Os dez profissionais de Mídia de 2019

Os dez profissionais de Mídia de 2019

18 de dezembro de 2019
Última atualização: 18 de dezembro de 2019
Helio Gama Neto

MEIO&MENSAGEM – 18/12/2019

Como faz anualmente, Meio & Mensagem destaca os profissionais que, pelo estilo de trabalho, características de gestão e pelos avanços conquistados em sua respectivas empresas e áreas de atuação, contribuíram para o avanço e a qualificação da indústria de comunicação.

A lista dos dez profissionais de veículos e de plataformas de mídia apresentada abaixo foi elaborada de acordo com critérios editorais de Meio & Mensagem. Os nomes dos profissionais são apresentados em ordem alfabética.

Adriana Cacace
Em meados de 2018, poucos meses após abraçar a missão de expandir a Flix Media na América Latina, Adriana Cacace recebeu a notícia de que seu diretor-geral para o Brasil estava saindo do posto, rumo a um novo desafio. Ela passou, portanto, a acumular a direção da operadora de mídia em cinemas tanto local como regionalmente. Desde então, a empresa aumentou sua cobertura para 1.886 salas, chegando a mais de 100 milhões de pessoas, além de vender espaços em sites especializados, com 16 milhões de usuários únicos. O aplicativo de programação da Flix, o Alfred, iniciou os testes ainda em 2017, mas escalou neste ano, chegando a 370 mil cadastros. A bilheteria de 2019 já bateu o ano passado e, a julgar pela perspectiva de blockbusters para 2020, o meio deve seguir crescendo em relevância para o mercado. A Flix Media, que concorreu ao Caboré 2019 como Veículo – Plataforma de Mídia, não poderia ter melhor comando para este momento desafiante do que a própria fundadora, Adriana Cacace, que conhece o mercado como poucos: ela também fez parte da primeira equipe da Cinemark no Brasil, onde ficou por 13 anos na liderança de marketing.

Antonio Guerreiro
Ao perceber que seu vice-presidente de jornalismo e executivo de longa data, Douglas Tavolaro, estava deixando a Record para iniciar a CNN Brasil, o grupo logo anunciou Antonio Guerreiro para o cargo. Nada mais justo, já que o jornalista tem dez anos de experiência na casa, tendo sido um dos fundadores do portal R7 e principal responsável pela estrutura dos projetos digitais da Record em seus diversos ativos, até chegar a superintendente de estratégia multiplataforma. Guerreiro aproveitou a nova responsabilidade para aumentar o tempo dedicado ao jornalismo ao vivo, com extensão do Balanço Geral e novas inserções do Jornal da Record na grade linear. Sua liderança também se destacou na cobertura dos Jogos Panamericanos de Lima, em julho, envolvendo TV aberta, PlayPlus, Record News, R7 e plataformas sociais. Ainda em 2019, Guerreiro criou uma diretoria de criação, conferindo a Rogério Gallo, ex-Turner e Band, a missão. E coordenou a reestruturação do próprio R7 na sua celebração de uma década de vida.

Daniel Simões
Há um ano, Daniel Simões subia ao palco do Caboré, acompanhado do sócio Alexandre Guerrero, para receber a coruja de Plataforma de Mídia. Neste mês, o executivo voltou ao mesmo lugar para pegar seu troféu de Dirigente da Indústria da Comunicação. É natural, portanto, que o CEO da Eletromidia retorne a esta lista. Em 2019, a empresa reforçou o time de lideranças, contratando novos executivos comerciais e um chief information officer, indispensáveis a uma empresa que tem investido constantemente no crescimento de seu inventário, especialmente telas digitais, nas diversas praças que administra. A operadora pertencente ao fundo HIG está, ao mesmo tempo, na causa e no sintoma do alto desenvolvimento do setor de out-of-home no Brasil: ao lado de empresas como Elemidia e JCDecaux, destacadas por Daniel em seu discurso do Caboré, a Eletromidia ajudou a consagrar o OOH como terceira força de mídia do Brasil segundo o Cenp-Meios, com 11,4% do share de investimento em publicidade no País.

