Morre Cristina Chacel, jornalista e escritora, aos 61 anos

Morre Cristina Chacel, jornalista e escritora, aos 61 anos

29 de julho de 2020
Última atualização: 29 de julho de 2020
Helio Gama Neto

O GLOBO – 29/07/2020

Morreu, nesta terça-feira, a jornalista e escritora Cristina Chacel, aos 61 anos. Ela lutava contra um câncer. Por 20 anos, a jornalista carioca Cristina Chacel trabalhou em grandes redações, como Última Hora, Jornal do Brasil e O GLOBO. A partir do início dos anos 1990, seguiu carreira independente, com trabalhos de comunicação corporativa, marketing político e projetos editoriais. Com as jornalistas Flavia Cavalcanti e Elane Maciel, criou a Letra Viva Comunicação.

Cristina tinha particular orgulho do livro “Seu amigo esteve aqui”, que narra a história de Carlos Alberto Soares Freitas, militante político assassinado na Casa da Morte, em Petrópolis (RJ), na década de 1970. Conhecido como Breno, ele era dirigente da organização VAR-Palmares, que lutava contra a ditadura militar. Lançado em 2012, o livro desvendou um capítulo importante da história recente do Brasil, e é retrato da militância política de Cristina. Ela relatou a história na Feira Internacional do Livro de Paraty (Flip) em 2018, por conta dos 50 anos de maio de 1968.

Com o fotógrafo Custódio Coimbra, seu companheiro de vida, realizou muitos projetos, entre os quais se destaca “Guanabara, espelho do Rio”. Em mais de 200 fotos perfeitamente casadas, como sempre, com o texto de Cristina, faz uma vigorosa defesa da Baía, mostrando suas belezas, suas mazelas, sua potência. A dupla produziu também o livro “Rio de cantos mil” e inúmeras reportagens em viagens pelo Brasil. Outros livros de Cristina são “Janelas abertas”, sobre a Companhia Siderúrgica Nacional, em parceria com o fotógrafo Rogério Reis; “O tatu saiu da toca”, sobre a internacionalização da Petrobras; “Arte e Ousadia – o Brasil na coleção Sattamini”, com Luis Camilo Osório; e “O colecionador”, sobre o marchand Jean Boghici, com Luciano Migliaccio e Fernanda Terra. Ela e Custódio estavam trabalhando em um projeto de valorização da cultura popular brasileira.

PUBLICIDADE

Cristina dirigiu a Comunicação do governo de transição de Benedita da Silva. Como diretora de Comunicação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário, foi responsável pelo Programa Rio Economia Solidária – Rio Ecosol.

Cristina era casada com o fotojornalista Custódio Coimbra e deixa quatro filhos e três netos. O corpo da jornalista será cremado nesta quarta-feira, 29 de julho.


Warning: Undefined array key "" in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 223

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 223
Helio Gama Neto