Customer Lifetime Value (CLV) atrai quase 400 pessoas à palestra do Acelerando Negócios Digitais

Customer Lifetime Value (CLV) atrai quase 400 pessoas à palestra do Acelerando Negócios Digitais

10 de abril de 2023
Última atualização: 17 de agosto de 2023
5min
Márcia Miranda

10 de abril de 2023

Card de fundo azul anuncia a palestra de Guilherme Ravache sobre Retenção de público, após a palestra sobre Customer Lifetime Value (CLV) apresentada no Acelerando Negócios Digitais
Guilherme Ravache será o próximo palestrante convidado para falar sobre Retenção de Público. Imagem: Arte Rosy Gonzalez

Quase 400 pessoas participaram do último encontro do Acelerando Negócios Digitais com Aner e ANJ sobre Customer Lifetime Value (CLV). O programa do International Center for Journalists (ICFJ) tem o apoio da Meta e parceria com associações de imprensa brasileiras, como a Aner e a Associação Nacional de Jornais (ANJ).

O encontro recebeu o especialista em gerenciamento de investimentos, coaching e suporte para editores de notícia David Grant, que foi apresentado pela gerente de programad do ICFJ Alison Grausam.

Após trabalhar no Monitors Pass e de ser repórter do Congresso dos Estados Unidos, David Grant atualmente trabalha com a equipe da Blue Engine.

David Grant falou sobre CLV

“É realmente incrível ver quase 400 pessoas em um Zoom para falar sobre um conceito muito específico, mas muito útil para o trabalho”, afirmou David pouco antes de começar a palestra sobre Customer Lifetime Value (CLV).

O que é CLV?

O Customer Lifetime Value (CLV) ou valor do ciclo de vida do cliente quantifica o quanto de valor um espectador ou leitor (seja ele pago ou gratuito) traz para a empresa. Como jornalista, o CLV pode ser útil para saber qual o valor da sua produção jornalística, para a empresa, como um negócio, e qual o valor trazido pela comunidade engajada ao seu grupo.

Ele também ajuda a:

– Comparar a performance das ofertas de assinaturas, canais de marketing e mudanças de preços dos produtos.

– Entender a qualidade do engajamento.

– Ver o valor e saber se diferentes canais estão sendo lucrativos.

– Mostrar o impacto da produção jornalística.

Como usar o CLV?

O CLV pode ser usado para comunicar o impacto do trabalho, para justificar o investimento em um determinado projeto de comunicação e para determinar o quanto você está disposto a pagar (investir) para conseguir a audiência do seu público.

Durante a conversa, David ensinou como calcular o CLV e deu orientações sobre como incluir os custos envolvidos na produção do produto, utilizando o número de assinantes, a receita média, a porcentagem de assinantes que permanecem por 12, 24 ou 36 meses e levando em conta também a taxa de retenção de assinantes.

Esse modelo de cálculo pode ser utilizado também quando as pessoas têm outros tipos de produtos, como assinaturas de newsletters. O importante é olhar, no decorrer dos anos, quantas pessoas se tornaram pagantes ou assinantes, o quanto clicaram nos link para verem anúncios e o quanto se mantiveram fiéis ao produto.

Guilherme Ravache falará nesta terça, 11 de abril, sobre retenção de público

Amanhã o tema do encontro das 15h pelo Zoom é Retenção de público, com o consultor digital, colunista e palestrante Guilherme Ravache.

Ravache ajuda marcas na transição para o digital, cria estratégias de entrada no mercado para reestruturar negócios e reparar ações, obter mais receita e ser destaque no ambiente online. Regularmente, publica artigos sobre inovação e mídia na MIT Technology Review Brasil, Notícias da TV, Jornal do Comercio (JC) e TV Cultura.

O Programa Acelerando Negócios Digitais é aberto apenas aos jornalistas e publishers que se inscreveram para participação nas palestras. Os links ara os próximos encontros serão distribuídos pelo email cadastrado no ICFJ.

Participe e atualize-se!

Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.

Clique aqui para saber como se associar

Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado, como o Insper e a ComSchool.

Acompanhe nossas redes sociais para ficar em dia com as novidades e assine a nossa newsletter. Clique aqui e saiba como.

Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.