Movimento slow media: Pare de alimentar a máquina de notícias

Movimento slow media: Pare de alimentar a máquina de notícias

6 de setembro de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
2min
Márcia Miranda

06 de setembro de 2021

Artigo na WAN-IFRA chama atenção para um movimento que está nascendo para alertar sobre o excesso de lixo produzido no noticiário. Em busca de audiência e engajamento, as empresas de comunicação e principalmente produção de conteúdo editorial colocam seus jornalistas para alimentar dezenas de canais ao mesmo tempo, se esquecendo da qualidade do produto. Afinal, vale a pena?

Inspirado no Movimento Slow Food, que busca alimentos de qualidade, produzidos de uma forma que não prejudique o meio ambiente, tenham um preço acessível e dêem um retorno justo aos seus produtores, Peter Laufer, um premiado autor e jornalista, lançou seu Movimento Slow News – uma abordagem “mais saudável” ao jornalismo, oferecendo ao público uma dieta de notícias equilibrada e nutritiva.

Segundo Laufer, postagens em mídias sociais, vídeos, podcasts, blogs, reportagens de TV e rádio são muito barulho por nada.

“Apenas fazer mais barulho em mais plataformas não é útil para o jornalista”, diz o autor, destacando que são tantas atribuições, que o jornalista “não tem tempo para pensar e mal tem tempo para reportagens reais”. E continua:  “Reportagem de forma incremental só leva a um desperdício de emoção e cria uma sensação de ansiedade constante no público.”

Clique aqui e leia mais na WAN-IFRA.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.