Lulu Skantze: inteligência artificial foi uma das estrelas do FIPP World Media 2024

Lulu Skantze: inteligência artificial foi uma das estrelas do FIPP World Media 2024

10 de junho de 2024
Última atualização: 17 de setembro de 2024
4min
No palco do FIPP World Media Congress Juan Senor aparece em contraluz, homem branco usando terno bege e fala sobre inteligência artificial
Juan Señor é um dos destaque de Lulu Skantze, no evento
Márcia Miranda

Olá, eu sou Lulu Skantze e recebi um convite superespecial da Regina Bucco durante a FIPP 2024, em Cascais. Eu sou sócia fundadora da revista inglesa Storytime, uma revista infantil de histórias que, além da edição impressa em cinco países, incluindo Reino Unido e China, também oferece audiobooks e versões digitais da revista e das atividades.

Conhecer a Regina e trocar figurinhas sobre o que está rolando no mercado editorial aí no Brasil e o que rola aqui nos deu essa ideia: que tal trazer essas informações e compartilhar na Newsletter Aner?
Participo de várias associações e grupos na Inglaterra e em Amsterdã, onde moro agora, e estive na FIPP com o International Magazine Centre.

Trata-se de uma associação britânica para editoras independentes e revistas indies. Desde que foi criado, ele tornou o mercado e os eventos muito mais inclusivos e expôs a diversidade de conteúdo que tem rolado no Reino Unido.

Mas isso é história para outra newsletter! Hoje vamos falar da FIPP!

FIPP World Media 2024: networking intenso

O Fipp World Media 2024 é um dos mais exclusivos eventos do circuito editorial, porque visa a promover o networking, a troca de experiências entre editoras do mundo todo e um insight nas tendências e tópicos atuais. É sempre uma experiência intensa, pois são dois dias e dois palcos sempre em atividade, com palestras e painéis. Mas tudo isso de maneira intimista, então dá pra conversar bastante.

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Este ano o tema foi IA… e isso já era de se esperar. Como disse o apresentador na FIPP, a disputa de quem aparece mais em citações na internet está entre Taylor Swift e Inteligência Artificial…rs
Os temas mais citados e perguntas mais frequentes foram:

– Regulamentação da IA, o que está dando certo e o que está dando errado

– Como monetizar com essas mudanças e as novas oportunidades

– Qual ameaça da IA para os criativos.

Juan Señor e o cookieapocalypse

Para mim, uma das palestras mais informativas foi a do Juan Señor, presidente da Innovation Media Consulting no Reino Unido, que apresentou os dados do World Media Report 2024-2025 publicados para o evento. O material, feito para o Fipp World Media 2024, está disponível para download pago aqui. Ao todo, são mais de 120 páginas de conteúdo.

Achei muito interessante ele ter abordado o “cookiepocalypse” e a perda da propaganda digital e de toda a informação que permitia a personalização dos anúncios.

Achei otimista a sugestão de que isso fará o controle dos dados passar das plataformas para as editoras, que, por sua vez, poderão ter muito mais controle e serem mais efetivas nos seus targets de anúncios.

E, ainda melhor, muitos dos dados serão gerados por conteúdo (eventos, newsletters, assinaturas), o que pode fazer o setor crescer, aumentando o poder dos criadores (ao invés das plataformas). A Folha de São Paulo aparece como case study na página 61.

Seguindo nessa linha, ele também expandiu para o business model ideal de cada tipo de publicação, lembrando que a diversificação é necessária para qualquer mídia sobreviver, hoje. Usando o gráfico de 1/3: deve ser 1/3 anúncios, 1/3 vendas e o outro 1/3 diversificação – seja educacional, eventos, licenciamento etc. Tem muito conteúdo nesse report – mas é um ótimo resumo de tudo que foi discutido.

Por hoje, ficamos por aqui. No nosso próximo encontro trarei mais destaques desse evento sensacional de Cascais!

Até breve!

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.