Revista Qualé completa 5 anos e lança livro sobre educação midiática pela Papo Editora

Revista Qualé completa 5 anos e lança livro sobre educação midiática pela Papo Editora

13 de fevereiro de 2025
Última atualização: 13 de fevereiro de 2025
4min
Equipe da Revista Qualé em mesa enfeitada com número cinco comemora 5 anos da Revista e da Papo Editora
Revista Qualé: 5 anos de jornalismo voltado para crianças. Imagem: Divulgação Revista Qualé
Márcia Miranda

A Revista Qualé, fundada em 2020, está completando 5 anos. Criada no ano da pandemia de Covid-19, a revista passou por diversos desafios para se firmar no mercado. Neste dia 20 de fevereiro, ela conquista mais uma etapa: está lançando o primeiro livro pela Papo Editora: “Crianças e Jovens Conectados: Educação Midiática na era da (des) informação”. O lançamento será na Livraria da Vila, Unidade Fradique Coutinho, em Vila Madalena.

“Criamos a revista e logo veio a pandemia. No início, isso foi um baque muito grande pra gente, mas depois, acabou se tornando uma grande oportunidade”, explica Maria Clara Cabral, uma das fundadoras da Qualé ao lado de Cinthia Behr. “Se não fosse a pandemia, não teríamos jamais tomado essa decisão de abrir o conteúdo, o que nos deu uma visibilidade muito especial e estratégica”.

Maria Clara Cabral e Cinthia Behr: à frente da Qualé. Imagem: Divulgação Revista Qualé

Escritório colorido, logo novo e convênio com prefeituras

Um ano depois, a Papo Editora inaugurava seu escritório multicolorido na Alameda Joaquim Eugenio de Lima, 680, próximo à Avenida Paulista. Em seguida, veio a reformulação do Logo, com processo de estudo de caso e storytelling, muito representativo para a empresa. Mas a virada de chave, segundo Maria Clara, foi a assinatura do convênio com a Prefeitura para que as revistas chegassem às mãos dos alunos da rede pública de ensino de São Paulo.

“Fizemos um contrato com a prefeitura de São Paulo para que todos os alunos da rede municipal recebessem uma edição da revista. Isso foi muito legal, deu visibilidade pra gente, trouxe muitas crianças, que são nosso público-alvo, pra perto e abriu portas para outras prefeituras, não só em são Paulo mas em outros estados”, conta.

Hoje a Revista Quale é distribuída em seis estados, incluindo os municípios de Campinas, Jales, em São Paulo; Petrópolis (RJ) e Campo Bom (RS).

“Estamos no terceiro ano de contrato com a Prefeitura de São Paulo e crescendo, graças a Deus! Espero que a gente alcance outras cidades, outros objetivos e que a gente consiga chegar mais perto do Brasil com essa missão de levar jornalismo de qualidade formando cidadão mais críticos e com o poder de argumentação”,  diz.

Associe-se à Aner! Clique aqui e saiba como.

Livro é uma aposta pela educação midiática

O livro “Crianças e Jovens Conectados: Educação Midiática na era da (des) informação” é o primeiro da Papo Editora. De autoria de Claudia Gabionetta e editado por Maria Clara, a obra nasceu do desejo de que crianças e jovens se informem mais sobre educação midiática e junto com família e escolas aprendam a desenvolver um olhar mais crítico e responsável diante dos conteúdos que circulam nas mídias.

“Não foi pensado, mas o timing – com a proibição dos celulares nas escolas- não poderia ser melhor, não é mesmo? Acreditamos que esse material pode contribuir com reflexões e diálogos sobre o tema!”, diz Maria Clara em uma postagem em seu LinkedIn.

O lançamento será no dia 20, na Livraria da Vila, da Rua Fradique Coutinho, em Vila Madalena. O livro também está à venda pelo site da Qualé,  

Serviço:

Lançamento do livro “Crianças e Jovens Conectados: Educação Midiática na Era da Desinformação”!
Data: 20 de fevereiro de 2025
Horário: 18h
Local: Livraria da Vila – Unidade Fradique Coutinho

R. Fradique Coutinho – Vila Madalena, São Paulo

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.