Monetização de conteúdos: Internet à la carte no pós-pandemia

Monetização de conteúdos: Internet à la carte no pós-pandemia

16 de agosto de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
2min
Márcia Miranda

16 de agosto de 2021

Artigo de Neal Rothschild  e Sara Fischer na Axios fala sobre a tendência de monetização de conteúdos que tem transformado a internet em nichos de público. O artigo compara o movimento ao que ocorreu com a TV, durante a década de 1980, com a criação da TV a cabo.

Segundo dados da Piano, uma empresa especializada em assinaturas de editoras, os paywalls de editoras de notícias decolaram em 2020 e têm visto ganhos sustentados desde então, com aumento de clientes durante a pandemia. Aos poucos, os usuários estão encontrando acesso pago em uma variedade de mídias, descobrindo que agora devem pagar por conteúdo que antes era gratuito.

Desde março de 2020, o número de consumidores que disseram estar dispostos a pagar por cinco ou mais serviços de streaming, incluindo aí os canais de TV por streaming, aumentou de 9% para 16%, de acordo com dados do último Video Entertainment Study da Magid. Menos pessoas disseram estar dispostas a gastar dinheiro em apenas um serviço. 

Até mesmo os podcasts estão entrando na onda dos acessos pagos. Apple e Spotify já adicionaram recursos de podcasts pagos e compraram direitos exclusivos de séries em áudio. 

Ainda não se sabe se isso é positivo ou negativo para a população que consome notícias, mas o fato é que produção e checagem de informações sem um modelo de negócio que permita sustentabilidade é praticamente impossível.

Webinar da Aner discute o tema monetização através de paywall

A monetização de conteúdo será o tema do Webinar dentro do ciclo promovido pela Aner nesta quarta-feira, 18. Participam do debate  “Paywall sem informação constante não serve pra nada?” o CEO do UOL Conteúdo e Serviços, Paulo Samia;  o consultor de conhecimento do consumidor,  analytics e assinaturas digitais André Furlanetto; e o  diretor de Vendas e Desenvolvimento de Audiência da Globo, Silvio Dias.

Saiba neste link como assistir e conheça os outros episódios da série “O Futuro já passou”.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.