Mauricio de Sousa Produções agora é associada à Aner
29 de agosto de 2022
A Mauricio de Sousa Produções agora faz parte da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner). O acordo vinha sendo negociado desde o mês passado e abre portas para novas ações que a Aner pretende realizar no âmbito da inovação e da educação midiática.
“Considero trazer o Maurício de Sousa uma vitória institucional da Aner, porque a marca representa uma empresa de mídia bem-sucedida e em constante transformação, que pode ser uma inspiração para muitos editores”, disse Regina Bucco diretora-executiva da Aner, responsável pela negociação e apaixonada pelos personagens de Maurício.
Sucesso multiplataformas
Nascida a partir da criatividade do cartunista Mauricio de Sousa, a empresa teve origem nos personagens internacionalmente conhecidos da Turma da Mônica. A trupe, que encanta pequenos e adultos com suas histórias que marcaram gerações ultrapassou as barreiras dos impressos, ocupou telas de cinema e teatros, chegou às prateleiras através de produtos comestíveis, veterinários, de higiene pessoal e de uso recorrente licenciados com personagens da marca.
Virou parque temático e, com a internet, ultrapassou todas as fronteiras entre países. A turma da Mônica é game, é live action na Amazon, tem episódios de desenhos animados na HBO e 10 temporadas disponíveis da Monica Toy no Canal Monica Plus do YouTube, com mais de 1,3 milhão de seguidores. A empresa também investe nas redes sociais, com perfis dedicados ao público infantil, jovem que reúnem mais de 1,2 milhão de seguidores e o Monica Plus, em inglês, com mais de 1,3 milhão de seguidores pelo mundo.
Clique aqui e veja uma galeria de fotos em nosso Instagram
Outro sucesso nas redes é a Sessão Terapets, sequência de vídeos em que o veterinário Alexandre Rossi, o Dr Pet, comenta os principais problemas e cuidados com os animais de estimação. A produção abre portas para uma série de serviços e produtos licenciados para animais, como patês, petiscos e brinquedos para animais.
Conversamos com Rodrigo Paiva, que há 26 anos trabalha na empresa e atualmente é conselheiro do Instituto Mauricio de Sousa, para saber o porque da associação à Aner.
Por que a Mauricio de Sousa Produções resolveu se associar à Aner?
A Mauricio de Sousa Produções é líder do mercado brasileiro de revistas em quadrinhos, com 89% de participação. O meio revista é fundamental para nosso contato com o público, seja nas bancas, pontos de venda alternativos ou via assinaturas, físicas ou digitais. Também estamos em plataformas digitais de revistas e print on demand, inclusive fora do Brasil. Por meio dos gibis, atingimos milhões de leitores todos os meses, sendo reconhecidos por mais de 85% da população brasileira como influenciadores do hábito da leitura. Se hoje tantos brasileiros levantam a mão quando Mauricio pergunta quem aprendeu a ler com a Turma da Mônica, muito se deve à força das revistas.
Quais são as expectativas da empresa com essa associação?
Acreditamos que, como líderes de mercado, temos responsabilidade de estarmos sempre alinhados com melhores práticas e exercer uma influência positiva nesse sentido. Para isso, entendemos que o melhor caminho é fazer parte de associações com a força e credibilidade da Aner. Hoje a MSP integra também a Abral (Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens), a CBL (Câmara Brasileira do Livro) e é signatária do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).
O trabalho de vocês está em diversas plataformas no Brasil e no mundo. Poderia explicar um pouco sobre como essas oportunidades são planejadas e organizadas dentro da empresa?
As histórias de Mauricio de Sousa sempre estiverem onde seus leitores estão. No início foram as tiras de jornal, depois as revistas em quadrinho, cinema, desenhos animados na TV aberta e por assinatura, além de homevideo, videogames etc. Com o advento da internet e das plataformas digitais, entre elas os streamings, além dos games e apps, a Turma da Mônica ganhou novos pontos de contato com seu público, que hoje é formado por quatro gerações. Acreditamos na convivência de várias plataformas, cada uma com seu espaço, e planejamos estrategicamente nossa presença em cada uma delas. No ano passado, lançamos 29 títulos de revistas, que somam mais de 5 mil páginas por ano. Em livros, só no último ano, foram 2,8 milhões de exemplares. No YouTube, para citar um exemplo, temos 18,5 bilhões de visualizações, além de estarmos em mais de 4 mil produtos licenciados, com mais de 150 empresas nos mais variados segmentos. Essa visibilidade também reverte em novos leitores para as revistas, contribuindo como estímulo a alfabetização.
Se você também quer fazer parte da Aner e trocar informações com publishers e editoras do mercado nacional e internacional entre em contato!