Como a liderança de Bob Iger tornou a Disney um império de US$ 260 bilhões

Como a liderança de Bob Iger tornou a Disney um império de US$ 260 bilhões

6 de dezembro de 2019
Última atualização: 6 de dezembro de 2019
Helio Gama Neto

ÉPOCA NEGÓCIOS – 05/12/2019

Desde que o executivo Bob Iger assumiu o cargo de presidente e CEO da The Walt Disney Company, em 2005, as ações da empresa subiram 335%. A era Disney nos anos 2000 foi marcada por grandes aquisições, como a Pixar em 2006, a Marvel em 2009 e o grupo americano de mídia 21st Century Fox ainda este ano. Conheça o estilo de liderança de Bob Iger e saiba como ele se tornou um dos executivos mais admirados da atualidade.

Transformação

Quem olha para a gigante de entretenimento hoje, em seu auge, não imagina que nem sempre foi assim. Quando Iger assumiu o comando da Disney, quase 15 anos atrás, a companhia estava em situação difícil.

Durante 5 anos, a empresa passou por tentativas de aquisições fracassadas, acionistas insatisfeitos e conflitos internos entre os membros do conselho. Além de consertar os relacionamentos com as outros chefes da companhia, uma das primeiras tarefas de Iger foi equilibrar a essência tradicional da Disney e, ao mesmo tempo, modernizá-la.

Disciplina pessoal

Uma forte característica de Bob Iger é sua disciplina. O CEO acorda às quatro e quinze da manhã e treina todos os dias. Iger começou sua carreira como meteorologista, antes de passar por mais de 20 cargos diferentes na empresa americana ABC Television. Lá, foi presidente de entretenimento e chegou a presidente. Em 1996, Iger entrou para a equipe de gerenciamento sênior da Disney e, menos de dez anos depois, tornou-se CEO.

Embora estivesse familiarizado com o universo da Disney, o executivo não teve medo de explorar as possibilidades que a empresa, de quase meio século ainda, não havia desenvolvido. Incentivou que potências criativas, como a Pixar, trouxessem novas ideias. Ao mesmo tempo, tentou manter os aspectos da cultura interna da Disney que tornaram a empresa especial para seus clientes e colaboradores.

“Você não pode permitir que a tradição atrapalhe a inovação”, disse Iger ao site da Harvard Business Review. “É necessário respeitar o passado, mas é um erro reverenciar o passado.”

O papel de um CEO

Bob Iger considera que o fracasso deve ser mantido em perspectiva tanto quanto o sucesso. Para ele, um líder também deve ser otimista, independente das circunstâncias. Em seu livro, lançado neste ano, ele aponta qualidades como coragem, foco, determinação, curiosidade, justiça e consideração como essenciais para uma liderança eficaz.

Confira algumas das principais realizações de Iger à frente da Disney:

1. Ele queria investir nas melhores produtoras de conteúdo do setor, como a Pixar, a Lucasfilm e a Marvel, entre outros. No fim, fez a divisão de filmes da companhia bater recordes de bilheteria.

2. Iger queria usar a tecnologia de novas maneiras. Assim nasceu, em novembro deste ano a Disney+, canal de streaming da companhia, que alcançou mais de 10 milhões de assinantes em apenas um dia após o lançamento.

3. O executivo estabeleceu como objetivo aumentar a presença global da Disney. Em 2016, a empresa inaugurou seu primeiro parque temático na China.

De acordo com a Business Insider, Bob Iger planeja renunciar ao cargo de presidente e CEO da Disney em 2021. A estratégia de liderança será um de seus principais legados.


Warning: Undefined array key "" in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 223

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 223
Helio Gama Neto