Debora Nitta
Além dos mais de 20 anos dedicados a agências de publicidade, as credenciais mais evidentes para Debora Nitta receber o Caboré 2019 como Profissional de Veículo são sua atitude e liderança como executiva de uma das principais forças da mídia digital no Brasil. A head de agências do Facebook não só teve reconhecido seu talento do outro lado do balcão, como tem sido voz ativa pelo debate a favor de maior diversidade e igualdade de gêneros na indústria da comunicação. Women to Watch Brasil em 2018, a ex-VP de planejamento da WMcCann também teve passagens por Talent, Lew’Lara, Talent e Banco Real. Na plataforma social, direcionou sua experiência e inteligência na colaboração com clientes em estratégias que colocou a unidade brasileira de publicidade do Facebook entre as principais do mundo. Na nova posição, também foi responsável por implantar no Brasil eventos como o Creative House (reunindo líderes da comunidade criativa brasileira), o Agency Women’s Leadership Day (encontro com líderes mulheres da indústria da comunicação) e o Planners’ Day (dedicado aos profissionais de planejamento).

Eduardo Schaeffer
Diretor de negócios integrados na Globo há poucos meses, Eduardo Schaeffer passa, em janeiro próximo, a diretor de soluções integradas em publicidade. As seguidas mudanças traduzem parte da importância que o executivo tem hoje na estratégia do grupo. À frente da área comercial, que passou a atender a clientes e agências de forma mais integrada e criativa, a reestruturação chamada “Uma Só Globo” passou a fazer completo sentido. Não só pela liderança de Schaeffer, mas também pela experiência em tecnologia e dados que traz ao novo comando da Globo. O executivo e sua equipe passaram a entregar a anunciantes ações, campanhas e formatos inovadores, integrando entretenimento e publicidade, flexibilizando o tempo das inserções, aumentando a distribuição multicanal e abrindo novas possibilidades de interação entre talentos e marcas. O executivo começou sua história no grupo como diretor de produto no Zap Imóveis, passando a seu CEO em 2011 e a chairman em 2017. Antes de assumir a diretoria de negócios integrados, em março, Schaeffer criou e dirigiu a área de big data da própria Globo, no ano passado.

Fiamma Zarife
Diretora geral do Twitter no Brasil, Fiamma Zarife teve muitas comemorações em 2019. Com o tema do posicionamento global lançado no início do ano, “Comece pelas Pessoas”, a empresa reformulou diversas de suas soluções voltadas a marcas e parceiros de conteúdo, muitas com entregas no País, como o ArtHouse, que une creators e produção em vídeo, e o Twitter Next, área que reúne criativos, programadores e outros especialistas no desenvolvimento de estratégias de marca. Novos formatos de anúncios em vídeo, com viewability mais flexível segundo as necessidades do cliente, também foram anunciados. Em conteúdo, antigos projetos, como o MasterChef da Band, foram reforçados, e novos parceiros, como CBF e Fox, entraram no timeline. O Brasil tem sido, ainda, parte importante do crescimento global da plataforma que vem, desde 2017, registrando números positivos tanto em receita publicitária como de usuários monetizáveis. Não por acaso, Fiamma esteve entre as Women to Watch 2019, não só por reconhecimento a seu trabalho hoje no Twitter, mas por sua carreira, tendo sido executiva de empesas como Petrobras, Oi, Claro e Samsung.

