Encontro com a Secom: revistas estão no plano de publicidade do Governo Federal
19 de maio de 2023
Rafael Soriano, presidente da Aner e Regina Bucco, diretora executiva da Associação participaram de um encontro promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) com a Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo Federal, em Brasília, na quinta-feira, 18 de maio. Durante o encontro, o secretário Paulo Pimenta fez considerações sobre o PL 2630/2020 – conhecido como PL das Fake News e falou sobre a inclusão das revistas no plano de comunicação do governo.
Do encontro, participaram executivos e representantes dos principais publishers de jornais, rádios e emissoras de televisão. Também estiveram na reunião a diretora e representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Marlova Jovchelovitch Noleto, e a presidente-executiva do Instituto Palavra Aberta, Patricia Blanco.
“Agradecendo o convite da ANJ, foi muito importante a Aner estar presente nesse encontro com o Ministro e escutar dele que o Governo tem as revistas no seu plano de investimentos de publicidade”, afirmou Rafael Soriano.
Defesa do PL das Fake News
Em seu discurso, Paulo Pimenta defendeu a aprovação do PL 2630/2020 – conhecido como PL das Fake News –, que tramita no Congresso Nacional. O secretário defendeu o jornalismo profissional independente e da remuneração, por parte das grandes empresas digitais, pelo conteúdo jornalístico que reproduzem em suas plataformas.
“Acho que a Secom está retomando seu papel democrático de atender o jornalismo regional e projetos que olhem para as comunidades que têm uma grande diversificação pelo Brasil”, avaliou Regina Bucco.
O discurso de Paulo Pimenta também destacou a reinclusão dos jornais e revistas no plano de investimentos de publicidade do Governo Federal. Ele informou que uma das primeiras medidas de sua gestão foi reduzir os gastos com leilões digitais, que dificultavam o controle sobre onde a publicidade oficial estava sendo veiculada. O objetivo agora, segundo ele, é “promover uma comunicação que observa as questões locais, regionais e de diversidade”.
O presidente-executivo da ANJ, Marcelo Rech, também defendeu a aprovação, no Congresso, do projeto 2630/2020 e da remuneração de conteúdo jornalístico, que pode ser votada por meio de outro projeto de lei, o de número 2370/2019. Segundo ele, a melhor forma de combater a desinformação e a retórica de ódio na internet é valorizando o jornalismo profissional.
Participe e atualize-se!
Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.
Clique aqui para saber como se associar
Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado, como o Insper e a ComSchool.
Acompanhe nossas redes sociais para ficar em dia com as novidades e assine a nossa newsletter. Clique aqui e saiba como.
Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.
*Com informações da ANJ