Customer Lifetime Value (CLV) atrai quase 400 pessoas à palestra do Acelerando Negócios Digitais
10 de abril de 2023
Quase 400 pessoas participaram do último encontro do Acelerando Negócios Digitais com Aner e ANJ sobre Customer Lifetime Value (CLV). O programa do International Center for Journalists (ICFJ) tem o apoio da Meta e parceria com associações de imprensa brasileiras, como a Aner e a Associação Nacional de Jornais (ANJ).
O encontro recebeu o especialista em gerenciamento de investimentos, coaching e suporte para editores de notícia David Grant, que foi apresentado pela gerente de programad do ICFJ Alison Grausam.
Após trabalhar no Monitors Pass e de ser repórter do Congresso dos Estados Unidos, David Grant atualmente trabalha com a equipe da Blue Engine.
“É realmente incrível ver quase 400 pessoas em um Zoom para falar sobre um conceito muito específico, mas muito útil para o trabalho”, afirmou David pouco antes de começar a palestra sobre Customer Lifetime Value (CLV).
O que é CLV?
O Customer Lifetime Value (CLV) ou valor do ciclo de vida do cliente quantifica o quanto de valor um espectador ou leitor (seja ele pago ou gratuito) traz para a empresa. Como jornalista, o CLV pode ser útil para saber qual o valor da sua produção jornalística, para a empresa, como um negócio, e qual o valor trazido pela comunidade engajada ao seu grupo.
Ele também ajuda a:
– Comparar a performance das ofertas de assinaturas, canais de marketing e mudanças de preços dos produtos.
– Entender a qualidade do engajamento.
– Ver o valor e saber se diferentes canais estão sendo lucrativos.
– Mostrar o impacto da produção jornalística.
Como usar o CLV?
O CLV pode ser usado para comunicar o impacto do trabalho, para justificar o investimento em um determinado projeto de comunicação e para determinar o quanto você está disposto a pagar (investir) para conseguir a audiência do seu público.
Durante a conversa, David ensinou como calcular o CLV e deu orientações sobre como incluir os custos envolvidos na produção do produto, utilizando o número de assinantes, a receita média, a porcentagem de assinantes que permanecem por 12, 24 ou 36 meses e levando em conta também a taxa de retenção de assinantes.
Esse modelo de cálculo pode ser utilizado também quando as pessoas têm outros tipos de produtos, como assinaturas de newsletters. O importante é olhar, no decorrer dos anos, quantas pessoas se tornaram pagantes ou assinantes, o quanto clicaram nos link para verem anúncios e o quanto se mantiveram fiéis ao produto.
Guilherme Ravache falará nesta terça, 11 de abril, sobre retenção de público
Amanhã o tema do encontro das 15h pelo Zoom é Retenção de público, com o consultor digital, colunista e palestrante Guilherme Ravache.
Ravache ajuda marcas na transição para o digital, cria estratégias de entrada no mercado para reestruturar negócios e reparar ações, obter mais receita e ser destaque no ambiente online. Regularmente, publica artigos sobre inovação e mídia na MIT Technology Review Brasil, Notícias da TV, Jornal do Comercio (JC) e TV Cultura.
O Programa Acelerando Negócios Digitais é aberto apenas aos jornalistas e publishers que se inscreveram para participação nas palestras. Os links ara os próximos encontros serão distribuídos pelo email cadastrado no ICFJ.
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Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.