Cultura de dados: o importante é implementar em toda a empresa
28 de abril de 2023
Na sétima palestra do Programa Acelerando Negócios Digitais, Silvio Dias falou sobre o uso do big data para nortear as decisões estratégicas das empresas. O especialista em dados falou sobre os conceitos básicos da Tomada de decisões baseadas em dados, tema da palestra, e explicou que mais importante que ter e conhecer ferramentas é fazer a cultura de dados ser implementada em toda a equipe. Ele também sugeriu ferramentas e falou sobre algumas estratégias de medição direcionadas a diferentes meios, destacando a importância dos dados para indicar de onde vem o usuário e leitor do conteúdo.
O Acelerando Negócios Digitais é realizado pelo International Center of Journalists (ICFJ) com o apoio da Meta e parceria com diversas associações de imprensa do Brasil, como a Aner e ANJ.
Silvio falou sobre a evolução da tecnologia e dados, a cultura Data Driven e a sua aplicação no marketing e explicou a relação entre as métricas e os desafios da produção de conteúdo.
“Através dos dados é possível ter maior entendimento sobre satisfação do consumidor e perceber nuances de mudanças no comportamento que podem ajudar no planejamento de outros produtos”, afirmou.
Veja alguns conceitos abordados durante a palestra
Big Data – Conceito que significa armazenamento de grandes massas de dados. E a quantidade aumenta diariamente, graças à internet e aos recursos de tecnologia.
Data Driven – A cultura Data Driven é o processo de democratização dos dados entre as diversas partes da empresa, incluindo as áreas de negócios, para que todos consigam entender e utilizar as informações. Representa um modo de pensar e agir utilizando a imensa quantidade de dados gerados pela interação cada vez mais próxima entre o consumidor e as empresas. Todas as áreas da empresa precisam usar os dados coletados para decidir como atuar.
Análise qualificada – Para que os dados sejam devidamente interpretados, as empresas devem contar com profissionais que consigam interpretá-los e direcioná-los aos decisores no tempo certo.
Growth Marketing – Práticas inovadoras e testes que promovem a experimentação como forma de avaliar se o produto é ou não rentável para a empresa e agradável ao público.
Conteúdo e produtos certos para as pessoas certas
Silvio explicou como Cultura Data Driven permite aos produtores de conteúdo criar e enviar seus produtos para as audiências com maior potencial de interação e predileção por aquele material.
“A gente parte da clusterização, que é o agrupamento de pessoas com perfis parecidos, para a hiperpersonalização, o que toda empresa hoje tem como alvo: interagir diferentemente um a um, ao invés de fazer as interações com grupos de clientes”, explica.
Outro efeito positivo da utilização de dados é a possibilidade de racionalização dos recursos, através da tomada de decisão sobre quais produtos devem ser descontinuados e em quais a empresa deve investir e dedicar mais tempo para aprimoramento.
Próxima palestra será sobre modelos de receita
A série de palestras do Acelerando segue adiante com a palestra de Jan Schaffer no dia 2 de maio, às 15h. Vencedora do Prêmio Pulitzer, ela escolheu o tema “Desenvolvendo modelos de receita inovadores”.
Diretora Executiva do J-Lab: The Institute for Interactive Journalism, Jan é jornalista premiada, empresária de mídia, educadora, líder de pensamento no jornalismo contemporâneo e no cenário de notícias em evolução. Fundou e liderou iniciativas pioneiras de jornalismo sem fins lucrativos. Arrecadou e administrou mais de US$ 20 milhões em doações. Autora, editora, repórter, editora web, palestrante e consultora, ela é especialista em mídia digital e modelos emergentes de jornalismo.
Fique atento à sua agenda para não perder este, que é o penúltimo encontro de especialistas do programa.
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Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.