“Na luta contra o coronavírus, a humanidade precisa de lideranças globais”, diz Yuval Harari

"Na luta contra o coronavírus, a humanidade precisa de lideranças globais", diz Yuval Harari

19 de março de 2020
Última atualização: 19 de março de 2020
Helio Gama Neto
ÉPOCA NEGÓCIOS – 19/03/2020

Para enfrentar uma pandemia como a causada pelo coronavírus, as nações devem se unir, em vez de se distanciar. O filósofo e escritor Yuval Harari fez essa afirmação no início do mês, em entrevista. Alguns dias depois, já com a proliferação do coronavírus ainda mais contundente ao redor do mundo, Harari voltou a defender a globalização, em artigo publicado na Time.

Na sua visão, culpar a globalização pela pandemia é um erro. “Dizem que a única maneira de se prevenir contra epidemias é ‘desglobalizar’ o mundo, construindo muros, restringindo viagens, reduzindo o comércio. No entanto, enquanto quarentenas, no curto prazo são importantes para interromper as epidemias, o isolamento no longo prazo nos levará a um colapso econômico, sem oferecer nenhum tipo de proteção real contra doenças”, diz. “O verdadeiro antídoto para epidemias não é a segregação, é a cooperação”, afirma.

Para defender o seu argumento, Harari afirma que a incidência e o impacto de epidemias nos últimos séculos caiu drasticamente. “Apesar dos casos horrendos como o da Aids e do ebola, as epidemias do século 21 mataram muito menos humanos quando comparado proporcionalmente com a Idade da Pedra”, diz. No seu entendimento, um fator fez toda a diferença com o decorrer dos anos: a informação. “A melhor defesa para os seres humanos contra as doenças não é o isolamento, é a informação.”

“Enquanto pessoas na Idade Média nunca descobriram a causa da chamada peste negra, demorou duas semanas para que cientistas identificassem o novo coronavírus, fizessem sequenciamento do seu genoma e desenvolvessem um teste confiável para identificar novos contaminados”, diz.

O que fica de lição
Para Harari, o principal aprendizado da pandemia é sobre fronteiras. “A história mostra que a verdadeira proteção vem do compartilhamento de conhecimento científico confiável, e da solidariedade global. Quando um país enfrenta uma epidemia, ele não deve ter medo de compartilhar tudo que sabe sobre ela por questões econômicas.”

Outro ponto relevante para o escritor é que a humanidade enfrenta uma crise de confiança. “Na luta contra o coronavírus, a humanidade carece de lideranças”, diz. Para vencer uma epidemia, as pessoas precisam confiar em experimentos científicos e nas autoridades; e países precisam confiar em outros países. “Nos últimos anos, políticos irresponsáveis deliberadamente fizeram pouco da ciência. Como resultado, agora estamos enfrentando uma crise e não temos líderes globais capazes de nos inspirar e de organizar uma resposta global à altura do problema.”


Warning: Undefined array key "" in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 223

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 223
Helio Gama Neto