Exclusivo FIPP World Media Congress 2023: conheça a AMCC, que promove setor de mídia na UE

Exclusivo FIPP World Media Congress 2023: conheça a AMCC, que promove setor de mídia na UE

9 de junho de 2023
Última atualização: 16 de agosto de 2023
7min
João AMCC e Regina Bucco em Cascais homem de cabelos e barba castanhos sorri ao lado de mulher branca de cabelo louro óculos escuros e batom vermelho sob o logotipo da FIPP Cacais evento internacional do setor de mídia
Márcia Miranda

09 de junho de 2023

João AMCC e Regina Bucco em Cascais homem de cabelos e barba castanhos sorri ao lado de mulher branca de cabelo louro óculos escuros e batom vermelho sob o logotipo da FIPP Cacais evento internacional do setor de mídia
Em entrevista exclusiva durante a FIPP World Media, João falou sobre os principais projetos da AMCC, que promove a modernização do setor de mídia de Portuga, Europa e União Europeia

Em Cascais, Portugal, para participar do FIPP World Media Congress 2023, a diretora executiva da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Regina Bucco segue fazendo contatos com os publishers e instituições de mídia internacionais. Um deles é João Moraes Palmeiro, presidente do Aveiro Media Competence Center (AMCC), uma plataforma de apoio e promoção ao setor de mídia da União Europeia (UE).

O objetivo a AMCC é colaborar com a implementação de projetos de transição digital dos veículos portugueses e de toda a União Europeia. A instituição foi criada há um ano, a partir de um contrato consórcio com a Universidade de Aveiro, o PCI – Parque de Ciência e Inovação da Região de Aveiro e a Associação Portuguesa de Imprensa (API). A instituição também conta com o apoio de várias entidades públicas e privadas, que contribuem com financiamento e know-how, como a União Europeia e o governo português, através do Ministério da Cultura – Secretaria de Estado do Cinema, Audiovisual e Media e do Ministério da Economia – Secretaria de Estado para a Transição Digital e da missão Portugal Digital, e do Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (Cenjor).

Nesta entrevista exclusiva, que pode ser vista em vídeo no nosso YouTube, João nos conta o trabalho para estimular a modernização de seus associados e a aproximação do setor de mídia com os governos de Portugal, Europa e União Europeia, assim como as empresas de tecnologia, Google, Meta e Microsoft.

Novas tecnologias, novos desafios

“Essa plataforma nasce pela necessidade que nós sabemos existir no mercado quer em Portugal, quer na Europa ou em âmbito Global. Mas aqui, o foco é essencialmente a Europa e Portugal a partir da Europa”, explica João. O presidente da AMCC conta que o site da instituição e um ponto de partida para conhecer todo o trabalho que está sendo desenvolvido, assim como conhecimentos práticos e teóricos, com participação de profissionais do setor público e privado.

Cursos de formação em português e inglês

“A plataforma também disponibiliza diferentes tipos de conhecimento, teórico e prático, como calls do setor público e do privado, com resumos para cada uma delas. Isso facilita o tempo de acesso. Temos ainda cursos de formação em português e inglês sobre atualização digital, disponíveis on demand. Eu diria que aí no Brasil seria muito interessante vocês acessarem esses cursos porque eles tiveram um sucesso ímpar aqui em Portugal”.

Aproximação com governos e instituições de pesquisa

“A indústria de mídia tem que desenvolver os seus processos os seus projetos, tem que se tornar cada vez mais independente, arranjar maneiras de fazer este processo de atualização digital, financiar tudo isso, criar culturas, investir em capacitação e tem que conseguir tempo e dinheiro para fazer isso de uma forma constante, porque nada disto agora para.  Hoje investimos em uma tecnologia e essa tecnologia, após um ano, tem novas funções que afetam a nossa capacidade de produzir de uma forma positiva. Portanto nós não podemos deixar de ter uma aproximação entre o setor público, que disponibiliza muitas linhas de financiamento, nem sempre bem aproveitadas ou bem percebidas pelo setor. Portanto, criamos uma área com explicação de toda a estrutura de linhas de financiamentos disponíveis.

Regulamentação do mercado

“Nós temos agora o desafio da regulamentação da inteligência artificial e aquilo que se que começar agora a regular vai ser essencial em relação ao que poderemos ou não fazer daqui pra frente. O impacto da inteligência artificial na forma como produzimos conteúdos de informação jornalística e no modelo de negócio, quer do ponto de vista de terceiros ou de custos, é grande.”

Relacionamento com as empresas de tecnologia

“São eles que desenvolvem a nível Global. Eu já faço transformação digital na área dos mídia a mais de 25 anos e sempre foi grande a dificuldade de se ter acesso às tecnologias e saber como nós utilizamos, como fazemos a implementação. Há muitas tecnologias ainda desconhecidas do setor de mídia, portanto estamos trabalhando para construir pontes entre os setores, de forma que possamos trabalhar em conjunto, principalmente com Google, Meta e Microsoft.

Inteligência Artificial

“Nós estamos no congresso FIPP World Media, aqui em Cascais e eu estive em um painel onde foi perguntado a um representante de alto nível do Google na Europa, qual seria o impacto da inteligência artificial para os mídia e a resposta dele é que hoje em dia: não sabemos. Estamos trabalhando para que seja o melhor para continuar a acrescentar valor. Mas estamos num estágio tão inicial da tecnologia que nós próprios não sabemos como evoluir. Portanto o que nós acreditamos no AMCC é que este é o momento de marcar uma posição. Vamos trabalhar todos em conjunto na Europa, indústria de mídia, tecnológica e pública e vamos desde já endereçar todas as necessidades de inteligência artificial para que não se repita as questões do passado, em que a mídia perdeu todo o controle sobre a capacidade de distribuir os seus conteúdos e de os monetizar. Isso ficou completamente na mão de outras indústrias porque não fomos atrás desse conhecimento, que é a base de tudo. A capacidade de diálogo é a segunda parte mais importante. E a terceira, e que é essencial para nós, que é não falar e apenas apontar o que os outros devem fazer.

Desertos de notícias

Há três estudos sobre deserto notícias: Brasil, Estados Unidos e agora dois em Portugal. Este segundo de Portugal já foi com a universidade de Aveiro e já estamos preparando mais uma edição com nosso apoio. Estamos tentando um estudo europeu, também. Portanto, temos diferentes temáticas, diferentes contextos de trending topics.

Clique aqui e veja a íntegra da entrevista exclusiva em nosso canal do YouTube

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Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.