Google anuncia dois projetos para jornalistas no Café com Aner

Google anuncia dois projetos para jornalistas no Café com Aner

26 de abril de 2022
Última atualização: 24 de agosto de 2023
4min
Andrea Fornes convidou os editores para participar dos Programas do Google
Márcia Miranda

26 de abril de 2022

mulher em contraluz em frente a uma janela durante reunião no aplicativo Zoom
Andrea Fornes convidou os editores para participar dos Programas do Google. Imagem: reprodução de internet

Quem participou do Café com Aner na tarde da terça-feira, 26 de abril, soube diretamente da líder do time de Parcerias e Produtos de notícias e livros do Google para América Latina, Andrea Fornes, quais são as novas iniciativas do Google para fomentar o mercado editorial no Brasil.

Durante o bate-papo, Andrea falou das principais ferramentas do Google para Editores, como o Google Notícias, Google Discover, o Destaques e o Assine com Google. Além de trocar contatos com os editores, para futuras consultas, ela falou sobre as novidades que acabaram de ser anunciadas pela empresa no Brasil.

A primeira é a 3ª. edição do Desafio de Inovação, um concurso que vai dar aos editores até US$250 mil para projetos de inovação. A segunda, o Programa Jogo Limpo, dará bolsas de até US $25.000 por projeto e três meses de mentoria para ações relacionadas a checagem de fatos e redução da disseminação de informações enganosas no período eleitoral.

O que é o Desafio de Inovação do Google?

Desafio de Inovação capacita organizações de notícias de todo o mundo que possuem projetos inovadores em jornalismo digital. O Google financiará até US$ 250.000 para projetos selecionados.

Veja aqui alguns dos projetos já selecionados pelo desafio

Outro objetivo do Desafio de Inovação é capacitar e expandir o conhecimento relacionado à inovação no jornalismo, estimulando os participantes à liderança neste segmento. O Desafio de Inovação está aberto a organizações de todos os tamanhos, incluindo freelancers.

As inscrições podem ser feitas em português no site do projeto. O prazo vai até o dia 7 de junho às 23:59 Central Time Zone (no Brasil, 1h59 da madrugada do dia 8 de junho, no Brasil).

O que é o Programa Jogo Limpo, do Google?

A outra novidade é o Programa Jogo Limpo, criado pelo Google para financiar projetos que combatam a desinformação durante o período eleitoral. A big tech vai dar bolsas de até US $25.000 por projeto aprovado.

Além do investimento recebido, os projetos selecionados receberão três meses de orientação especializada – realizada por mentoras e mentores escolhidos criteriosamente pela equipe do International Center for Journalists (ICFJ) entre os melhores especialistas que integram a rede da organização.

Para participar da seleção, cada projeto inscrito deverá ser baseado em pelo menos uma das três categorias:

  • Produção de Conteúdo,
  • Desenvolvimento tecnológico
  • Alfabetização Midiática

Todos os projetos devem estar relacionados ao combate à desinformação eleitoral no Brasil. Também é necessário que tenham cunho jornalístico e demonstrem um forte senso de criatividade e inovação.

As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de maio, no site do ICFJ. Veja mais informações clicando aqui.

Veja mais alguns links recomendados por Andrea Fornes durante o Café com Aner:

Showcase/Destaques

https://news.google.com/intl/pt-BR_br/news-showcase/

Webinarios sobre ferramentas do Google

https://publishersonair.withgoogle.com/events/google-latam-search-webinar-portugues-espanol
https://publishersonair.withgoogle.com/events/latam-google-news-webinar-danny-sullivan

Perdeu o Café com Aner? Clique aqui para assistir a íntegra do bate-papo com Andrea Fornes no Canal da Aner no YouTube.

Quer ficar por dentro das notícias sobre a Aner, do mercado editorial e das novidades sobre tendências em jornalismo? Clique aqui e assine a Newsletter Aner.

Para acompanhar e participar dos fóruns internos de discussão sobre Logística, Jurídico, Tributário, Tecnologia e Inovação para empresas jornalísticas? Mande um e-mail para a Aner e torne-se sócio!

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.