Fundo de inovação do Acelerando Negócios Digitais: inscrições vão até 14/05

Fundo de inovação do Acelerando Negócios Digitais: inscrições vão até 14/05

5 de maio de 2023
Última atualização: 5 de maio de 2023
6min
card azul fundo de inovação do programa aecelerando negócios digitais ICFJ e Meta
Márcia Miranda

05 de maio de 2023

card azul convida para inscrições na fase de mentorias e fundo de inovação do programa acelerando negócios digitais

Prazo para inscrições para recebimento de mentorias exclusivas e fundo de inovação vai até 14 de maio. Arte: Rosy Gonzalez

Gostando das palestras do Acelerando Negócios Digitais? Então prepare-se para inscrever o seu projeto e se candidatar à mentoria exclusiva e ao fundo de inovação de até US$15 mil. O prazo de inscrições de projetos já está aberto e vai até o domingo, dia 14 de maio, para quem tiver participado de pelo menos 75% das aulas da primeira fase do projeto. Para que organizações de mídia se candidatem à mentoria e ao grant, também é necessário que os executivos da empresa tenham a mesma frequência de comparecimento (75%) às aulas.

O Acelerando Negócios Digitais é um programa do International Center for Journalists (ICFJ) com apoio da Meta e em parceria com associações de imprensa como a Aner, ANJ, Abert, Abraji, Ajor e ABMD.

Fundo de inovação deve ser utilizado para desenvolver projetos de mídia

O fundo de inovação, também chamado de grant, deve ser utilizado para o desenvolvimento de projetos que colaborem para a modernização do veículo ou de novas ideias de jornalistas independentes. Organizações de mídia poderão aplicar para receber até $15,000 dólares, enquanto os jornalistas independentes poderão aplicar para receber até $2,500 dólares.

“Na inscrição, é importante que os candidatos tenham certeza de que utilizaram o formulário correto para aplicar o projeto. Organizações que utilizarem o formulário de indivíduos não serão aprovadas, uma vez que as perguntas/exigências dos formulários são bastante diferentes”, alerta a gerente de programas do ICFJ, Thayane Guimarães. 

As organizações devem atender os seguintes requisitos para inscrição na “Fase de Mentoria” do programa:

  • Ser uma organização de mídia de qualquer tipo e porte (digital, impressa, rádio, TV etc.).
  • Se a organização for uma empresa nova (start-up, por exemplo), ela deve ter se constituído formalmente pelo menos 12 meses antes do momento da inscrição. No caso de ser outro tipo de organização de mídia (digital, impressa, rádio, TV), deverá ter se constituído formalmente pelo menos 24 meses antes.
  • Ter um público baseado no Brasil e operar principalmente do Brasil (damos preferência a inscrições de organizações que operam em áreas consideradas quase desertos de notícias (cidades com apenas uma ou duas publicações de notícias, segundo Atlas da Notícia/Projor*).
  • Gerar conteúdo jornalístico e atualizá-lo periodicamente.
  • Ser independente de partidos políticos e aspirar à independência econômica e editorial.
  • Ter a maior parte do conteúdo original em português.
  • Ser uma organização de notícias com ou sem fins lucrativos, com a maior parte do negócio localizado no Brasil.
  • Ter pelo menos 2 funcionários de tempo integral.

Empresas de mídia públicas ou estatais (nacional, estadual ou municipal), entidades governamentais, pertencente ou controlados pelo governo/estado ou financiada com fundos públicos poderão se inscrever na “Fase de Mentoria” para receber os 5 meses de mentoria com especialistas do setor e desenvolver um projeto. No entanto, não poderão receber o fundo de inovação.

Os indivíduos devem atender aos seguintes requisitos para se inscreverem para a “Fase de Mentoria” do programa:

  • Ser um jornalista ou estudante de jornalismo.
  • Ser contratado, colaborar ou ter colaborado com veículos de notícias listados no Atlas da Notícia.
  • Ser independente de partidos políticos.
  • Ter a maior parte do conteúdo original em português.
  • Ter participado de pelo menos 75% das sessões da “Fase de Treinamento” ou concluído o curso “Jornalismo independente: Como desenvolver projetos jornalísticos sustentáveis”, oferecido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
  • Apresentar um projeto para criar um novo veículo de mídia local independente ou aprimorar um veículo de mídia local independente que ainda não tenha sido formalizado.
  • Projetos em cidades caracterizadas como desertos de notícias e quase desertos de notícias terão preferência no momento da seleção dos beneficiários.

Assim como as instituições públicas, servidores públicos ou que atuem em empresas de mídia públicas ou estatais, entidades governamentais, pertencente ou controlados pelo governo/estado ou financiada com fundos público poderão se inscrever na “Fase de Mentoria” , mas não receberão fundo de inovação.

Outras informações importantes:

  1. Nesta fase, as organizações devem aplicar enquanto equipe. Ou seja, apenas uma pessoa da equipe irá preencher o formulário propondo o projeto.
  2. Organizações poderão aplicar mais de um projeto, mas o ICFJ concederá apenas um grant por organização.
  3. Uma mesma pessoa pode fazer parte da equipe de uma organização e também aplicar um projeto pessoal, de forma independente.

Mentoria serão exclusivas e vão durar cinco meses

Um comitê de júris nomeado pelo ICFJ fará a avaliação das inscrições para a “Fase de Mentoria”. O objetivo do fundo de inovação é fazer com que os candidatos, que já assistiram toda a primeira fase de palestras, desenvolvam ideias que possam inovar ou acelerar seus negócios digitais. Os selecionados serão orientados por especialistas do mercado com ampla experiência no desenvolvimento de produtos e estratégias digitais. Todo beneficiário de fundos deverá fornecer às Entidades Promotoras um relatório a posteriori sobre o impacto dos recursos ao fim dos 5 meses de mentoria.

Se você já está inscrito no Acelerando Negócios Digitais e participou de pelo menos 75% das aulas da primeira fase, clique aqui e candidate-se ao fundo de inovação.

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Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.