindicato das Agências de Propaganda de São Paulo (Sinapro-SP), entre outras.
Associe-se à Aner e faça parte deste movimento.
Autorregulamentação é marca da publicidade brasileira
A autorregulamentação é um dos aspectos mais marcantes do mercado de publicidade brasileiro, que sempre lutou pelo direito de criar as suas regras, evitando limitações externas. O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CBARP) foi aprovado em 1978 durante o III Congresso Brasileiro de Publicidade, e apresentou-se como contraponto às iniciativas que defendiam a imposição de limites à publicidade, por meio de uma fiscalização dos anúncios.
O código tem sido adaptado às novas demandas sociais, bem como aos novos formatos de publicidade e de comunicação mercadológica resultantes das transformações culturais e tecnológicas provocadas pela convergência midiática.
O Pacto Cenp – O Guia das Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro tem como objetivo promover relações mais sustentáveis e transparentes entre os agentes do ecossistema publicitário brasileiro. Foi elaborado a partir de dois Grupos de Trabalho, compostos por representantes de anunciantes, agências, veículos e elos digitais, que se basearam em guias e documentos produzidos por entidades como ABA, Abap, IAB Brasil, Abracom, Apro e Ampro.
A partir dos temas considerados críticos na atual conjuntura do mercado (Concorrências, Transparência nos processos, Sustentabilidade financeira entre os agentes do ecossistema e Planos de incentivo), o guia sustenta que a ética, a transparência, a sustentabilidade financeira e o respeito à livre iniciativa são os pilares necessários para um mercado saudável.
O Pacto Cenp – O Guia das Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro é gratuito. Clique aqui e baixe o seu.