Cultura de dados: o importante é implementar em toda a empresa

Cultura de dados: o importante é implementar em toda a empresa

28 de abril de 2023
Última atualização: 16 de agosto de 2023
0min
Homem moreno de barba grisalha e cabelo castanho Silvio Dias aparece em paisagem de cidade e fala sobre Dados
Márcia Miranda

28 de abril de 2023

Homem moreno de barba grisalha e cabelo castanho Silvio Dias aparece em paisagem de cidade e fala sobre Dados
Silvio Dias deu dicas sobre ferramentas e métricas de dados e explicou o quanto a cultura Data Driven é importante para as empresas. Foto: Divulgação ICFJ

Na sétima palestra do Programa Acelerando Negócios Digitais, Silvio Dias falou sobre o uso do big data para nortear as decisões estratégicas das empresas. O especialista em dados falou sobre os conceitos básicos da Tomada de decisões baseadas em dados, tema da palestra, e explicou que mais importante que ter e conhecer ferramentas é fazer a cultura de dados ser implementada em toda a equipe. Ele também sugeriu ferramentas e falou sobre algumas estratégias de medição direcionadas a diferentes meios, destacando a importância dos dados para indicar de onde vem o usuário e leitor do conteúdo.

O Acelerando Negócios Digitais é realizado pelo International Center of Journalists (ICFJ) com o apoio da Meta e parceria com diversas associações de imprensa do Brasil, como a Aner e ANJ.

Silvio falou sobre a evolução da tecnologia e dados, a cultura Data Driven e a sua aplicação no marketing e explicou a relação entre as métricas e os desafios da produção de conteúdo.

“Através dos dados é possível ter maior entendimento sobre satisfação do consumidor e perceber nuances de mudanças no comportamento que podem ajudar no planejamento de outros produtos”, afirmou.

Veja alguns conceitos abordados durante a palestra

Big Data – Conceito que significa armazenamento de grandes massas de dados. E a quantidade aumenta diariamente, graças à internet e aos recursos de tecnologia.

Data Driven – A cultura Data Driven é o processo de democratização dos dados entre as diversas partes da empresa, incluindo as áreas de negócios, para que todos consigam entender e utilizar as informações. Representa um modo de pensar e agir utilizando a imensa quantidade de dados gerados pela interação cada vez mais próxima entre o consumidor e as empresas. Todas as áreas da empresa precisam usar os dados coletados para decidir como atuar.

Análise qualificada – Para que os dados sejam devidamente interpretados, as empresas devem contar com profissionais que  consigam interpretá-los e direcioná-los aos decisores no tempo certo.

Growth Marketing – Práticas inovadoras e testes que promovem a experimentação como forma de avaliar se o produto é ou não rentável para a empresa e agradável ao público.

Conteúdo e produtos certos para as pessoas certas

Silvio explicou como Cultura Data Driven permite aos produtores de conteúdo criar e enviar seus produtos para as audiências com maior potencial de interação e predileção por aquele material.

“A gente parte da clusterização, que é o agrupamento de pessoas com perfis parecidos, para a hiperpersonalização, o que toda empresa hoje tem como alvo: interagir diferentemente um a um, ao invés de fazer as interações com grupos de clientes”, explica.

Outro efeito positivo da utilização de dados é a possibilidade de racionalização dos recursos, através da tomada de decisão sobre quais produtos devem ser descontinuados e em quais a empresa deve investir e dedicar mais tempo para aprimoramento.

Próxima palestra será sobre modelos de receita

A série de palestras do Acelerando segue adiante com a palestra de Jan Schaffer no dia 2 de maio, às 15h. Vencedora do Prêmio Pulitzer, ela escolheu o tema “Desenvolvendo modelos de receita inovadores”.

Diretora Executiva do J-Lab: The Institute for Interactive Journalism, Jan é jornalista premiada, empresária de mídia, educadora, líder de pensamento no jornalismo contemporâneo e no cenário de notícias em evolução. Fundou e liderou iniciativas pioneiras de jornalismo sem fins lucrativos. Arrecadou e administrou mais de US$ 20 milhões em doações. Autora, editora, repórter, editora web, palestrante e consultora, ela é especialista em mídia digital e modelos emergentes de jornalismo.

Fique atento à sua agenda para não perder este, que é o penúltimo encontro de especialistas do programa.

Participe e atualize-se!

Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.

Clique aqui para saber como se associar

Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado, como o Insper e a ComSchool.

Acompanhe nossas redes sociais para ficar em dia com as novidades e assine a nossa newsletter. Clique aqui e saiba como.

Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.