O novo departamento essencial para empresas de mídia

O novo departamento essencial para empresas de mídia

26 de julho de 2021
Última atualização: 26 de julho de 2021
Márcia Miranda

Relatório da International News Media Association (INMA) destaca necessidade de criação de um departamento que integre os jornalistas e profissionais de marketing, publicidade e tecnologia. O novo departamento é fruto das necessidades dos veículos de se adaptarem às novidades tecnológicas e encontrarem caminhos mais eficientes para permitir que a notícia atinja o seu público.

Segundo o relatório, que se chama “How Product Is Leading Media’s New Growth Path”  (Como o produto está liderando o novo caminho de crescimento da mídia), independentemente da estrutura organizacional, todos os departamentos contribuem para o produto e muito do sucesso da equipe de produto depende da cultura e da comunicação.

“Produto é o tecido conectivo entre engenharia, editorial, desenvolvimento de negócios, finanças, vendas e marketing”, diz Lippe Oosterhof, chefe de produto do Yahoo News Lifestyle and Entertainment. “Portanto, é essencial entender como as várias partes interessadas pensam e operam.”

Associados da INMA podem ler o relatório aqui.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.