Laís Bodanzky
Premiada por filmes como Bicho de Sete Cabeças e Como Nossos Pais e gestora de projetos como o Cine Tela Brasil — que por 15 anos exibiu filmes nacionais em periferias brasileiras — Laís Bodanzky recebeu dois importantes convites este ano. Passou a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que define os ganhadores do Oscar, e se tornou presidente da Spcine, a empresa de fomento ao audiovisual paulistano. Além de lidar com editais e programas de incentivo ao cinema, Laís gere uma das principais praças de produção publicitária. A promoção institucional do potencial audiovisual de São Paulo tem sido essencial no aumento da locação publicitária, que já supera outros tipos de produções (desde 2016, contou mais de 1,3 mil peças, a maior média do País). A Spcine também lançou recentemente um plano para estimular a participação de mulheres e negros no mercado audiovisual e um incentivo a filmagens internacionais que prevê reembolso de até 30% a produções que usarem a cidade como cenário. O futuro incerto da Ancine aumenta ainda mais a relevância de agências municipais como a que Laís hoje comanda.

Marcela Doria
Com experiência na área de pesquisa e análise de dados em programadoras de TV paga, especialmente Discovery e ESPN, Marcela Doria vinha liderando esse departamento no Twitter há mais de três anos quando recebeu, em outubro de 2018, uma proposta de impacto em sua carreira. Hoje, como vice-presidente de dados e insights da Turner para América Latina, ela também responde pela operação geral no Brasil, ao lado de Juan Balassanian, VP de distribuição, e Felipe Stefani, VP de ad sales. Junto ao presidente para a região, Whit Richardson, Marcela está entre os principais contatos com a sede, em Atlanta, no trâmite que envolve a finalização da compra da programadora pela AT&T, que esbarra em marcos regulatórios brasileiros no que diz respeito à operadora Sky. Enquanto isso, a executiva supervisiona as estratégias de dados e pesquisas do grupo que, entre outras iniciativas, vê crescer no Brasil o projeto de canais super station, investe na expansão da Xandr, empresa de mídia programática do grupo AT&T, e testemunha a estruturação da marca CNN, que chega ao Brasil como um licenciamento independente.

Mauricio Kotait
Um dos indicados ao Caboré de 2019 na categoria Profissional de Veículo, Mauricio Kotait lidera a operação da Viacom Networks no Brasil há dois anos. Apesar do curto tempo, o executivo e sua equipe já acumulam importantes conquistas para diversas marcas da casa. Fizeram no País duas edições do prêmio Miaw e resgataram o formato Acústico para a MTV. Exportaram o Porta dos Fundos para o México e, com o grupo, ganharam um Emmy internacional e acertaram uma parceria de conteúdo com o Facebook Watch. Também com a plataforma social, o Comedy Central — que anunciou seu primeiro festival de humor no Brasil este ano — coproduzirá uma atração. Institucionalmente, a Viacom acertou uma parceria com a Prime Video, lançou o streaming Paramount+ e prepara a chegada da plataforma de distribuição digital multicanal Pluto TV. A reunião da programadora à rede americana CBS, anunciada em agosto, traz ainda mais desafios, mas nada que Kotait já não venha exercitando desde sua chegada à Viacom, em 2017.

Patricia Muratori
Patricia Muratori está no Google desde 2013 e, antes de assumir a liderança do YouTube no Brasil no início deste ano, foi a principal executiva de vendas para as áreas de telecom e varejo da gigante de buscas. Hoje, ela supervisiona os negócios da plataforma de vídeo em todos seus verticais e as estratégias de conteúdo e parcerias. Graças ao enorme crescimento do consumo de vídeo digital, o YouTube se tornou uma das principais receitas do Google, sendo a casa de criadores com dezenas de milhões de seguidores, ferramenta de distribuição de conteúdo extra de centenas de publishers e uma plataforma central no relacionamento de marcas com consumidores. Neste ano, estreou no Brasil suas produções originais, apresentou o hub de auxílio de agências Creative Hacks e anunciou uma versão local do YouTube Works Awards, que premiará campanhas, a partir de 2020. Com os novos projetos e iniciativas, Patricia reforça o talento de quem já ganhou um Caboré como Profissional de Mídia em 2011, quando era diretora da área na DM9DDB.


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Helio Gama Neto