Monetização de conteúdos: Internet à la carte no pós-pandemia
16 de agosto de 2021
Artigo de Neal Rothschild e Sara Fischer na Axios fala sobre a tendência de monetização de conteúdos que tem transformado a internet em nichos de público. O artigo compara o movimento ao que ocorreu com a TV, durante a década de 1980, com a criação da TV a cabo.
Segundo dados da Piano, uma empresa especializada em assinaturas de editoras, os paywalls de editoras de notícias decolaram em 2020 e têm visto ganhos sustentados desde então, com aumento de clientes durante a pandemia. Aos poucos, os usuários estão encontrando acesso pago em uma variedade de mídias, descobrindo que agora devem pagar por conteúdo que antes era gratuito.
Desde março de 2020, o número de consumidores que disseram estar dispostos a pagar por cinco ou mais serviços de streaming, incluindo aí os canais de TV por streaming, aumentou de 9% para 16%, de acordo com dados do último Video Entertainment Study da Magid. Menos pessoas disseram estar dispostas a gastar dinheiro em apenas um serviço.
Até mesmo os podcasts estão entrando na onda dos acessos pagos. Apple e Spotify já adicionaram recursos de podcasts pagos e compraram direitos exclusivos de séries em áudio.
Ainda não se sabe se isso é positivo ou negativo para a população que consome notícias, mas o fato é que produção e checagem de informações sem um modelo de negócio que permita sustentabilidade é praticamente impossível.
Webinar da Aner discute o tema monetização através de paywall
A monetização de conteúdo será o tema do Webinar dentro do ciclo promovido pela Aner nesta quarta-feira, 18. Participam do debate “Paywall sem informação constante não serve pra nada?” o CEO do UOL Conteúdo e Serviços, Paulo Samia; o consultor de conhecimento do consumidor, analytics e assinaturas digitais André Furlanetto; e o diretor de Vendas e Desenvolvimento de Audiência da Globo, Silvio Dias.
Saiba neste link como assistir e conheça os outros episódios da série “O Futuro já passou”.