Como você usa os dados para chegar à ação?

Como você usa os dados para chegar à ação?

1 de setembro de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
3min
Márcia Miranda

1 de setembro de 2021

Dados recolhidos pela internet tem sido cada vez mais destacados como mapas da mina para os publishers. Mas a variedade e quantidade de opções causa problemas na hora de escolher e aplicar as informações coletadas nas empresas. Artigo publicado pela WINP mostra como separar os dados que realmente importam na hora da ação. e você? Como usa os dados para chegar à definição de ações estratégicas?

Determine quais métricas são importantes para o seu negócio

O risco com grandes quantidades de dados não estruturados é que as pessoas vejam o que querem ver neles. Se você não direcionar os números em uma determinada direção, será difícil tirar conclusões inequívocas. Portanto, primeiro defina quais números são realmente importantes. Qual é a sua missão e visão e quais conquistas contribuem para elas? Todos os funcionários que produzem conteúdo tem conhecimento sobre o que realmente importa para a empresa?

Escolha bem as ferramentas

Nem todas as ferramentas de análise retornarão as métricas escolhidas. Não se prenda à ferramenta que você tem.  Verifique se os dados disponíveis são realmente úteis. Tomar decisões com base em dados errados ou incompletos é pior do que tomá-las sem dados. Se necessário, troque a ferramenta. O trabalho valerá a pena.

Tenha certeza de que está entregando os dados certos para as pessoas certas

Cada área de sua organização têm necessidades e objetivos diferentes. Um editor-chefe quer crescimento e lucros, mas um gerente de mídia social precisa construir uma base de seguidores. Então, você precisa de um sistema que entenda e possa responder às necessidades de todas as funções diferentes em sua organização. Converse com todos os setores e entenda o que eles precisam. Decidir sem esse referencial, achando que sabe o que os outros precisam, só vai trazer mais números inúteis ao negócio. Organize os dados e certifique-se de que as pessoas certas tenham acesso aos dados certos.

Planeje as atividades

Postar nas redes sem estratégia é perder tempo e trabalho.  Estude os horários em que o seu público está disponível para consumir seu conteúdo? E considere que com a enorme quantidade de informação jogada na internet e na mídia diariamente, as pessoas têm limites para consumir. Conheça e entenda seu público.

Experimente automatizar alguns processos

A partir dos estudos de público, crie fluxos de trabalho que definam qual ação deve seguir em cada momento. Inteligência Artificial pode ser uma forma de poupar  as redações, que estão sobrecarregadas e cansadas. Automatizar tarefas dará mais tempo disponível para trabalhar nas peças que realmente tenham que ser realizadas por humanos.

Crie relatórios que sejam efetivamente relevantes

Crie relatórios especializados e dedicados com foco nas métricas que importam. Garanta que as pessoas só vejam o que é importante para elas e não se percam com informações com as quais não precisam se preocupar. Escolha as melhores ações de uma semana e utilize-as como estratégia para a semana seguinte.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.