Facebook anuncia os projetos selecionados para o Programa de Apoio COVID-19 a Veículos de Notícias na América Latina
FACEBOOK – 30/06/2020
Claudia Gurfinkel, Diretora de Parcerias de Notícias do Facebook para a América Latina
O Facebook e o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, em inglês) anunciam os selecionados para o Programa de Apoio COVID-19 a Veículos de Notícias na América Latina. São 2 milhões de dólares destinados a organizações de notícias latino-americanas para apoiar e fortalecer sua cobertura sobre a pandemia, combater a desinformação, investir em tecnologia e ajudar jornalistas que relatam a crise.
Ao todo, 44 projetos de veículos de 12 países da região, receberão fundos que variam de US $10 mil a US $ 40 mil. Além disso, 18 destes veículos também terão a oportunidade de participar do Acelerador de Receitas de Leitores, um treinamento voltado para fortalecer seus negócios com receitas geradas pelos próprios leitores.
Os projetos são de veículos nacionais, nativos digitais e também veículos de comunidades. Os fundos os apoiará no desenvolvimento de novos formatos multimídia, investimentos em equipamentos e aprimoramento de produtos digitais para desenvolver modelos de negócios focado em receita de leitores. Em um momento em que as pessoas buscam informações de qualidade sobre a pandemia, o objetivo do programa é apoiar organizações de notícias da América Latina a investir em tecnologia, em conteúdos inovadores e em uma transformação digital de seus negócios de longo prazo.
Os 18 participantes do Acelerador de Receitas de Leitores participarão de um treinamento de 10 semanas, liderado por Tim Griggs, ex-executivo do New York Times, para explorar novos modelos de negócios e aumentar as receitas provenientes diretamente de leitores. Eles serão acompanhados por mentores que os guiarão durante esse processo e na execução de suas ideias.
Essa é uma das inúmeras iniciativas do Facebook em apoio às organizações de notícias na América Latina. Inscreva-se na newsletter do Projeto Facebook para Jornalismo para receber informações sobre treinamentos e novas oportunidades de programas.
Confira abaixo a lista completa dos selecionados:
Agência Pública – Brasil
Alma Preta – Brasil
Debate – México
Diario El Litoral – El Litoral Santa Fe – Argentina
Diario Trome (Empresa Editora El Comercio S.A.) – Peru
EL Tiempo Casa Editorial – Colômbia
El Espectador – Colômbia
El País S.A. – Uruguai
El Surtidor – Paraguai
El Universal Compañia Periodistica Nacional, S.A. de C.V. – México
Empresa Jornalística O Povo S/A – Brasil
Folha de S.Paulo – Brasil
Fundación El Churo – Wambra Medio Digital Comunitario – Equador
Gazeta do Povo – Brasil
Homosensual – México
La Gaceta – Argentina
La Nación, Costa Rica – Costa Rica
La Opinión – Colômbia
La República – Peru
La Tercera – Chile
La Verdad, Periodismo de Investigación SC – México
La Voz del Interior S.A – Argentina
Meganotícias – Chile
Metro Jornal S.A. – Brasil
NSC Total – Brasil
Nexo Jornal – Brasil
Nós, mulheres da periferia (We, women from outskirts) – Brasil
Pagina Siete, The Independent National Journal – Bolívia
Plumas Atómicas – México
Posta – Argentina
Prensa Libre – Guatemala
Página 12 – Argentina
Red/Acción – Argentina
Rede Gazeta – Brasil
Revista Cítrica-Cooperativa de Trabajo Ex Trabajadores de Crítica Ltda – Argentina
Revista Muy Waso – Bolívia
S.A. La Nacion – Argentina
S.A. O Estado de S. Paulo – Brasil
S/A Estado de Minas – Brasil
TV e Rádio Jornal do Commercio Ltda – Brasil
Telefe Bahía Blanca – Argentina
UOL – Brasil
Unión Editorialista S.A. de C.V. (El Informador) – México
Vía País – Argentina